01/12/2010
Eliana Dias
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Análise linguística |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: modos de organização dos discursos |
ATIVIDADE 1
O professor deverá preparar previamente o ambiente para a realização das atividades propostas. Para isso, ele distribuirá na sala (em cartazes ou varal) dezenas de cópias de poemas de Mário Quintana. Os alunos deverão entrar na sala, em silêncio, e terão meia hora para ler os poemas, sem conversar com o colega. Durante esse tempo de leitura, o professor poderá colocar uma música ambiente para criar um clima ainda maior de silêncio entre os alunos.
Sugestões de poemas:
BILHETE
Se tu me amas, ama-me baixinho
Não o grites de cima dos telhados
Deixa em paz os passarinhos
Deixa em paz a mim!
Se me queres,
enfim,
tem de ser bem devagarinho, Amada,
que a vida é breve, e o amor mais breve ainda...
http://www.casadobruxo.com.br/poesia/m/bilhete.htm
DA OBSERVAÇÃO
Não te irrites, por mais que te fizerem...
Estuda, a frio, o coração alheio.
Farás, assim, do mal que eles te querem,
Teu mais amável e sutil recreio...
http://muitaprosa.blogspot.com/2006/11/da-observao-mrio-quintana.html
DOS MUNDOS
Deus criou este mundo. O homem, todavia,
Entrou a desconfiar, cogitabundo...
Decerto não gostou lá muito do que via...
E foi logo inventando o outro mundo.
http://pensador.uol.com.br/frase/MTYwODk/
Em seguida, o professor selecionará um dos poemas e, juntamente com os alunos, fará uma análise dele. Poderá ser analisado:
Professor, você encontrará dezenas de poemas de Mário Quintana no endereço http://www.fabiorocha.com.br/mario.htm
Depois do tempo destinado à leitura dos poemas, o professor solicitará aos alunos que façam um círculo na sala de aula. O professor pedirá aos alunos que (individualmente) escolham um dos poemas para declamá-lo. Não é necessário que todos os alunos declamem. A atividade poderá ter variação de tempo de acordo com a participação dos alunos.
Para finalizar a atividade, o professor apresentará aos alunos um vídeo animado do "Poeminha do Contra", de Mário Quintana, disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=k2nwIPdyIXw&NR=1
ATIVIDADE 2
Para iniciar esta atividade, o professor entregará aos alunos xerox de uma "loteria" (ver sugestão abaixo) sobre a vida e obra de Mário Quintana. Eles deverão marcar V ou F para as afirmativas apresentadas na loteria por suposição. A leitura das afirmativas da loteria fará com que os alunos atentem-se para as informações mais importantes do texto que lerão em em seguida. Feito isso, o professor levará os alunos ao laboratório de informática. Lá eles deverão acessar a página http://www.releituras.com/mquintana_bio.asp e, em duplas, verificar o resultado da loteria. Eles deverão fazer a correção das afirmativas falsas, transformando-as em verdadeiras. O professor então fará a correção com toda a turma. Ao final da atividade, os alunos saberão um pouco mais da vida e obra de Mário Quintana.
Modelo da Loteria
|
VERDADEIRO |
FALSO |
Mário Quintana é gaúcho. |
|
|
Seu pai era farmacêutico. |
|
|
Seus primeiros trabalhos foram produzidos no Jornal Correio do Sul. |
|
|
Mário Quintana traduziu diversas obras. |
|
|
Cecília Meireles encomendou-lhe um livro. |
|
|
Mário Quintana ocupou uma cadeira na Academia Brasileira de Letras. |
|
|
Em 1981, participa da Jornada de Literatura da PUC. |
|
|
Em 1984 lança o livro Nariz de Vidro. |
|
|
Mário Quintana faleceu em 1994. |
|
|
Depois de os alunos verificarem as respostas individualmente, o professor poderá fazer a correção oral e verificar quem acertou mais.
ATIVIDADE 3
Para iniciar a atividade, o professor deverá apresentar aos alunos um vídeo sobre Mário Quintana para sensibilizá-los em relação à poesia. Ver vídeo em:
http://www.youtube.com/watch?v=rTBgJvsg89g&feature=related
Feito isso, o professor deverá dividir a sala em 5 grupos. Cada grupo ficará responsável por apresentar um poema de Mário Quintana para toda a turma. Eles deverão seguir os seguintes itens:
O professor poderá agendar com os alunos uma aula para que mostrem a ele o que foi preparado. Dessa maneira o professor poderá auxiliá-los nas possíveis dúvidas e orientá-los para fazerem uma boa apresentação oral.
http://www.youtube.com/watch?v=leT86r3klvY&feature=related
Professor, no site acima você encontrará a reportagem sobre Mário Quintana exibida no Jornal Nacional no dia da morte do poeta.
Se necessário, apresente-a a seus alunos.
Os alunos serão avaliados de acordo com a participação e interesse durante o desenvolvimento das atividades. É importante que todos participem efetivamente das atividades em grupo e que, na análise do poema, sigam as orientações propostas e saibam analisá-lo de acordo com a temática e estrutura.
Quatro estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
23/05/2013
Quatro estrelasSou absolutamente louca pelo Mario Quintana.a aula mostra muito claro quem é ele com muita generosidade justamente como mostrava ao escrever. Aula deliciosa para qualquer um que precise gostar de poemas. O Mario é um belo início.