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História das Eleições no Brasil

 

18/10/2010

Autor e Coautor(es)
Vânia Lúcia Lima Vieira de Mello
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Sulamita Nagem Dias Lima

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Relações de poder e conflitos sociais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Buscar informações importantes para o conhecimento do processo eleitoral brasileiro.

Compreender  a história do processo eletivo brasileiro

Entender o processo de escolha dos representantes do povo brasileiro

Identificar as diversas formas de atuação dos   partidos políticos brasileiros.

Interessar-se pelo debate e pela fundamentação dos argumentos dos partidos políticos brasileiros

Duração das atividades
05 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Alguns conhecimentos da periodicidade da história do Brasil.

Saber ler e escrever.

Estratégias e recursos da aula

Aula dialogada

Leitura de texto.

Discussão.

Pesquisa.

Trabalhos em grupo.

Leitura de imagens.

D E S E N V O L V I M E N T O

1ª ATIVIDADE:

1)      O professor apresenta a imagem abaixo propondo que os alunos a observem bem.

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://blogmaneiro.com/www/blogmaneiro.com/wp-content/uploads/2010/05/como-tirar-o-titulo-de-eleitor.jpg&imgrefurl=http://blogmaneiro.com/dicas/como-tirar-o-titulo-de-eleitor/&usg=__2TYw6JncCSyy4yShXSyJd2HjS2U=&h=348&w=325&sz=13&hl=pt-BR&start=0&tbnid=5bN69_VqtXneVM:&tbnh=118&tbnw=110&prev=/images%3Fq%3Dtitulo%2Bde%2Beleitor%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DG%26biw%3D1015%26bih%3D545%26gbv%3D2%26tbs%3Disch:1&itbs=1&iact=hc&vpx=115&vpy=86&dur=3311&hovh=232&hovw=217&tx=110&ty=126&ei=uBdbTL2RHYLQsAO4sq3kDQ&oei=uBdbTL2RHYLQsAO4sq3kDQ&esq=1&page=1&ndsp=15&ved=1t:429,r:0,s:0

2)      Em seguida, propõe a exploração da imagem discutindo:

·         O que o cidadão está mostrando?

·         Quem já possui o título de eleitor na turma?

·         Observe a expressão do cidadão? O que ele está querendo passar para as pessoas?

·         Se você estivesse no lugar dele qual seria sua expressão?

OBS:  É provável que a maioria dos alunos não manifestem contentamento. Mostre que é  fundamental a participação de todos para melhorar a situação e que a passividade do    eleitor compromete a situação. O cidadão constrói  a sociedade de acordo com seus ideais, valores e interesse. Mostre ao aluno que é a eleição que dá a ele a opção de escolher o servidor público que vai representá-lo no poder.

2ª ATIVIDADE:

1)      O professor apresenta a imagem abaixo e questiona: Qual a relação dessa imagem com o tema dessa aula?

http://www.fotosearch.com.br/THK022/e00010991/ 

2)      Após ouvir a opinião dos alunos, o professor continua discutindo:

a)      Será que o direito de votar sempre existiu para todos os brasileiros?

b)      O que você sabe sobre o direito da mulher brasileira participar do processo eleitoral?

3)      Com o objetivo de fornecer mais informações sobre o assunto, o professor apresenta o texto abaixo solicitando a leitura do mesmo.

Direito de voto feminino completa 76 anos no Brasil

saiba mais sobre essa conquista

da Folha Online

24/02/2008 - 08h00

Faz só 76 anos que a mulher brasileira ganhou o direito de votar nas eleições nacionais. Esse direito foi obtido por meio do Código Eleitoral Provisório, de 24 de fevereiro de 1932. Mesmo assim, a conquista não foi completa. O código permitia apenas que mulheres casadas (com autorização do marido), viúvas e solteiras com renda própria pudessem votar.

As restrições ao pleno exercício do voto feminino só foram eliminadas no Código Eleitoral de 1934. No entanto, o código não tornava obrigatório o voto feminino. Apenas o masculino. O voto feminino, sem restrições, só passou a ser obrigatório em 1946.

O direito ao voto feminino começou pelo Rio Grande do Norte. Em 1927, o Estado se tornou o primeiro do país a permitir que as mulheres votassem nas eleições. Naquele mesmo ano, a professora Celina Guimarães --de Mossoró (RN) se tornou a primeira brasileira a fazer o alistamento eleitoral. A conquista regional desse direito beneficiou a luta feminina da expansão do "voto de saias" para todo o país.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u367001.shtml 

4)      Após a leitura, o professor propõe uma discussão a partir das questões:

a)      Que informações novas o texto trouxe para cada um de vocês?

b)      Qual a sua opinião sobre o conteúdo  do Código Eleitoral Provisório, de 24 de fevereiro de 1932?

c)      O que representou para o país o direito das mulheres ao voto?

d)     Qual sua opinião acerca da participação, hoje, da mulher na política brasileira?

3ª ATIVIDADE:

1)      O professor organiza a turma para um trabalho no laboratório de informática onde assistirão um  vídeo que se encontra no endereço:

http://veja.abril.com.br/infograficos/historia-cedulas/index.shtml 

2)      Ao acessar o endereço acima, aparece uma linha de tempo representando a história da cédula no processo eleitoral brasileiro. Ao abrir a imagem, o professor solicita que os alunos a observem bem e tentem, “contar”, oralmente, essa história.

3)      Em seguida, o professor faz a leitura do texto que se encontra ao lado da imagem e solicita que os alunos comentem as diferenças entre os dois momentos ( 1902 e 2010)  da história das eleições no Brasil.

4)      O professor solicita que a turma comece a viagem através do tempo e para isso é preciso clicar em INICIAR  e depois clicar em cada uma das imagens.

5)      Ao abrir a imagem referente a um ano da linha de tempo, aparecerá um texto que deverá ser lido e comentado. À medida que cada texto vai sendo lido e comentado o professor faz as intervenções necessárias e promove, também, a sessão TIRA DÚVIDAS.

6)      Com o objetivo de sistematizar o que foi visto sobre a história da cédula no processo eleitoral brasileiro, o professor propõe que, coletivamente,  produzam um texto sintetizando as idéias principais dessa história.

4ª ATIVIDADE:

1)      O professor organiza a turma em grupos para o trabalho segundo as orientações abaixo:

a)      Tema geral: A HISTÓRIA DAS  ELEIÇÕES NO BRASIL

b)      Tema para cada grupo:

·         1º grupo: Eleições no Brasil

·         2º grupo: Sistema Eleitoral Brasileiro

·         3º grupo: Os partidos políticos

·         4º grupo:  Períodos da História do Brasil onde não houve direito de voto.

·         5º grupo:  História do voto

·         6º grupo: O Eleitor

c)      Material a ser utilizado: tesouras, colas, cartolinas, canetas, revistas e os endereços abaixo:

A história do voto no Brasil:

http://educacao.uol.com.br/cidadania/ult4490u8.jhtm 

http://veja.abril.com.br/infograficos/historia-cedulas/index.shtml

Todas as Eleições para presidente do Brasil:

http://www.duplipensar.net/dossies/historia-das-eleicoes/brasil-eleicao-presidencial-1891.html

Eleições No Brasil:

http://www.pesquisaescolar.com.br/pesquisaescolar/procura-se/ 

http://www.tre-sc.gov.br/site/institucional/historico-da-justica-eleitoral-no-brasil/index.html 

http://www.educador.brasilescola.com/politica-educacional/voto-democracia.htm

Sistema Eleitoral Brasileiro

http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=3468 

http://www.tse.gov.br/institucional/biblioteca/site_novo/historia_das_eleicoes/capitulos/evolucao_sistema/evolucao.htm 

Os partidos Políticos:

http://www.pesquisaescolar.com.br/pesquisaescolar/procura-se/ 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_partidos_pol%C3%ADticos_no_Brasil 

Regime Militar e o Processo Eleitoral:

http://www.tse.gov.br/institucional/biblioteca/site_novo/historia_das_eleicoes/capitulos/regime_militar/regime.htm 

Histórico da Justiça Eleitoral no Brasil

http://www.tre-sc.gov.br/site/institucional/historico-da-justica-eleitoral-no-brasil/index.html 

http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=12872 

http://www.mundoeducacao.com.br/historiadobrasil/o-processo-eleitoral-no-brasil-imperio.htm 

d)      O que fazer: o grupo poderá escolher uma maneira diferente para apresentar o conteúdo do seu tema: história em quadrinhos, paródias, notícias, contos, etc...

e)      Data da apresentação: a combinar com a turma.

f)      Local da apresentação: a combinar com a turma.

g)     Convites: cada grupo deverá criar pelo menos um convite para a apresentação dos trabalhos.

h)      Divulgação: cada grupo deverá criar pelo menos um cartaz para divulgar  a apresentação dos trabalhos.

2)      Apresentação dos trabalhos e comentários por parte do professor.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante a aula, as discussões, a realização dos trabalhos sobre os temas específicos, os debates, a leitura das imagens, o texto coletivo, as intervenções do professor, a auto-avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos.

Além disso, o professor deve avaliar a capacidade de organização e pesquisa dos alunos, a competência a partir da apresentação do trabalho, o entendimento sobre a evolução do processo eleitoral nos diferentes momentos da história do Brasil e o envolvimento  de cada aluno no processo de aprendizagem.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
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Opiniões

  • zeu borges, isaura barroso , Bahia - disse:
    zeuborges@hotmail.com.br

    25/08/2014

    Cinco estrelas

    excelente


  • José dos Santos de Abreu, SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO , Paraná - disse:
    abreu-hist@yahoo.com.br

    18/10/2010

    Quatro estrelas

    Considerando nosso papel enquanto educadores de promover a formação e o desenvolvimento do espírito de cidadania de nossos alunos, essa aula se ajusta perfeitamente a esse objetivo ao incentivar a reflexão sobre o processo eleitoral e a importância da participação popular como forma de interferência ativa no processo democrático brasileiro. É importante que os alunos percebam que essas conquistas foram obtidas através da luta de várias gerações e devem ser preservadas e ampliadas.


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