26/08/2010
Rita de Cassia Roger Mariano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Leve para a sala de aula a música:
PAPAI MEU CAPITÃO
Autor desconhecido
Papai meu papaizinho
Você é o capitão
Nesta casa de alegria
Comandando o batalhão
Gosto muito de você
Você é meu amigão
Vou lhe dar o meu abraço
E também o meu beijão
Cante a música no ritmo de: Ciranda, cirandinha.
Use algumas variações substituindo a palavra CAPITÃO por outras palavras de acordo com o que as crianças pensam dos pais (por exemplo: herói, amigo, ídolo, etc). Para que as crianças aprendam a letra da música é importante fazer a brincadeira do “repeteco”. Professor proponha às crianças que repitam o que você fala da seguinte forma: “Eu falo e vocês repetem tá?” As crianças repetem a letra pelo menos umas três vezes falando, depois cantando no ritmo de ciranda cirandinha. Ao cantar, você professor, pode combinar com as crianças que façam gestos de acordo com a letra da música: abrir os braços, fazer sinal de continência, encostar as pontas dos dedos imitando o telhado, marchar batendo os pés no chão, mandar beijos etc.
Depois de cantarem e brincarem com a música peça às crianças que desenhem seu pai e tentem escrever o nome dele. Construa com elas o mural “Meu pai é assim” e afixe os desenhos de todos.
Desenho do Papai, Acervo da Autora, agosto de 2010.
Faça fichas escritas com o nome do pai de um lado e da criança do outro lado. Cole no quadro da sala ou leve para a rodinha. Peça às crianças que peguem a ficha com o seu nome e tente identificar o nome que está do outro lado da ficha. (momento de identificação e reconhecimento da escrita). Depois que todas identificarem (professor ajude as crianças que não conseguirem) converse um pouco sobre a importância dos pais em nossas vidas. E reforce a idéia de que o papai faz parte de nossa família.
Leve para a Sala a História “Uma família parecida com a da gente” de Rosa Amanda Strausz. O livro compara formas de organização familiar dos animais com as dos seres humanos e é um bom recurso para explorar as diferentes formas de composição familiar.
Depois de contar a história para as crianças faça a seguinte indagação: “Nessa história, cada bicho tem uma família diferente. Nesse ponto, eles se parecem com a gente?” E você professor, pode aproveitar o trabalho com o dia dos pais para abordar as diferentes formas de organização familiar do grupo. Faça um gancho da idéia do livro com o trabalho de cada pai e converse com as crianças sobre as profissões. Pergunte a elas qual é a profissão do papai e peça-lhes que o desenhem no trabalho. Junte essa atividade ao desenho inicial feito pelas crianças no mural só que agora com o nome “Profissão do papai”.
Para encerrar as atividades, marque na escola um dia para homenagear os pais e convide-os. Nesse dia faça um Desfile de moda do “papai”. Como preparar: cada criança deve trazer peças marcantes do vestuário do pai para se “vestir de papai” e desfilar no dia do encontro. As peças podem estar relacionadas ao que o papai gosta de usar ou à profissão do papai (exemplo: camisa, gravata, calça, capacete, utensílios do trabalho etc). A passarela do desfile será demarcada com giz, fita crepe, cordão ou outro material, e decorada com flores e com os trabalhos produzidos pelas crianças. Com a ajuda dos educadores, as crianças se vestem de papai e desfilam sob o anúncio do apresentador. Por exemplo: “Entrando na passarela o papai João de Souza. Ele usa uma jaqueta de couro com calça jeans... Palmas para ele!”
Caso a criança não queira participar do desfile, não a force.
Essa atividade foi adaptada do livro: Yogi, Chizuko Aprendendo e Brincando com Música e com jogos. Vol. 1. Belo Horizonte: Fapi, 2003.
Outras possibilidades de músicas para essa aula:
“Papai, papaizinho” Grupo Olá. A letra é a seguinte:
PAPAI, PAPAIZINHO
VOU TE EMBALAR, PRA LÁ, PRA CÁ
BEM DE MANSINHO FECHA OS OLHINHOS
VOU TE CONTAR UM SEGREDINHO
QUANDO EU CRESCER E QUANDO FORES, VELHO, VELHINHO
VOU TE QUERER PROTEGER
E DAR-TE SEMPRE MUITO CARINHO
E DAR-TE SEMPRE MUITO CARINHO
Leonardo André
Composição: Leonardo André
I
Papaizinho, papaizinho
Hoje eu quero lhe dizer
Com um sorriso bem bonito: Como eu gosto de você
Papaizinho, papaizinho
Nunca me abandone não
E eu te entrego de presente Todo o meu coração
II
Papaizinho, papaizinho Hoje eu quero te aplaudir
E falar da alegria Por você estar aqui
Meu herói, meu companheiro Você é muito legal,
Tão sincero e verdadeiro Meu amigo mais leal
III
Até quando está longe Eu te amo mesmo assim
Pois eu sei que onde estiver
Sempre pensará em mim
E por isso, nesse dia, Quero te homenagear
Com aplausos e abraços
E pra sempre te amar....
Professor, em seus registros diários coloque as reações das crianças em cada etapa das atividades. Observe o comportamento das crianças durante os diálogos sobre os pais, a expressão oral e corporal, bem como dos preparativos da exposição. Dependendo do envolvimento da criança, você saberá como é a relação da criança com o pai e poderá ter elementos para intervir tanto com a criança quanto com a família.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
25/07/2013
Cinco estrelasamei as musiquinhas