Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Cerrado e sua biodiversidade

 

13/10/2010

Autor e Coautor(es)
Lindomar de Oliveira Untaler
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina M. Gumerto Fernandes , Lérida Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Seres humanos e o meio ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Demonstrar as riquezas deste ecossistema.
  • Denunciar a influência humana no cerrado.
  • Identificar a importância do Cerrado para a preservação dos recursos hídricos do País.
Duração das atividades
2 a 3 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário conhecimento prévio para esta aula.

Estratégias e recursos da aula

Professor utilize o texto A conservação do Cerrado brasileiro disponível em http://www.conservation.org.br/publicacoes/files/20_Klink_Machado.pdf para começar o assunto que pretende abordar nesta aula. Este texto apesar de  ser um artigo científico, ele aborda de forma clara e objetiva a importância de conservar o bioma do Cerrado. Este bioma é considerado a mais rica flora das savanas do mundo, além de uma riqueza incomparável de espécie de animais como insetos, aves, peixes, répteis, anfíbios entre outros seres vivos. Alguns destes seres são endêmicos, ou seja, são encontrados em vida livre somente na região de Cerrado. Outra importância dada ao texto é a expansão da agricultura que vem colaborando consideravelmente para a ocupação de áreas cada vez maiores e  assim, contribuindo para o extermínio de habitat e principalmente dos seres vivos que ali vivem. Neste sentido, este texto pode suscitar diversas discussões e debates em sala de aula ou em outros espaços dentro da ambiência escolar.

Será muito interessante se o professor convidar uma pessoa da região que possa palestrar a respeito da biodiversidade do Cerrado, é notório quando a turma recebe visitantes para promover um debate, os alunos ficam mais propícios à discussão contribuindo muito para reflexões posteriores. Com isso professor promova um debate em sala de aula, se a escola na qual você trabalha estiver aberta para esta discussão proponha para toda a escola, principalmente em caráter interdisciplinar.

Esta aula poderá ser trabalhada em vários locais da escola, primeiramente o professor poderá fazer grupos de 4 pessoas na própria sala e disponibilizar o texto citado acima para cada grupo ler e discutir entre eles e posteriormente levar a discussão para toda a sala. No segundo momento, o professor necessitará de um aparato tecnológico (computador ou data show) para assistir juntamente com os alunos o vídeo selecionado por ele, para fortalecer ainda mais a discussão do assunto. No terceiro momento, o professor entregará a charge do Cerrado para que os alunos possam refletir ainda mais sobre o determinado assunto, neste momento a aula poderá prosseguir na própria sala de aula.

Observação:

Esta aula poderá ser trabalhada de forma interdisciplinar com diversas áreas do conhecimento: Geografia, Língua Portuguesa, História e Artes.

Na Geografia o professor poderá auxiliar os alunos na compreensão de mapas, nos tipos de mapas existentes, na geografia do bioma e abordar a relação homem e o espaço geográfico.

Na Língua Portuguesa o professor poderá trabalhar as diversas formas de linguagem (oral, escrita e visual), bem com na construção de narrativas para desenvolver os quadrinhos.

O professor de Artes poderá trabalhar técnicas de desenho, desenvolvimento das caixas do quadrinho, a imagem, estética, tudo relacionado com este maravilhoso universo de expressão.

Já o professor de História poderá fazer a construção histórica da inserção do homem na região do Cerrado, como por exemplo, focar a construção de Brasília na região do Cerrado.

Enfim, existe uma série de fatos, situações, casos, materiais, histórias entre muitas outras coisas que podem relacionar interdisciplinarmente com o assunto Cerrado. Então mão na massa e bom trabalho...

Atividade 1

Professor disponibilize a mídia para os alunos assistirem em sala de aula utilizando o data show ou no laboratório de informática utilizando os computadores disponíveis no local. O vídeo escolhido refere-se à importância do Cerrado, a sua biodiversidade e as ameaças da presença do homem neste tão importante bioma.  Este documentário está disponível em: http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM179080-7823-CERRADO+UM+AMBIENTE+AMEACADO+DE+EXTINCAO,00.html 

Título: Cerrado: um ambiente ameaçado de extinção

Cenas do filme

Professor, depois de assistir ao vídeo e cada aluno juntamente com o professor ter discutido a respeito do assunto que foi trabalhado no vídeo, peçam aos alunos que analise a seguinte poesia de Níkolas Behr citada abaixo, que foi declarada no vídeo:

Nem tudo que é torto

Nem tudo que é torto é errado

veja as pernas do Garrincha

e as  árvores do Cerrado.

Para refletir...

O que o autor da poesia pretende com a comparação das pernas de Garrincha com as árvores do Cerrado?

Após assistir o documentário, e ter refletido sobre a poesia citada no vídeo, estimule os alunos a escreverem uma poesia a respeito do Cerrado. A poesia pode contribuir muito para que os alunos expressem suas ideias e reflexões em forma poética, principalmente com a leitura, o expressar corporal, perder a inibição de expor suas ideias entre outras contribuições ao longo do tempo. A poesia tem o poder de tele transportar (fictício) as pessoas para  um local onde elas se tornam mais propícias a se abrir e observar a vida de outro ângulo, ou seja, trabalhando com esta metodologia poética, o professor poderá ter resultados surpreendentes. Para a elaboração da poesia, o aluno poderá desenvolver individual ou em grupo na própria sala de aula, logo após o término o aluno ou o grupo poderá socializar suas poesias. O professor deverá organizar uma exposição na escola com estas maravilhas literárias, sugiro que o professor faça um varal de poesias no pátio da escola, divulgando a poesia e o Cerrado para toda a escola.

 

Atividade 2

Professor, esta atividade utilizará dois mapas e um vídeo de 8 minutos que aborda de uma forma rápida, porém bem objetiva a grande importância do bioma Cerrado para a biodiversidade dos seres vivos que vivem nesta região. A organização da aula deverá ser organizada no laboratório de informática ou na própria sala de aula, o professor disponibilizará as duas imagens do mapa exposto nesta atividade e pedirá para os alunos observarem os mapas. Logo após a observação dos mapas, os alunos irão assistir ao vídeo CERRADO disponível no link  http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/videos/cerrado.php 

Para fechar esta atividade o professor pedirá aos grupos formados na atividade 1 que permaneçam juntos para trabalhar na proposta desta atividade. Os alunos terão que relacionar o mapa da destruição da vegetação e o mapa das bacias hidrográficas do cerrado com o vídeo, respondendo as seguintes questões:  

  • Será que a biodiversidade do Cerrado sobreviverá sem a presença da vegetação nativa?
  • Desmatando o Cerrado, estaremos interferindo no ciclo de vida de outros seres vivos, como por exemplo, o ser humano?
  • Por que o Cerrado e todos os seres vivos que ali vivem, estão sendo ameaçados de extinção?
  • Podemos fazer alguma coisa para evitarmos tal destruição?
  • O Cerrado é considerado a caixa d'água do Brasil. O que acontecerá com esta "caixa d'água" se o Cerrado continuar sendo devastado?

Professor, o grande objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos um ambiente de aprendizagem por meio da reflexão. Os alunos poderão aprender a reconhecer os mapas como fontes preciosas de informações para o entendimento de um conhecimento, com isso é importante que os alunos vivenciem situações de comparação das informações representadas em diferentes tipos de recursos, estabelecendo assim, relações entre fenômenos variados.

No final, todos os grupos deverão apresentar suas idéias (pode ser em forma de apresentação, em roda, etc.), sistematizando assim, o assunto trabalhado por eles de acordo com o conteúdo estudado.

Fonte: http://www.ecodebate.com.br/tag/cerrado/ 

 

Fonte: http://www.ecodebate.com.br/tag/cerrado/ 

Atividade 3

Esta atividade envolve histórias em quadrinhos que é uma ótima estratégia de ensino para abordar um determinado assunto, além de facilitar dois tipos de linguagem que é a escrita e a visual. A história em quadrinho utilizado como recurso pedagógico é uma ótima opção para inserir um conteúdo em sala, pois, os quadrinhos aproximam o leitor  da própria narrativa de sua vida, além de ser uma linguagem de fácil entendimento, divertida e estimulante. Com isso, vamos utilizar esta história em quadrinho como uma ferramenta e/ou estratégia de ensino para abordar de forma divertida uma questão tão séria que é a invasão e destruição das áreas de Cerrado pelo homem.

Observe os quadrinhos abaixo:

Fonte:  http://www.universohq.com/quadrinhos/2009/n29052009_03.cfm 

Esta história em quadrinho é do cartunista mineiro Alves (Mad), está em sua monografia "Cerrados em Quadrinhos" para a conclusão do curso de Geografia da Universidade Federal de Minas Gerais do ano de 2008. Na entrevista do cartunista ao Universo HQ, ele disse que "procuro discutir a questão da destruição silenciosa do Cerrado, assim como propor uma atividade didática no ensino de Geografia (por meio das HQs e da educação ambiental) como forma de sensibilização de professores e alunos quanto às questões socioambientais desse importante bioma brasileiro".

Então professor, vimos que é  possível trabalhar o conteúdo que o professor pretende abordar nas Histórias em Quadrinhos (HQs). Esta atividade irá basear nesta grande ideia do cartunista Alves, que nos preencheu de ideias para trabalhar com este tão grande recurso que também pode ser pedagógico.

Para iniciarmos a atividade em sala o professor deverá expor os quadrinhos acima, e propiciar um debate a respeito da linguagem escrita, oral e visual e principalmente a mensagem que esses quadrinhos abordam, ou seja, nos transmitem. Logo após o debate, pedir aos grupos de alunos que observem as situações que estão ocorrendo nos HQs e façam uma lista de situações onde o homem está envolvido na modificação do espaço do Cerrado. Após a elaboração da lista,  os grupos deverão socializar as ações humanas no Cerrado e deverão propor mudanças. Assim, para finalizar o grupo deverá construir uma História em Quadrinho demonstrando o contrário da história do cartunista Alves, ou seja, na história dos alunos, o homem deverá ser um agente de defesa deste bioma tão necessário para a biodiversidade dos seres vivos.

Para refletirmos ainda mais, fica uma outra tirinha a respeito de nossas ações no ambiente.

Pensem nisso!!!

http://www.cantacantos.com.br/blog/?p=3757 

Recursos Complementares

Livro: Cerrado: Ecologia, Biodiversidade e Conservação - Coletânea de publicações sobre ecologia, biodiversidade e conservação do Cerrado Brasileiro, distribuída gratuitamente pelo MMA, através de capítulos para download. :: Aldicir Scariot, José Carlos Sousa-Silva, Jeanini Maria Felfini. O download está disponível em http://www.mma.gov.br/sitio/index.php?ido=conteudo.monta&idEstrutura=148&idConteudo=1918 

http://www.conservation.org.br/arquivos/estudoperdaespecies_Cerrado.pdf 

http://www.conservation.org.br/arquivos/RelatDesmatamCerrado.pdf 

http://www.oeco.com.br/reportagens/23274-as-varias-caras-do-cerrado 

http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/recursos/BIOD_ConservacaoID-eWNPNpKEJw.pdf 

Avaliação

A avaliação do conteúdo poderá ser realizada de maneira processual, ao longo das aulas e de cada atividade desenvolvida. Poderão ser utilizados como instrumentos avaliativos os registros e as discussões sobre as situações apresentadas, a elaboração da poesia e a sua apresentação, o desenvolvimento da lista de ações do homem na região do cerrado, bem como na construção da historinha em quadrinhos e seus desdobramentos. Sendo assim, é importante avaliar o desenvolvimento de cada aluno na elaboração e participação de todas as atividades propostas em sala de aula.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.