Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


AS ERVAS: SEUS AROMAS E SABORES.

 

26/08/2010

Autor e Coautor(es)
Luzia Luzinete Pereira
imagem do usuário

NATAL - RN Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Nayde Solange Garcia Fonseca

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno, na faixa etária de cinco anos de idade, poderá aprender a:

  • Conhecer alguns tipos de ervas, sobretudo as regionais;
  •  Conhecer as propriedades físicas de algumas ervas;
  •  Identificar as qualidades nutritivas dessas ervas;
  •  Elaborar e saborear comidas/chás feitos com ervas.
Duração das atividades
Quatro aulas, cada uma com quarenta minutos de duração.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noção do conceito de "nutrição".

Estratégias e recursos da aula

ATIVIADADE 01 – CONHECENDO AS ERVAS

 1º MOMENTO: O/a professor/a deverá questionar as crianças sobre as ervas que elas conhecem:

  • Quem sabe dizer o são as ervas?
  •  Para que elas servem?
  • Na casa de vocês existem ervas?
  • Vocês sabem me dizer o nome de alguma erva?
  •  Vocês sabiam que erva é tempero?
  • Vocês sabiam que as ervas servem para fazer chás deliciosos?
  • Quem gosta de tomar chá?Qual chá vocês gostam de tomar?
  • Na sua casa fazem chás?
  • Quando vocês acham que as pessoas devem tomar chás?

 Todas as respostas das crianças deverão ser registradas e anexadas no mural. 

2º MOMENTO: O/a professor/a deverá propor que as crianças façam uma pesquisa junto aos seus pais questionando:

  •  Quais ervas que utilizamos aqui em casa?
  • Qual erva que não utilizamos em casa?
  • Quais ervas vocês conhecem?
  • Por que tomamos chá?
  • Qual chá é consumido aqui em casa?
  • Quando eu era bebe eu tomava chá?
  •  Qual? Por que?
  • Vocês conhecem algum chá com propriedade terapêutica, ou que ajuda prevenir doenças?
  • Quais chás vocês conhecem/ gostam?
  • Chá emagrece? 

Depois, no momento da grande roda, as crianças deverão falar sobre o que aprenderam com seus pais. O/a professor/a deverá ser o escriba da sala, registrando as respostas das crianças e comparando a fala anterior com a fala atual, evidencindo/grifando os novos conhecimentos.

ATIVIDADE 2 - EXPLORANDO AS CORES E OS AROMAS DAS ERVAS

1 MOMENTO: O professor informará aos alunos que farão uma aula passeio na feira para comprarem ervas. Na feira livre, a turma deverá percorrer as barracas, pois não deverão perder a oportunidade de entrarem em contato com o mundo de cores, formas e sabores.Lá, as crianças deverão ter a oportunidade de entrevistarem os comerciantes, saciando suas curiosidades sobre o assunto. Durante a aula passeio o/a professor poderá indagar:

  • Qual a erva mais vendida?
  • Quais os benefícios que cada erva faz para a saúde?
  • Como eles conseguem obter as ervas?
  • As ervas tem época certa para ser colhida?
  • Conte o relato de uma pessoa que se curou com ervas? Qual foi?
  • Obs: Antes de saírem para a aula passeio, se faz necessário estabelecer alguns combinados: ficar sempre perto do grupo, respeitar os colegas, seguir as orientações do/a professor/a.  

http://wiccabrasil.ning.com/group/amadiadaservas 

2 MOMENTO: Quando retornarem da feira, o/a professor/a deverá propor a elaboração de um paínel com as fotos da feira, seguindo cronologicamente os acontecimentos. sugerindo colocar a hora registrada na máquina fotográfica em cada foto, trabalhando a noção de tempo (minuto, segundo) com as crianças. Além disso, as crianças poderão criar as legendas das fotos dentro de balões, como em história em quadrinhos, utilizando para isso onomatopéias.

ATIVIDADE 03 - AMPLIANDO O CONHECIMENTO SOBRE AS ERVAS

 1 MOMENTO: O/a professor/a juntamente com as crianças pesquisaram em livros, revistas e internet as propriedades das ervas, para depois na grande roda socializarem os conhecimentos adquidos. Depois selecionarão as ervas que trouxeram da feira em: ERVAS AROMATICAS e ERVAS MEDICINAIS, experimentando os sabores, cheiros, cores e texturas. Em seguida o/a professor/a deverá propor que as crianças coloquem as ervas em saquinhos transparentes.

 2 MOMENTO: Quando todo o material (cartolina ou papel madeira, hidrocor, lápis de cor, giz de cera) estiverem organizados, as crianças deverão elaborar um paínel, especificando as propriedades, funções, local de origem das ervas.  Para tanto o/a professor/a deverá informar: As ervas deverão ser colocadas em saquinhos transparentes e amarrados com nó. Os saquinhos com as ervas deverão ser colados na parte superior da cartolina. Abaixo dos saquinhos deverão constar o nome da erva. Abaixo do nome da erva deverá ser explicado sua origem e propriedades.

3 MOMENTO: O/a professor/a poderá propor para a turma saborear alguns chás no decorrer do dia. Para tanto terão que votar qual seria o melhor chá: camomila, erva doce, erva cidreira, hortelã.

ATIVIDADE 4 - SABOREANDO ALGUMAS ERVAS 

1 MOMENTO: O/a professor/a poderá combinar com as crianças de fazerem um seminário para os pais sobre o que aprenderam. Para tanto, cada aluno fará o seu convite personalizado, elaborando o texto, evidenciando o loca, dia e horário, bem como o objetivo do seminário. Os convites poderão ser decorados com ramos de ervas ou pedaços de canela em pau.

Sugestão de material: papel A4, hidrocor, giz de cera, cola, tesoura, ervas, canela em pau e fitas.

2 MOMENTO: A sala será dividida em grupos e cada grupo ficará responsável para transmitir aos pais as informações básicas sobre determinada erva. No dia da apresentação as crianças deverão organizar/arrumar o local, para tanto, terão que providenciar mesinhas, nas quais ficarão expostas as ervas, chás, garrafas térmicas com água quente, adoçante, açúcar, colher, xícaras (de preferência sugerir que os pais/responsáveis tragam a sua de casa) e se possível alguns biscoitinhos.

http://www.submarino.com.br/produto/1/278194 

3 MOMENTO: Quando os pais chegarem, o/a professor/a fará um pequeno relato das atividades desenvolvidas com o estudo das ervas e salientará a importância da família num momento de interação com aquele. Durante o seminário, cada grupo deverá falar sobre a origem e propriedades das ervas, bem como oferecer uma degustação.

4 MOMENTO: O/a professor/a poderá propor o cultivo de ervas. Para tanto, cada criança deverá escolher a semente/muda que irá plantar, lembrando que as plantas necessitam de cuidados e carinho para germinar e crescer.

Recursos Complementares
Avaliação

O aluno será avaliado a partir do conhecimento que conquistou sobre as ervas, por sua dedicação para realizar as atividades, pela sua capacidade de cumprir os combinados.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.