06/10/2010
Nayde Solange Garcia
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | História | Organização histórica e temporal |
Os objetivos principais a serem alcançados com alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, com estas aulas são:
O/a professor/a conversará com os alunos sobre:
Atividade 1 - Brinquedos e brincadeiras
1º momento – O/a professor/a deverá perguntar aos alunos:
O/a professor/a deverá registrar todas as falas das crianças e depois solicitar uma pesquisa prévia como tarefa a ser realizada em casa, seguindo as orientações.
Tarefa direcionada aos alunos: Converse com seus pais ou avós, descubra e escreva uma lista de brincadeiras e brinquedos do tempo em que eles eram crianças, não esquecendo que eles devem informar em que tempo isto ocorreu (data). Peça que os pais/avós ensinem as brincadeiras, para que as crianças possam compartilhar com os colegas.
2º momento - O/a professor/a juntamente com as crianças deverão ler a pesquisa realizada com os pais/avós, estabelecendo uma relação de como eram os brinquedos e brincadeiras de antigamente. Juntos, professor e alunos deverão construir uma linha de tempo com os brinquedos e brincadeiras do tempo dos pais. Para tanto, deverão colocar uma tira de cartolina de aproximadamente 30 cm, na parede da sala, nela deverão escrever o ano em que os pais/avós realizaram as brincadeiras, e apresentarem os brinquedos e brincadeiras. Antes de iniciar a escrita da linha do tempo, todo material deverá ser separado por data, e depois registrado, assim as crianças poderão comparar e diferenciar os brinquedos e brincadeiras dos pais/avós com as deles.
3º momento Atividade 3 – Conhecendo as brincadeiras
3º momento – O/a professor/a deverá solicitar aos alunos que formem grupos e tentem lembrar das brincadeiras que eles mais gostam, depois deverão fazer uma lista com o título: Brincadeira que eu gosto. Cada grupo deverá ter um escriba para registrar as brincadeiras. Com ajuda do professor, os alunos apresentam a lista de brincadeiras e analisam:
Os alunos deverão descrever e explicar as regras das brincadeiras, e combinarem os dias que irão realizá-las.
Atividade 04 - Construção dos brinquedos
3º momento – O/a professor/a deverá instigar os alunos a pensarem em brinquedos que não são vendidos em lojas, como:
Sites mostrando como fazer os brinquedos:
http://www.mingaudigital.com.br/article.php3?id_article=173 - Bola de Meia
http://www.youtube.com/watch?v=BqlqRHgdX8U - Carrinho de Rolimã(Vídeo)
http://www.sempretops.com/diversao/como-fazer-pipas-%E2%80%93-papagaios - Papagaio
http://aurelio.net/doc/fvm/barquinho-de-papel.html - Barquinho de papel
http://pt.wikihow.com/Fazer-um-Avi%C3%A3o-de-Papel - Aviãozinho de papel
http://brinquedoscomsucata.blogspot.com/2010/04/confeccao-de-brinquedo-roladeira.html - Roladeira
http://rosanacaohan2.blogspot.com/2008/01/brinquedo-com-sucata-vai-e-vem.html - Pé de lata
http://www.acessa.com/infantil/arquivo/oficina/2003/02/10-telefone - Telefone sem fio
http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI1970-10524,00.html - Boneca de pano
Em seguida, deverão formar pequenos grupos, os quais, deverão escolher um brinquedo e depois descrever como ele é feito e como pode ser construído. Em seguida, o/a professor/a deverá propor a construção dos brinquedos por meio de oficinas, para tanto se faz necessário levantar o material que será utilizado: meia, latas de leite, lata de massa de tomate, arame, barbante, tinta guache, tecidos, botão, lã, pincel, agulha, linha, tesoura, prego, martelo.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/especial/2005/guiadobrinquedo/304015.shtml
http://www.emule.com.br/lista.php?keyword=Rolima
4º momento – Os grupos deverão separar os materiais, e iniciar a construção, o/a professor/a deverá mediar todo o processo, ajudando as crianças a perfurarem as latas, apertar o arame com alicate, bem como orientar com relação ao respeito as produções dos colegas.
Depois deverão combinar um dia para ensinarem as brincadeiras antigas para os amigos das outras salas.
Foto: Professora Ruth Regina - Atividade realizada com as crianças do NEI - Núcleo de Educação da Infância
Atividade 05 Registrando as brincadeiras.
1º momento - O/a professor/a deverá orientar e ajudar os alunos a produzirem um livro, contendo os brinquedos e brincadeiras da turma. Reunidos em grande grupo os alunos entram em contato com esse portador textual para identificar a sua estrutura: Capa, apresentação, escrita do texto instrucional e as ilustrações. Pautados nas brincadeiras que vivenciaram, os alunos se dividem em grupos e cada grupo ficará responsável por uma parte da produção do livro, definindo: os escritores da apresentação, dos textos, os ilustradores da capa e dos textos.
Atividade 06 - Expondo e brincando
1º momento – O/a professor deverá propor aos alunos uma exposição dos brinquedos e o lançamento do livro para os pais e os alunos das outras salas. Em grupos, definem o local, dia e horário, e quem serão os responsáveis por receber os visitantes. Os alunos deverão produzir um cartaz para divulgar a exposição e elaboram um convite para a comunidade escolar.
2º momento - Os brinquedos deverão ficar em uma caixa ao alcance das crianças, assim elas terão acesso para utilizarem durante os momentos de brincadeiras.
Livros:
Brinquedos e brincadeiras - Nereide Schilaro Santa Rosa
Troca de segredos - Ronaldo Simões Coelho
Os alunos serão avaliados se
Quatro estrelas 4 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
02/05/2013
Cinco estrelasexcelente, gostei muito...
27/05/2012
Quatro estrelasGostei muito da ula, imprimi para aplicar com minha turma. Parabéns! É uma maneira legal de resgatar algumas brincadeiras e brinquedos esquecidos pelas pessoas.Abraço
24/05/2012
Cinco estrelasmaravilhosso
24/03/2011
Cinco estrelasParabéns pelo trabalho. MARAVILHOSO...super bem elaborada...adorei e vou copiar.....OBRIGADA por disponibilizar seus conhecimentos.UM ABRAÇO.