01/12/2010
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Valores históricos |
§ Discutir a relação existente entre esporte e saúde;
§ Identificar as implicações do esporte de alto rendimento na saúde;
§ Construir referências teóricas acerca dos binômios: esporte/saúde e atividade física/qualidade de vida para aplicabilidade na sua vida cotidiana.
Para esta aula, não são necessários conhecimentos prévios específicos sobre a temática.
Iniciar a aula dividindo a turma em grupos e pedindo que respondam à seguinte pergunta: O que é saúde e o que é preciso fazer para ter saúde? Cada grupo deverá registrar suas respostas em uma folha de papel. Em seguida, o professor deverá perguntar se atividade física faz bem à saúde e quais são as práticas corporais que os alunos acham boas para saúde. Dentre as práticas citadas, a turma poderá escolher algumas para serem estudadas.
O desenvolvimento das aulas sobre as práticas escolhidas pela turma se dará da seguinte forma.
a) Apresentação expositiva sobre as práticas escolhidas;
b) Apresentação e discussão sobre como se pratica;
c) Experimentação e adaptação às possibilidades oferecidas pela escola.
Neste momento, outra questão-problema norteará as discussões e ações da aula: Esporte é saúde? As respostas deverão ser registradas.
Para subsidiar as discussões sobre o tema poderão ser apresentados os seguintes vídeos:
http://www.youtube.com/watch?v=OnrS4o-dQLE
http://www.youtube.com/watch?v=njb9d5pcH6w
http://www.youtube.com/watch?v=buIiu-24Rro
(Acesso em 30/11/2010).
Após apreciação dos vídeos e mediados pela ação do professor, os alunos deverão realizar um debate sobre a questão-problema e elaborar coletivamente sínteses sobre a relação esporte e saúde. O grupo deverá escolher um redator para fazer o registro das elaborações. Algumas questões podem nortear o debate:
a) Quais foram os assuntos tratados nos vídeos sobre a prática de esportes?
b) A prática de atividade física tem uma relação direta com a saúde?
c) Quais são os aspectos que devem ser analisados em relação à prática de esportes e à saúde dos praticantes?
d) Quais as implicações provocadas pelo esporte de alto rendimento?
(Acesso em 30/11/2010).
Elaborar cartazes onde serão expostos novas formulações produzidas a partir do conhecimento científico e ético acerca da relação esporte e saúde.
Tais cartazes deverão conter:
1) Um conceito ampliado de saúde;
2) Informações sobre saúde e atividade física;
3) Informações e análises sobre as implicações do esporte de alto rendimento para a saúde;
4) Propostas de novas atitudes na prática social dos alunos, onde expressem um posicionamento crítico e consciente frente às questões que envolvam a prática de esportes e a saúde.
Obs: No item 4, o objetivo é que a turma proponha dicas de ações positivas em relação à prática de esportes e de outras atividades físicas tendo a saúde como referência central.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!