06/10/2010
Nayde Solange Garcia Fonseca
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | História | Organização histórica e temporal |
Os objetivos principais a serem alcançados com alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, com estas aulas são:
O/a professor/a deverá abordar com os alunos:
Atividade 1 – QUAL O SEU NOME?
1 Momento – O/a professor/a poderá iniciar o tema como os alunos fazendo um levantamento prévio:
Após a discussão, o/a professor/a solicitará como tarefa a ser realizada em casa, que as crianças converse com seus pais e descubra:
E solicitar que tragam uma cópia da certidão de nascimento.
2 Momento – A partir da pesquisa realizada em casa, os alunos irão conhecer a história do nome e poder narrar para os colegas da turma. O/a professor/a deverá conversar com os alunos sobre a importância social do nome, verificando quais alunos já reconhecem e ou sabem escrever o nome.
Para tanto, deverá solicitar que cada criança escreva seu nome no crachá, ao lado do nome a criança deverá fazer o seu autorretrato.
Sugestão de Material: cartolina, lápis, hidrocor, borracha, lápis de cor, giz de cera.
fonte: http://marahoje.zip.net/arch2007-01-28_2007-02-03.html
Atividade 2 - História do nome
1 momento - Com os alunos acomodados de preferência em círculo, o/a professor/a deverá iniciar o trabalho apresentando a história do seu nome, dizendo quem escolheu, e qual o seu significado. Em seguida, cada aluno deverá narrar à história do seu nome.
Depois o/a professor/a deverá solicitar aos alunos a escrita de um pequeno texto sobre a história do nome, sugerindo alguns títulos:
Após a escrita das histórias, o/a professor/a e os alunos deverão organizar um mural com as histórias dos nomes.
2 momento – O/a professor/a deverá trazer alguns poemas sobre o nome próprio e ler para os alunos:
As Meninas - Cecília Meireles.
Arabela Abria a janela.
Carolina erguia a cortina.
E Maria olhava e sorria:
"Bom dia!"
Arabela foi sempre a mais bela.
Carolina, a mais sábia menina.
E Maria apenas sorria:
"Bom dia!
Pensaremos em cada menina que vivia naquela janela;
uma que se chamava Arabela,
outra que se chamou Carolina.
Mas a nossa profunda saudade é Maria, Maria, Maria,
que dizia com voz de amizade:
"Bom dia!"
3 momento - E a partir desta poesia, solicitar que os alunos a criem versos e rimas com seus nomes, é papel do/a professor/a desafiá-los a pensarem e verbalizarem nomes, palavras que rimem com seu nome e depois organizarem uma folha para cada criança, a qual, deverão colocar a rima com o seu nome e ilustrar a página,.
4 momento - Ao final deverão tirar cópias das produções e organizarem um caderno de poesias, elaborando um titulo, sumário e enumerando as páginas. Depois um caderno deverá ficar na estante de livros da sala e o outro na biblioteca da escola.
Atividade 3 - Reconhecimento da escrita do nome.
1 momento – O/a professor/a deverá criar várias estratégias para envolver os alunos na atividade de identificação dos nomes. Vejamos os exemplos:
Atividade 04 - Compreensão da importância da certidão de nascimento e carteira de identidade.
1 momento – O/a professor/a deverá conversar com os alunos sobre o que significa ser cidadão, cidadã. Perguntando aos alunos se eles sabem quais são os seus direitos e deveres:
O/a professor/a deverá desafiar os alunos a pensarem e verbalizarem os problemas que enfrentam uma pessoa sem documentos.
2 momento – O/a professor/a deverá ler e analisar com as crianças uma certidão de nascimento e uma identidade, fazendo perguntas do tipo:
O/a professor/a deverá ler e observar com os alunos uma carteira de identidade e discutir por que é importante ter e andar com a identidade. Reconhecendo a pessoa através da foto, identificar pelo nome da pessoa, saber quem são seus pais, a data de nascimento, a cidade e o estado em que a pessoa nasceu (naturalidade), o número do Registro Geral (RG), compreender a importância da impressão da digital do dedo. Observarem onde está a assinatura e conversem sobre a diferença entre assinar, escrever e rubricar o nome.
Atividade 5 - O/a professor/a poderá exibir um video que fala sobre a história de vida de um individuo. Para tanto, os alunos deverão prestar a atenção na história, para que depois façam uma entrevista com pais, para que os mesmos contem sua história de vida na sala.
http://www.youtube.com/watch?v=kzO26PAyQyE
O/a professor/a poderá orientar os questionamentos:
Livros:
Biba, Pedro e Zeca - Flávio de Souza
Os/as alunos/as serão avaliados se:
Cinco estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
17/02/2013
Cinco estrelasExcelente material de todos os que encntrei esse é o mais rico e apropriado a faixa etária de meus alunos
06/03/2012
Cinco estrelasgostei muitoooo! Ajudou bastante nos meus planejamentos. Obrigada.