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Futebol e Poder no Brasil

 

15/12/2010

Autor e Coautor(es)
Adriane Silva Tomaz
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JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores históricos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

§  Discutir sobre as possíveis relações existentes entre política e futebol;

§  Conhecer elementos do período de popularização do futebol no Brasil e sua relação com a política. 

Duração das atividades
2 aulas de 60 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta aula deverá ser trabalhada de forma interdisciplinar com a disciplina História. Portanto, os alunos deverão ter estudado - ou estarem estudando - o período histórico brasileiro dos discursos nacionalistas, por exemplo.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1:

Iniciar a aula pedindo à turma que leia um pequeno texto retirado do livro Ensino e Memória: Histórias do futebol.

“Por seu forte caráter mobilizador e por ser parte da cultura e da identidade nacional do brasileiro, o futebol não escapou de ser objeto de interesse de governos e políticos. Claro que esse não é um fenômeno exclusivo do Brasil. Ao contrário, ele é bastante comum em diversas partes do mundo. Diferentemente do que é natural se pensar, não são somente regimes autoritários que utilizam o esporte a seu favor; existem também casos de governos democraticamente eleitos que não perderam a oportunidade de se beneficiar da imagem futebolística. É verdade que o futebol de maneira geral, os clubes, a prática do esporte e os campeonatos nacionais foram alvo de interesse e até de intervenção do Estado desde a chegada desse esporte ao nosso país. Mas, sem dúvida, o principal “alvo” de interesses políticos foi a seleção brasileira. Como veremos, ela serviu de instrumento para muitos de nossos governantes, desde a época da construção de nossa identidade, passando por momentos de ditaduras, até os períodos democráticos, como veremos mais adiante. O poder do futebol parece realmente ilimitado.(Magalhães, 2010 p. 51).  

Em seguida, apresentar à turma as seguintes imagens e pedir que analisem atentamente.

Retirado de (MAGALHÃES, 2001)

Fonte: Manchete, Rio de Janeiro, n. 326, p. 68, 19 jul. 1958. APESP. (Magalhães, 2010)

Retirado de (MAGALHÃES, 2001)

Fonte: Manchete, Rio de Janeiro, n. 326, p. 69, 19 jul. 1958. APESP. (Magalhães, 2010, p. 51)

Acessos em 22/08/2010.

Após este primeiro momento a turma será dividida em trios para responderem às seguintes perguntas em uma folha de papel:

1) Como podemos descrever as imagens?

2) Quem são os retratados nas imagens e qual é o local do evento?

3) O que estava sendo comemorado em junho de 1958?

4) Qual é o período histórico retratado nas fotografias?

5) Qual é a imagem que o Presidente JK transmite ao leitor?

6) Em sua opinião, quais foram as intenções do periódico ao publicar essas imagens?   

Atividade 2:

A proposta, nesta atividade, é que o professor faça uma breve apresentação expositiva sobre aspectos relacionados ao futebol e à política no Brasil durante o governo Juscelino. Para tal destacamos o texto abaixo que poderá subsidiar este momento da aula:  

"O Presidente Juscelino Kubitschek ficou conhecido principalmente pela construção de Brasília, obra na época, e ainda hoje, bastante criticada pelos altos gastos. Naquele período, o Brasil despontava pelo mundo com sua música – a bossa nova – e parecia viver um momento positivo após longos anos. O mesmo acontecia com o futebol. Havelange impôs diversos exames médicos para os jogadores, e os resultados mostravam um reflexo da miséria do próprio país. Pela primeira vez a seleção se preparava para uma Copa do Mundo com um planejamento feito por profissionais de diversas áreas. Tais mudanças trouxeram resultados. O país conquistou na Copa de 1958, na Suécia, sua primeira Taça Julio Rimet. Finalmente o futebol brasileiro estava no topo do mundo. Juscelino não desperdiçou nenhuma oportunidade de utilizar a seleção a seu favor, e os jogos estavam sendo transformados em verdadeiros rituais políticos. Nas vésperas da final, ele prometeu em público a vitória. E a celebrou sem limites, sendo o único na festa oficial no Palácio do Catete a beber champanhe direto do troféu. Além disso, chegou a prometer emprego público e financiamento habitacional para os jogadores, o que nunca foi concretizado. De fato, a Copa do Mundo foi o primeiro grande momento de interação entre Juscelino e a população, já na metade de seu mandato. Mas o Presidente soube utilizar o evento para muito mais que uma aproximação popular. Certa vez confessou a Havelange: “Durante a Copa do Mundo na Suécia, substitui vários ministros e não houve uma única palavra a respeito nos jornais. Estou pensando em fazer novas mudanças no futuro próximo. Qual é a data da próxima Copa do Mundo?” (KUBITSCHEK, apud AGOSTINO, 2002, p. 152). Juscelino entendeu bem os benefícios que o futebol poderia trazer para o governo. Porém, isso não foi suficiente para garantir sua popularidade, pois não foi capaz de eleger seu sucessor.” (MAGALHÃES, 2001. p.60) Grifo nosso. 

Atividade 3:

Neste momento da aula com base nas análises feitas na atividade 1 e na explanação feita pelo professor na atividade 3, a turma será dividida, agora, em grupos de 5 alunos para construírem coletivamente um texto baseado no fragmento de texto abaixo descrito.

“Nem fala presidencial, em dia de grave crise, atrairia tanto povo ao Catete. Nem comício político. Nem coisa alguma além da volta dos campeões.” (MAGALHÃES, 2010 P. 159) 

Assim, o que podemos dizer sobre a importância do futebol para o brasileiro? Como podemos relacionar futebol e política dentro desse contexto histórico?

Recursos Complementares

Magalhães, Livia Gonçalves. Histórias do futebol. São Paulo: Arquivo Público do Estado, 2010. 192 p.: il. (Coleção Ensino & Memória, 1).

Avaliação

A atividade avaliativa desta aula está presente na atividade 4.

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