Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Meu pai é ...: homenageando e aprendendo sobre as profissões

 

26/08/2010

Autor e Coautor(es)
Núbia Silvia Guimaraes Paiva
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Rita de Cassia Roger Mariano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Homenagear seu pai em comemoração ao Dia dos Pais;
  • Conhecer e respeitar os diferentes tipos de organização familiar;
  • Conhecer e valorizar diferentes tipos de profissões;
  • Ampliar a expressão oral e corporal.
Duração das atividades
4 aulas de 60 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Atividade número 1: Aula de 60 minutos  

 Leve para a sala de aula a música:

PAPAI MEU CAPITÃO

Autor desconhecido

Papai meu papaizinho

Você é o capitão

Nesta casa de alegria

Comandando o batalhão

Gosto muito de você

Você é meu amigão

Vou lhe dar o meu abraço

E também o meu beijão

Cante a música no ritmo de: Ciranda, cirandinha.

Use algumas variações substituindo a palavra CAPITÃO por outras palavras de acordo com o que as crianças pensam dos pais (por exemplo: herói, amigo, ídolo, etc). Para que as crianças aprendam a letra da música é importante fazer a brincadeira do “repeteco”. Professor proponha às crianças que repitam o que você fala da seguinte forma: “Eu falo e vocês repetem tá?” As crianças repetem a letra pelo menos umas três vezes falando, depois cantando no ritmo de ciranda cirandinha.   Ao cantar, você professor, pode combinar com as crianças que façam gestos de acordo com a letra da música: abrir os braços, fazer sinal de continência, encostar as pontas dos dedos imitando o telhado, marchar batendo os pés no chão, mandar beijos etc.

Depois de cantarem e brincarem com a música peça às crianças que desenhem seu pai e tentem escrever o nome dele. Construa com elas o mural “Meu pai é assim” e afixe os desenhos de todos.

Desenho do Papai, Acervo da Autora, agosto de 2010.

Atividade número 2: aula de 60 minutos

Faça fichas escritas com o nome do pai de um lado e da criança do outro lado. Cole no quadro da sala ou leve para a rodinha.  Peça às crianças que peguem a ficha com o seu nome e tente identificar o nome que está do outro lado da ficha. (momento de identificação e reconhecimento da escrita). Depois que todas identificarem (professor ajude as crianças que não conseguirem) converse um pouco sobre a importância dos pais em nossas vidas. E reforce a idéia de que o papai faz parte de nossa família.

Atividade número 3: aula de 60 minutos

Leve para a Sala a História “Uma família parecida com a da gente” de Rosa Amanda Strausz. O livro compara formas de organização familiar dos animais com as dos seres humanos e é um bom recurso para explorar as diferentes formas de composição familiar.

Depois de contar a história para as crianças faça a seguinte indagação: “Nessa história, cada bicho tem uma família diferente. Nesse ponto, eles se parecem com a gente?” E você professor, pode aproveitar o trabalho com o dia dos pais para abordar as diferentes formas de organização familiar do grupo. Faça um gancho da idéia do livro com o trabalho de cada pai e converse com as crianças sobre as profissões.  Pergunte a elas qual é a profissão do papai e peça-lhes que o desenhem no trabalho. Junte essa atividade ao desenho inicial feito pelas crianças no mural só que agora com o nome “Profissão do papai”.

Atividade número 4: aula de 60 minutos

Para encerrar as atividades, marque na escola um dia para homenagear os pais e convide-os. Nesse dia faça um Desfile de moda do “papai”. Como preparar: cada criança deve trazer peças marcantes do vestuário do pai para se “vestir de papai” e desfilar no dia do encontro. As peças podem estar relacionadas ao que o papai gosta de usar ou à profissão do papai (exemplo: camisa, gravata, calça, capacete, utensílios do trabalho etc). A passarela do desfile será demarcada com giz, fita crepe, cordão ou outro material, e decorada com flores e com os trabalhos produzidos pelas crianças.  Com a ajuda dos educadores, as crianças se vestem de papai e desfilam sob o anúncio do apresentador. Por exemplo: “Entrando na passarela o papai João de Souza. Ele usa uma jaqueta de couro com calça jeans... Palmas para ele!”

Caso a criança não queira participar do desfile, não a force.

Essa atividade foi adaptada do livro: Yogi, Chizuko Aprendendo e Brincando com Música e com jogos. Vol. 1. Belo Horizonte: Fapi, 2003.

Recursos Complementares

Outras possibilidades de músicas para essa aula:  

 “Papai, papaizinho” Grupo Olá. A letra é a seguinte:

PAPAI, PAPAIZINHO

VOU TE EMBALAR, PRA LÁ, PRA CÁ

BEM DE MANSINHO FECHA OS OLHINHOS

VOU TE CONTAR UM SEGREDINHO

QUANDO EU CRESCER E QUANDO FORES, VELHO, VELHINHO

VOU TE QUERER PROTEGER

E DAR-TE SEMPRE MUITO CARINHO

E DAR-TE SEMPRE MUITO CARINHO

Rock do Papai

Leonardo André   

Composição: Leonardo André   

I

Papaizinho, papaizinho

Hoje eu quero lhe dizer

Com um sorriso bem bonito: Como eu gosto de você

Papaizinho, papaizinho

Nunca me abandone não

E eu te entrego de presente Todo o meu coração   

II

Papaizinho, papaizinho Hoje eu quero te aplaudir

E falar da alegria Por você estar aqui

Meu herói, meu companheiro Você é muito legal,

Tão sincero e verdadeiro Meu amigo mais leal  

 III

Até quando está longe Eu te amo mesmo assim

Pois eu sei que onde estiver

Sempre pensará em mim

E por isso, nesse dia, Quero te homenagear

Com aplausos e abraços

E pra sempre te amar....

Avaliação

Professor, em seus registros diários coloque as reações das crianças em cada etapa das atividades. Observe o comportamento das crianças durante os diálogos sobre os pais, a expressão oral e corporal, bem como dos preparativos da exposição. Dependendo do envolvimento da criança, você saberá como é a relação da criança com o pai e poderá ter elementos para intervir tanto com a criança quanto com a família.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.