Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Literatura: vida, obra e poemas de Mário Quintana

 

01/12/2010

Autor e Coautor(es)
Daniela Braga de Paula
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Interpretar e compreender informações a respeito da vida e obra de Mário Quintana;
  • compreender  poemas de Mário Quintana;
  • analisar poemas de Mário Quintana;
  • analisar um poema e apresentá-lo aos colegas.
Duração das atividades
03 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Estrutura de um poema: versos, estrofes, rimas;
  • conhecimento de figuras de linguagem;
  • análise básica de poemas.
Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1

O professor deverá preparar previamente o ambiente para a realização das atividades propostas. Para isso, ele distribuirá na sala (em cartazes ou varal) dezenas de cópias de poemas de Mário Quintana. Os alunos deverão entrar na sala, em silêncio, e terão meia hora para ler os poemas, sem conversar com o colega. Durante esse tempo de leitura, o professor poderá colocar uma música ambiente para criar um clima ainda maior de silêncio entre os alunos.

Sugestões de poemas:

BILHETE

Se tu me amas, ama-me baixinho

Não o grites de cima dos telhados

Deixa em paz os passarinhos

Deixa em paz a mim!

Se me queres,

enfim,

tem de ser bem devagarinho, Amada,

que a vida é breve, e o amor mais breve ainda...

http://www.casadobruxo.com.br/poesia/m/bilhete.htm 

DA OBSERVAÇÃO

Não te irrites, por mais que te fizerem...

Estuda, a frio, o coração alheio.

Farás, assim, do mal que eles te querem,

Teu mais amável e sutil recreio...

http://muitaprosa.blogspot.com/2006/11/da-observao-mrio-quintana.html 

DOS MUNDOS

Deus criou este mundo. O homem, todavia,

Entrou a desconfiar, cogitabundo...

Decerto não gostou lá muito do que via...

E foi logo inventando o outro mundo.

http://pensador.uol.com.br/frase/MTYwODk/ 

Em seguida, o professor selecionará um dos poemas e, juntamente com os alunos, fará uma análise dele. Poderá ser analisado:

  • a temática;
  • versificação, rimas;
  • figuras de linguagem (o que sugerem)

Professor, você encontrará dezenas de poemas de Mário Quintana no endereço http://www.fabiorocha.com.br/mario.htm 

Depois do tempo destinado à leitura dos poemas, o professor solicitará aos alunos que façam um círculo na sala de aula. O professor pedirá aos alunos que (individualmente) escolham um dos poemas para declamá-lo. Não é necessário que todos os alunos declamem. A atividade poderá ter variação de tempo de acordo com a participação dos alunos.

Para finalizar a atividade, o professor apresentará aos alunos um vídeo animado do "Poeminha do Contra", de Mário Quintana, disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=k2nwIPdyIXw&NR=1 

ATIVIDADE 2

Para iniciar esta atividade, o professor entregará aos alunos xerox de uma "loteria" (ver sugestão abaixo) sobre a vida e obra de Mário Quintana. Eles deverão marcar V ou F para as afirmativas apresentadas na loteria por suposição. A leitura das afirmativas da loteria fará com que os alunos atentem-se para as informações mais importantes do texto que lerão em em seguida. Feito isso, o professor levará os alunos ao laboratório de informática. Lá eles deverão acessar a página http://www.releituras.com/mquintana_bio.asp e, em duplas, verificar o resultado da loteria. Eles deverão fazer a correção das afirmativas falsas, transformando-as em verdadeiras. O professor então fará a correção com toda a turma. Ao final da atividade, os alunos saberão um pouco mais da vida e obra de Mário Quintana.

Modelo da Loteria

VERDADEIRO

FALSO

Mário Quintana é gaúcho.

Seu pai era farmacêutico.

Seus primeiros trabalhos foram produzidos no Jornal Correio do Sul.

Mário Quintana traduziu diversas obras.

Cecília Meireles encomendou-lhe um livro.

Mário Quintana ocupou uma cadeira na Academia Brasileira de Letras.

Em 1981, participa da Jornada de Literatura da PUC.

Em 1984 lança o livro Nariz de Vidro.

Mário Quintana faleceu em 1994.

Depois de os alunos verificarem as respostas individualmente, o professor poderá fazer a correção oral e verificar quem acertou mais.

ATIVIDADE 3

Para iniciar a atividade, o professor deverá apresentar aos alunos um vídeo sobre Mário Quintana para sensibilizá-los em relação à poesia. Ver vídeo em:

http://www.youtube.com/watch?v=rTBgJvsg89g&feature=related 

Feito isso, o professor deverá dividir a sala em 5 grupos. Cada grupo ficará responsável por apresentar um poema de Mário Quintana para toda a turma. Eles deverão seguir os seguintes itens:

  • Escolher um dos poemas que foram apresentados na primeira atividade;
  • fazer a análise de acordo com a temática do poema, figuras de linguagem, rimas, versos, estrofes;
  • apresentar o poema para toda a turma de maneira criativa: cópias, uso de slides, música, atividades para os alunos.

O professor poderá agendar com os alunos uma aula para que mostrem a ele o que foi preparado. Dessa maneira o professor poderá auxiliá-los nas possíveis dúvidas e orientá-los para fazerem uma boa apresentação oral.

Recursos Complementares

http://www.youtube.com/watch?v=leT86r3klvY&feature=related 

Professor, no site acima você encontrará a reportagem sobre Mário Quintana exibida no Jornal Nacional no dia da morte do poeta. 

Se necessário, apresente-a a seus alunos.

Avaliação

Os alunos serão avaliados de acordo com a participação e interesse durante o desenvolvimento das atividades. É importante que todos participem efetivamente das atividades em grupo e que, na análise do poema, sigam as orientações propostas e saibam analisá-lo de acordo com a temática e estrutura.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • deisi, Colégio Estadual General Osório , Bahia - disse:
    deisipedreira@hotmail.com

    23/05/2013

    Quatro estrelas

    Sou absolutamente louca pelo Mario Quintana.a aula mostra muito claro quem é ele com muita generosidade justamente como mostrava ao escrever. Aula deliciosa para qualquer um que precise gostar de poemas. O Mario é um belo início.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.