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ELEIÇÕES 2010

 

16/11/2010

Autor y Coautor(es)
Vânia Lúcia Lima Vieira de Mello
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Sulamita Nagem Dias Lima

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cidadania e participação
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Relações de poder e conflitos sociais
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Reconhecer a importância da sua participação política.

Identificar os cargos eletivos de 2010.

Analisar as pesquisas de votos das eleições de 2010.

Conhecer o que é permitido nas campanhas políticas de 2010.

Analisar informações que circulam com objetivos de desinformação.

Duração das atividades
03 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Saber ler e escrever.

Conhecer o gênero charge: sua forma composicional, linguagem, função e contexto de circulação.

Estratégias e recursos da aula

Leitura de texto.

Discussão.

Interpretação de texto

Vídeo

Interpretação de charge

Relatório

Análise de gráfico de linha

Campanha informativa

1ª ATIVIDADE:

1)  Reunir os alunos em círculo com o objetivo de  avaliar o envolvimento político de cada um deles no processo eleitoral de 2010. Para isso, o professor propõe uma discussão a partir da questão: Quem já escolheu o candidato que vai apoiar nestas eleições, independente de ter ou não o título de eleitor?  Justifique seu apoio ao candidato.

OBS: Considerar a fala do aluno que argumentar que não ter nenhum candidato, aproveitando a oportunidade de avaliar com eles a postura do desinteresse, explicando que é neste momento que estamos escolhendo o representante do povo brasileiro e avaliar também a importância deste envolvimento.

2)  Apresentar  a imagem e o texto que a acompanha solicitando que os alunos observem bem a imagem e leiam o texto. 

http://pulsoeletromagnetico.blogspot.com/2010/07/as-leis-sem-fim-e-as-eleicoes-por-mais.html 

Quem manda é o eleitor, somos nós que escolhemos os governantes e parlamentares, eles são nossos empregados e devem nos representar de maneira transparente, com ética e seriedade. Ou então rua! Afinal se você não agrada seu patrão, não com puxa-saquismo, mas sim com trabalho levado a sério, ele lhe demite, não é mesmo? O puxa saco da política é o populista, que puxa o saco do eleitor pra se eleger. Chega de dar uma martelada no crivo e outra na ferradura gente! Está na hora de mudar pra valer!

Não é só o nosso futuro que está em jogo, é o futuro das próximas gerações que está em nossas mãos. O futuro do Planeta!

http://pulsoeletromagnetico.blogspot.com/2010/07/as-leis-sem-fim-e-as-eleicoes-por-mais.html 

3)      Em seguida, propor que os alunos falem sobre a imagem e o texto procurando se posicionar sobre a mensagem que ambos transmitem.

2ª ATIVIDADE:

1)      O professor apresenta a charge que se segue pedindo que façam a leitura da mesma.

http://www.prosaepolitica.com.br/2010/08/11/charge-previsao/ 

2)      Em seguida, o professor propõe uma discussão a partir das questões:

a)      Para que serve uma charge?

b)      O que retrata uma charge?

c)      Qual é o fato que essa charge está denunciando?

d)     Essa é uma realidade que temos percebido nas eleições de 2010?

e)      Como podemos nos posicionar frente à esta questão?

3)      O professor entrega uma cópia do texto abaixo solicitando a leitura do mesmo.  

Tribunal cassa prefeito de Cuparaque e vereador de Betim

Por quatro votos a dois, o TRE confirmou nesta terça-feira (27) a cassação, por compra de votos, do prefeito eleito de Cuparaque (89ª Zona Eleitoral de Conselheiro Pena), Maxwell Monteiro da Silva (DEM), e do vice, Ronaldo Balbino Nunes. A representação foi apresentada pela coligação adversária “A Vez do Povo” (PMDB/PDT/PSB).

Para o relator do caso, juiz Benjamin Rabello, não houve a caracterização, de acordo com os autos, de captação ilícita de sufrágio.

Segundo a revisora do processo, juíza Mariza Porto, cujo voto foi acompanhado pela maioria dos magistrados, “para a caracterização da captação ilícita de sufrágio, basta a comprovação da compra de um único voto, sendo desnecessária a demonstração da potencialidade lesiva do fato. Nesse sentido, ao compulsar os autos, vislumbra-se que os depoimentos das testemunhas comprovam a compra de votos, com todos os seus requisitos legais, por parte dos recorrentes”.

28/10/2009

http://www.tre-mg.jus.br/portal/website/noticias/ano_2009/outubro/noticia_0042.html_917596318.html 

4)      O professor organiza a turma em duplas para que respondam, por escrito, as questões abaixo:

a)      Qual é  o assunto do texto?

b)      O que significa a sigla TRE?

c)      Qual foi a decisão do TRE?

d)     O que, na opinião da dupla, justifica a revisão do processo pela juíza Mariza Porto ?

e)      O que significa a expressão  “Por quatro votos a dois”?

f)       Qual a relação do assunto do texto com a charge trabalhada anteriormente?

5)      O professor socializa as respostas da turma e faz os comentários necessários.   OBS: Mostre ao aluno a importância de uma discussão democrática, respeitando a expressão do outro, que todos devem e podem dela participar em condições de igualdade, mostrando a importância do cidadão ou grupo social desenvolver atividades que construam uma sociedade de acordo com seus ideais, valores e interesse.

3ª ATIVIDADE:

1)      O professor organiza a turma em grupos e propõe que façam na escola e nos arredores uma pesquisa envolvendo as seguintes perguntas:

a)      Em que data acontecerá a próxima eleição?

b)      Quais são os cargos eletivos de 2010?

c)      Quais são as regras para uma campanha limpa?

2)      Com as entrevistas realizadas, o professor propõe que cada grupo crie um cartaz que divulgue as respostas e ao mesmo tempo faça  uma  “campanha informativa” para  sensibilizar e informar a população sobre o processo eletivo contribuindo para a construção de uma sociedade responsável e democrática.

3)      O professor socializa as produções, faz as intervenções necessárias e organiza a distribuição dos cartazes nas dependências da escola.

4)      O professor encaminha os alunos para a sala de informática com o objetivo de assistirem o vídeo que se encontra no endereço:

http://eleicoes2010.jus.br/ 

5)      Com a turma ainda em grupos e após o vídeo, o professor propõe:

a)      Uma discussão a partir das questões:

  •  Qual é a mensagem passada pelo texto?
  •  A quem se destina os desafios do vídeo?
  •  O que quer demonstrar o episódio entre o Sr. Ramirez e seu funcionário?

b)  A escrita de uma carta endereçada aos eleitores da escola para transmitir a eles o conteúdo do vídeo.

OBS:  Orientações para o professor que desejar explorar mais esse vídeo:

c)      Navegando  pelo site, os alunos poderão descobrir:

  •  O CAMINHO DO VOTO
  •  PESQUISE OS CANDIDATOS
  •  SITUAÇÃO ELEITORAL
  •  PASSO A PASSO

d)       Clicando  sobre filmes e spots você pode:

  •  Pesquisar o papel do presidente, do governador e do Senador
  •  Esclarecer o que é compra de votos.
  •  Saber quais são os documentos necessários para o dia da votação

6)      O professor socializa as produções dos alunos e faz os comentários necessários.

4ª ATIVIDADE:

1)      O professor apresenta o gráfico abaixo e coletivamente faz uma discussão a partir das questões:

a)      Qual é a fonte de informações do gráfico?

b)      O que ele nos informa?

c)      Qual foi o período da pesquisa?

d)     Qual o objetivo das pesquisas de intenção de voto?

e)       As conclusões deste gráfico estão de acordo com o que você tem visto na mídia?

OBS:  Seria interessante um trabalho com o professor de Matemática para que os alunos possam ler o gráfico da melhor maneira possível.

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://acertodecontas.blog.br/wp-content/uploads/2010/ 

2)      O professor organiza a turma em grupos para que cada um crie um cartaz segundo as orientações abaixo:

1º grupo: Dia e horário do processo eletivo

http://www.tre-mg.jus.br/portal/website/eleicoes2010/guia_do_eleitor.html 

2º grupo: Quem deve votar

http://www.tre-mg.jus.br/portal/website/eleicoes2010/guia_do_eleitor.html 

http://www.portaldoeleitor.pt/Eleicoes/Eleicao.aspx 

3º grupo: Como votar

http://www.portaldoeleitor.pt/Eleicoes/Eleicao.aspx 

http://eleicoes2010.jus.br/  (Passo a passo)

5º grupo: Como saber o local de votação

A lista com os locais de votação só estarão disponíveis dois meses antes das eleições. A consulta poderá se feita nos jornais locais ou no site:

http://eleicoes2010.jus.br/ 

6º grupo: Serviço de informações sobre eleições como:

  • Voto consciente
  • Voto nulo
  • Voto em transito

http://www.tre-mg.jus.br/portal/website/servicos_eleitor/como_votar/voto_consciente/ 

7º grupo: Eleitores com deficiência:

Os eleitores portadores de necessidades especiais podem contar com o auxílio de pessoa de sua confiança para votar, ainda que não tenha requerido antecipadamente ao Juiz Eleitoral.

A urna eletrônica conta com a identificação numérica em Braille para os eleitores com deficiência visual e, em alguns locais, com fones de ouvido.

8º grupo: Conscientização do cidadão:

Como fazer uma campanha limpa

Propaganda eleitoral de acordo com as normas do TSE.

http://campanhasemsujeira.tre-mg.jus.br/regras-do-jogo.html 

9º grupo: Dúvidas freqüentes

http://www.tre-mg.jus.br/portal/website/servicos_eleitor/duvidas_frequentes/ 

3)   O professor socializa as produções da turma, faz os comentários necessários e organiza a colocação do material em  pontos estratégicos da escola.

OBS: Essa atividade tem por objetivo motivar  os alunos para a importância da participação de todos de uma maneira consciente, destacando a importância de se desenvolver atividades que objetivem construir uma sociedade responsável e democrática.   

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante a aula, as discussões, a leitura das imagens, a leitura do gráfico, a criação de cartazes,  as intervenções do professor, a auto-avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos. Além disso, analise com a turma os resultados da “Campanha de Conscientização”, observe se eles entenderam  e realizaram o objetivos propostos.Avalie o envolvimento dos alunos nas atividades proposta durante o trabalho.Observe se os alunos apresentaram uma atitude consciente e responsável em relação ao processo eletivo de 2010.

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