18/10/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Sulamita Nagem Dias Lima
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Relações de poder e conflitos sociais |
Buscar informações importantes para o conhecimento do processo eleitoral brasileiro.
Compreender a história do processo eletivo brasileiro
Entender o processo de escolha dos representantes do povo brasileiro
Identificar as diversas formas de atuação dos partidos políticos brasileiros.
Interessar-se pelo debate e pela fundamentação dos argumentos dos partidos políticos brasileiros
Alguns conhecimentos da periodicidade da história do Brasil.
Saber ler e escrever.
Aula dialogada
Leitura de texto.
Discussão.
Pesquisa.
Trabalhos em grupo.
Leitura de imagens.
1) O professor apresenta a imagem abaixo propondo que os alunos a observem bem.
2) Em seguida, propõe a exploração da imagem discutindo:
· O que o cidadão está mostrando?
· Quem já possui o título de eleitor na turma?
· Observe a expressão do cidadão? O que ele está querendo passar para as pessoas?
· Se você estivesse no lugar dele qual seria sua expressão?
OBS: É provável que a maioria dos alunos não manifestem contentamento. Mostre que é fundamental a participação de todos para melhorar a situação e que a passividade do eleitor compromete a situação. O cidadão constrói a sociedade de acordo com seus ideais, valores e interesse. Mostre ao aluno que é a eleição que dá a ele a opção de escolher o servidor público que vai representá-lo no poder.
1) O professor apresenta a imagem abaixo e questiona: Qual a relação dessa imagem com o tema dessa aula?
http://www.fotosearch.com.br/THK022/e00010991/
2) Após ouvir a opinião dos alunos, o professor continua discutindo:
a) Será que o direito de votar sempre existiu para todos os brasileiros?
b) O que você sabe sobre o direito da mulher brasileira participar do processo eleitoral?
3) Com o objetivo de fornecer mais informações sobre o assunto, o professor apresenta o texto abaixo solicitando a leitura do mesmo.
24/02/2008 - 08h00
Faz só 76 anos que a mulher brasileira ganhou o direito de votar nas eleições nacionais. Esse direito foi obtido por meio do Código Eleitoral Provisório, de 24 de fevereiro de 1932. Mesmo assim, a conquista não foi completa. O código permitia apenas que mulheres casadas (com autorização do marido), viúvas e solteiras com renda própria pudessem votar.
As restrições ao pleno exercício do voto feminino só foram eliminadas no Código Eleitoral de 1934. No entanto, o código não tornava obrigatório o voto feminino. Apenas o masculino. O voto feminino, sem restrições, só passou a ser obrigatório em 1946.
O direito ao voto feminino começou pelo Rio Grande do Norte. Em 1927, o Estado se tornou o primeiro do país a permitir que as mulheres votassem nas eleições. Naquele mesmo ano, a professora Celina Guimarães --de Mossoró (RN) se tornou a primeira brasileira a fazer o alistamento eleitoral. A conquista regional desse direito beneficiou a luta feminina da expansão do "voto de saias" para todo o país.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u367001.shtml
4) Após a leitura, o professor propõe uma discussão a partir das questões:
a) Que informações novas o texto trouxe para cada um de vocês?
b) Qual a sua opinião sobre o conteúdo do Código Eleitoral Provisório, de 24 de fevereiro de 1932?
c) O que representou para o país o direito das mulheres ao voto?
d) Qual sua opinião acerca da participação, hoje, da mulher na política brasileira?
1) O professor organiza a turma para um trabalho no laboratório de informática onde assistirão um vídeo que se encontra no endereço:
http://veja.abril.com.br/infograficos/historia-cedulas/index.shtml
2) Ao acessar o endereço acima, aparece uma linha de tempo representando a história da cédula no processo eleitoral brasileiro. Ao abrir a imagem, o professor solicita que os alunos a observem bem e tentem, “contar”, oralmente, essa história.
3) Em seguida, o professor faz a leitura do texto que se encontra ao lado da imagem e solicita que os alunos comentem as diferenças entre os dois momentos ( 1902 e 2010) da história das eleições no Brasil.
4) O professor solicita que a turma comece a viagem através do tempo e para isso é preciso clicar em INICIAR e depois clicar em cada uma das imagens.
5) Ao abrir a imagem referente a um ano da linha de tempo, aparecerá um texto que deverá ser lido e comentado. À medida que cada texto vai sendo lido e comentado o professor faz as intervenções necessárias e promove, também, a sessão TIRA DÚVIDAS.
6) Com o objetivo de sistematizar o que foi visto sobre a história da cédula no processo eleitoral brasileiro, o professor propõe que, coletivamente, produzam um texto sintetizando as idéias principais dessa história.
1) O professor organiza a turma em grupos para o trabalho segundo as orientações abaixo:
a) Tema geral: A HISTÓRIA DAS ELEIÇÕES NO BRASIL
b) Tema para cada grupo:
· 1º grupo: Eleições no Brasil
· 2º grupo: Sistema Eleitoral Brasileiro
· 3º grupo: Os partidos políticos
· 4º grupo: Períodos da História do Brasil onde não houve direito de voto.
· 5º grupo: História do voto
· 6º grupo: O Eleitor
c) Material a ser utilizado: tesouras, colas, cartolinas, canetas, revistas e os endereços abaixo:
A história do voto no Brasil:
http://educacao.uol.com.br/cidadania/ult4490u8.jhtm
http://veja.abril.com.br/infograficos/historia-cedulas/index.shtml
Todas as Eleições para presidente do Brasil:
http://www.duplipensar.net/dossies/historia-das-eleicoes/brasil-eleicao-presidencial-1891.html
Eleições No Brasil:
http://www.pesquisaescolar.com.br/pesquisaescolar/procura-se/
http://www.tre-sc.gov.br/site/institucional/historico-da-justica-eleitoral-no-brasil/index.html
http://www.educador.brasilescola.com/politica-educacional/voto-democracia.htm
Sistema Eleitoral Brasileiro
http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=3468
Os partidos Políticos:
http://www.pesquisaescolar.com.br/pesquisaescolar/procura-se/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_partidos_pol%C3%ADticos_no_Brasil
Regime Militar e o Processo Eleitoral:
Histórico da Justiça Eleitoral no Brasil
http://www.tre-sc.gov.br/site/institucional/historico-da-justica-eleitoral-no-brasil/index.html
http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=12872
http://www.mundoeducacao.com.br/historiadobrasil/o-processo-eleitoral-no-brasil-imperio.htm
d) O que fazer: o grupo poderá escolher uma maneira diferente para apresentar o conteúdo do seu tema: história em quadrinhos, paródias, notícias, contos, etc...
e) Data da apresentação: a combinar com a turma.
f) Local da apresentação: a combinar com a turma.
g) Convites: cada grupo deverá criar pelo menos um convite para a apresentação dos trabalhos.
h) Divulgação: cada grupo deverá criar pelo menos um cartaz para divulgar a apresentação dos trabalhos.
2) Apresentação dos trabalhos e comentários por parte do professor.
http://veja.abril.com.br/051108/entrevista.shtml
http://www.tse.gov.br/institucional/biblioteca/site_novo/historia_das_eleicoes/index.html
A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante a aula, as discussões, a realização dos trabalhos sobre os temas específicos, os debates, a leitura das imagens, o texto coletivo, as intervenções do professor, a auto-avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos.
Além disso, o professor deve avaliar a capacidade de organização e pesquisa dos alunos, a competência a partir da apresentação do trabalho, o entendimento sobre a evolução do processo eleitoral nos diferentes momentos da história do Brasil e o envolvimento de cada aluno no processo de aprendizagem.
Quatro estrelas 2 classificações
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25/08/2014
Cinco estrelasexcelente
18/10/2010
Quatro estrelasConsiderando nosso papel enquanto educadores de promover a formação e o desenvolvimento do espírito de cidadania de nossos alunos, essa aula se ajusta perfeitamente a esse objetivo ao incentivar a reflexão sobre o processo eleitoral e a importância da participação popular como forma de interferência ativa no processo democrático brasileiro. É importante que os alunos percebam que essas conquistas foram obtidas através da luta de várias gerações e devem ser preservadas e ampliadas.