Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


"In the clothing store"

 

01/12/2010

Autor e Coautor(es)
Luana Vieira de Assis
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Luciana de Oliveira Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Organização textual
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Grau de formalidade na escrita e na fala
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Analisar as expressões usadas em situações vividas em lojas.

Conhecer como melhor proceder em situações de compra, troca de roupas entre outras.

Identificar as expressões mais usadas em lojas do comércio.

Analisar e entender as características de uma “conversa” como gênero textual.  

Duração das atividades
04 horas/aulas de 50 minutos aproximadamente.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão relembrar o vocabulário sobre roupa.

http://www.manythings.org/c/hm-clothes.cgi 

Acesso: (acesso em 20 de Agosto de 2010)

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Comece esta aula questionando os alunos:   

Where do you usually buy your clothes?   

Anote as respostas no quadro. Eles deverão responder usando a Língua Inglesa.   

Várias respostas são possíveis.Algumas delas:

Shopping mall.

Clothing store.

Second-hand store.   

Logo após, passe o  áudio "Discount Clothing Store" postado em: http://www.dailyesl.com/clothing-store.htm (acesso em: 18 de Agosto de 2010).

Figura 1: Imagem do exercício de listening. 

Observação: Na figura acima, dê atenção apenas ao texto e aúdio postados. Qualquer outra informação deverá ser descartada.

Durante este exercício de listening, os aprendizes irão perceber que se  trata de uma pessoa relatando como é o seu/sua lugar preferido para comprar roupas.Incentive os aprendizes a escreverem as palavras-chave que aparecem no texto. Atente para o script do áudio:    

One of my favorite places to shop is a discount clothing store in my town. The store sells both new and used clothing, but everything is in good condition, and the prices are unbeatable. All of the clothing is hanging on racks for you to see, and there are sections for children, men, and women's clothing. If you find something you like, you can try it on in the dressing room. If it doesn't fit, or you don't like the way it looks on you (e.g., it's too tight or baggy on you), then you can just return it to the rack. A price tag on the clothing indicates its price, but if you find a flaw in the clothing, you might be able to receive an additional discount. The store will also alter your clothing for a small fee. Once you've decided on the items you want, you can purchase everything at the checkout counter. The store accepts cash, debit and credit cards, and personal checks. If you decide later that you want to return something, you have two weeks to return it to the store, with the receipt, for a full refund or store credit.   

Depois de passar o áudio, pelo menos duas vezes, faça as seguintes perguntas para os alunos. Eles deverão responder oralmente:   

1)     Does the store sell new clothes? Yes, it does.

2)     What is an unbeatable price? Is a price that is very good, very low.

3)     What is a dressing room? Is a place where you can try the clothes you want to buy.

4)     Is tight and baggy opposites? What are their meanings? Baggy is too large and tight is something with no extra space.

5)     What is a flaw? Flaw is the same of defect.   

Faça essas perguntas oralmente. Porém, deixe que eles tenham tempo para raciocinar e internalizar o novo vocabulário. Se possível, distribua dicionários para que eles tenham suporte para responder as questões. Determine cerca de 5 minutos para que eles formulem a resposta dessas cinco questões.   

Atividade: Peça aos alunos para descreverem oralmente como é a loja que eles preferem fazer compras. Incentive-os a usarem o vocabulário aprendido nesta aula.   

Observação: Atente para a pronúncia dos aprendizes enquanto relatam o que foi pedido na atividade anterior.   

Aula 2     

Em seguida, distribua o seguinte handout: http://www.tefl.net/esl-lesson-plans/TP_Shopping.pdf (acesso em 18 de Agosto de 2010). Neste handout, serão apresentadas 4 atividades interessantes para que haja um warm-up para o assunto da aula.   

Figura 2: Imagem do handout citado anteriormente.

Passos a serem seguidos com cada atividade:

Atividade 1-

- Divida a sala em duplas.

- Cada dupla deverá fazer uma lista de, o mínimo, dez palavras normalmente usadas em situações de compras de roupa.   

Atividade 2-

- Divida a sala em duplas.

- Permita que os alunos consultem um dicionário bilíngue. Eles deverão saber o significado de cada uma das expressões apresentadas.

- Corrija apresentando o significado ou então frases que mostrem o uso dessas expressões.   

Atividade 3-

- Peça-os que completem o exercício.

- Permita, se necessário o uso de dicionários.

- Corrija os exercícios.   

Atividade 4-

- Cada dupla deverá se entrevistar.

- Peça que cada aluno anote a resposta do companheiro de dupla.

- Solucione dúvidas de vocabulário. Realce que, qualquer vocabulário aprendido deverá ser incorporado à lista iniciada na atividade 1 desta aula.   

Logo depois, peça a voluntários (duplas) que relatem para toda a sala as respostas dadas durante a entrevista.   

Apresente um segundo handout aos alunos: http://fds.oup.com/www.oup.com/pdf/elt/catalogue/0-19-438457-8-b.pdf Acesso em 18 de Agosto de 2010.   Este handout será introduzido na aula como começo para o estudo de situações em lojas.   Passos a serem seguidos:   

Figura 3: Imagem do handout 2.

Atividade 1 - Mantenha a sala em duplas, como no primeiro handout.

- Por 15 minutos, oriente os alunos a fazerem questões cuja resposta é Yes/No.

- Cada um da dupla deve selecionar 3 itens.   

Atividade 2

- Apresente para os alunos os diálogos dessa atividade.

- Cada dupla deverá escolher dois itens (um de cada participante) e apresentar uma simulação de compra, desses itens, para o restante da sala.

-Certifique-se da pronúncia e uso correto das palavras aprendidas durante esta sequência.   

Aula 3   

Peça a ajuda de um voluntário (treine com este aprendiz antes de fazer a apresentação) e comece esta aula demonstrando ao restante da turma, o seguinte diálogo.Situe a turma do que e onde está acontecendo a ação que será apresentada.     

A : Can I help you?

C : Yes. I’d like to return these jeans.

A : May I ask why you’re returning them?

C : I bought them for my son, but they’re too short.

A : Do you have the receipt?

C : Yes, here it is. A : I’m sorry. These jeans were on sale. There are no refunds on sale items. You can exchange them for something else or we can give you a credit note.

C : Do you have the jeans in a larger size?

A : Let me check.[a minute later] I’m afraid they have sold out.

C : Okay, I’ll take a credit note. How long is it good for?

A : It’s good for a year.

C : Okay. I’ll come back next week and see if I can find something else he might like.   

Logo depois, pergunte:   

What is the situation talking about?

What is the client trying to return?

Was it possible to return?

What was the solution presented by the salesperson?   

Após responderem a essas perguntas, distribua o diálogo para que os alunos possam acompanhar a fala de cada personagem. Apresente novamente, junto com o voluntário, o diálogo.   

Peça a dois, ou, três voluntários que participem do diálogo. Eles poderão ler e deverão trocar algumas expressões, tais como:

a larger size – a smaller size   

Logo após, incentive-os a completarem o seguinte diálogo com diferentes expressões:

Complete the dialogue below with appropriate expressions:

A : ______________________________________________________________?

C : Yes. __________________________________________________________.

A : _________________________________________why you’re returning them?

C : I bought them for ________________________________________________

A : Do you have your _______________________________________________?

C : Yes, here it is.` A : I’m sorry. These jeans were________________________________________ ____________________________________________. You can exchange them for something else or we can give you a credit note.

C : Do you have the ___________________________________________________?

A : _________________________________________________________________ . (a minute later)

C : Okay, I’ll take a credit note. __________________________________________ __________________________________________________________________?

A : It’s ______________________________________________________ for a year.

C : Okay. I’ll come back next week and see if I can find something else he might like.   

Fonte: http://www.englishlearningworldinteractive.com/refer/returninganitem.pdf (acesso em 18 de Agosto de 2010)   

Corrija a atividade. Perceba qual é a segurança dos alunos ao reescrever o mesmo diálogo usando espressões diferentes.      

Aula 4    

Inicie esta aula perguntando:

When you go shopping, you usually have to talk to another person in order to be helped inside the store. Who is this person?   

Are there any other purpose to have a dialogue with this person?   

Peça-os que relatem quais são os objetivos e características de uma conversa. Anote as respostas no quadro.   

Possíveis respostas:

Troca de idéias, solucionar problemas, estabelecer contato por algum motivo, etc.   

Após os alunos responderem às questões propostas,apresente o seguinte vídeo para os alunos:

Figura 4: Imagem do vídeo.

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=Q-1tfWzHgOA&feature=search 

Acesso: 18 de Agosto de 2010.   

Pergunte aos alunos:

Why are these people talking?

Eles deverão responder que o motivo para a conversa entre a vendedora e a cliente é a compra de uma jaqueta.   

Neste vídeo, são apresentadas situações de compras (uma em uma loja de roupa e a outra em um supermercado). Dê importância à primeira situação. Duração: 3:52 min.   

Faça perguntas para testar a compreensão do vídeo:   

What is the name of the store where they go shopping?

What is the item that she asked to try it on?

What are the colors offered by the salesperson?

What is the size asked by the client?

How much is the jacket she took?   

Após os alunos responderem as questões propostas, analise juntamente com eles o vídeo. Questione-os:   

What are the words you have learnt?

Are there any different expressions used inside a clothing store in this video?   

Se houver, na opinião dos aprendizes alguma expressão ainda não mostrada durante as aulas, peça-os que anotem no caderno. Pratique com os alunos a situação demonstrada no vídeo. O professor deve ser, por algumas vezes seguidas, o vendedor. Depois, troque de lugar com os alunos e observe a capacidade linguística aprendida por eles.           

Recursos Complementares

Para mais informações sobre o gênero textual conversa, acesse: http://www.unincor.br/recorte/artigos/edicao5/5_artigo_sergio.htm 

Acesso: 18 de Agosto de 2010.   

Para uma cruzadinha com o tema proposto na aula, visite:

http://www.elcivics.com/esl_clothes_shopping_crossword_puzzle.pdf   

Acesso em: 18 de Agosto de 2010.    

Para mais  vocabulário sobre roupas, acesse:

http://www.learnenglish.de/vocabulary/clothes.htm 

Acesso: 18 de Agosto de 2010.   

Caso necessite consultar um dicionário, acesse:

www.dictionary.com 

Acesso: 18 de Agosto de 2010.   

Para saber mais sobre o vocabulário usado em lojas de roupas, acesse:

http://www.talkenglish.com/LessonDetails.aspx?ALID=708 

Acesso: 18 de Agosto de 2010.   

Para uma atividade extra usando o vocabulário sobre compras de roupas, visite: http://esl.about.com/library/vocabulary/blshopping.htm?pid=2728&cob=homehttp://www.elcivics.com/esl_clothes_shopping_crossword_puzzle.pdfAcesso: 18 de Agosto de 2010.   

Para um quiz sobre uma situação que acontece em lojas de roupas, acesse: http://www.youtube.com/watch?v=mmDUFL-fUm4&feature=search 

Acesso: 18 de Agosto de 2010.             

Avaliação

Monte uma loja fictícia dentro de sala. Traga algumas roupas (femininas, masculinas e infantis) para que haja maior veracidade no exercício. Os alunos deverão ser avaliados de acordo com sua produção oral. Divida a sala em alguns grupos. Cada grupo deverá ter o vendedor e o comprador. Saliente que eles deverão se comunicar o tempo todo em língua inglesa. As situações apresentadas deverão ser: compra e troca de itens.   Observe o uso do vocabulário aprendido e a criatividade dos alunos ao apresentarem o role play.

Para saber mais sobre role plays, acesse: http://pt.wikipedia.org/wiki/Role_playing  

(Acesso em 18 de Agosto de 2010)

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.