Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Refletindo sobre esporte e saúde

 

01/12/2010

Autor e Coautor(es)
Adriane Silva Tomaz
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores históricos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

§  Discutir a relação existente entre esporte e saúde;

§  Identificar as implicações do esporte de alto rendimento na saúde;

§  Construir referências teóricas acerca dos binômios: esporte/saúde e atividade física/qualidade de vida para aplicabilidade na sua vida cotidiana.

Duração das atividades
2 aulas de 60 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para esta aula, não são necessários conhecimentos prévios específicos sobre a temática.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1:   

Iniciar a aula dividindo a turma em grupos e pedindo que respondam à seguinte pergunta: O que é saúde e o que é preciso fazer para ter saúde? Cada grupo deverá registrar suas respostas em uma folha de papel. Em seguida, o professor deverá perguntar se atividade física faz bem à saúde e quais são as práticas corporais que os alunos acham boas para saúde. Dentre as práticas citadas, a turma poderá escolher algumas para serem estudadas.

O desenvolvimento das aulas sobre as práticas escolhidas pela turma se dará da seguinte forma.

a) Apresentação expositiva sobre as práticas escolhidas;

b) Apresentação e discussão sobre como se pratica;

c) Experimentação e adaptação às possibilidades oferecidas pela escola.

  

Atividade 2:  

Neste momento, outra questão-problema norteará as discussões e ações da aula: Esporte é saúde? As respostas deverão ser registradas.  

Para subsidiar as discussões sobre o tema poderão ser apresentados os seguintes vídeos:  

http://www.youtube.com/watch?v=OnrS4o-dQLE 

http://www.youtube.com/watch?v=njb9d5pcH6w 

http://www.youtube.com/watch?v=buIiu-24Rro

(Acesso em 30/11/2010). 

Atividade 3:  

Após apreciação dos vídeos e mediados pela ação do professor, os alunos deverão realizar um debate sobre a questão-problema e elaborar coletivamente sínteses sobre a relação esporte e saúde. O grupo deverá escolher um redator para fazer o registro das elaborações. Algumas questões podem nortear o debate:

a) Quais foram os assuntos tratados nos vídeos sobre a prática de esportes?

b) A prática de atividade física tem uma relação direta com a saúde?

c) Quais são os aspectos que devem ser analisados em relação à prática de esportes e à saúde dos praticantes?

d) Quais as implicações provocadas pelo esporte de alto rendimento?  

Recursos Complementares
Avaliação

Elaborar cartazes onde serão expostos novas formulações produzidas a partir do conhecimento científico e ético acerca da relação esporte e saúde.

Tais cartazes deverão conter:

1) Um conceito ampliado de saúde;

2) Informações sobre saúde e atividade física;

3) Informações e análises sobre as implicações do esporte de alto rendimento para a saúde;

4) Propostas de novas atitudes na prática social dos alunos, onde expressem um posicionamento crítico e consciente frente às questões que envolvam a prática de esportes e a saúde.

Obs: No item 4, o objetivo é que a turma proponha dicas de ações positivas em relação à prática de esportes e de outras atividades físicas tendo a saúde como referência central.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.