16/11/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Sulamita Nagem Dias Lima
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Cidadania e participação |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Relações de poder e conflitos sociais |
Reconhecer a importância da sua participação política.
Identificar os cargos eletivos de 2010.
Analisar as pesquisas de votos das eleições de 2010.
Conhecer o que é permitido nas campanhas políticas de 2010.
Analisar informações que circulam com objetivos de desinformação.
Saber ler e escrever.
Conhecer o gênero charge: sua forma composicional, linguagem, função e contexto de circulação.
Leitura de texto.
Discussão.
Interpretação de texto
Vídeo
Interpretação de charge
Relatório
Análise de gráfico de linha
Campanha informativa
1) Reunir os alunos em círculo com o objetivo de avaliar o envolvimento político de cada um deles no processo eleitoral de 2010. Para isso, o professor propõe uma discussão a partir da questão: Quem já escolheu o candidato que vai apoiar nestas eleições, independente de ter ou não o título de eleitor? Justifique seu apoio ao candidato.
OBS: Considerar a fala do aluno que argumentar que não ter nenhum candidato, aproveitando a oportunidade de avaliar com eles a postura do desinteresse, explicando que é neste momento que estamos escolhendo o representante do povo brasileiro e avaliar também a importância deste envolvimento.
2) Apresentar a imagem e o texto que a acompanha solicitando que os alunos observem bem a imagem e leiam o texto.
http://pulsoeletromagnetico.blogspot.com/2010/07/as-leis-sem-fim-e-as-eleicoes-por-mais.html
Quem manda é o eleitor, somos nós que escolhemos os governantes e parlamentares, eles são nossos empregados e devem nos representar de maneira transparente, com ética e seriedade. Ou então rua! Afinal se você não agrada seu patrão, não com puxa-saquismo, mas sim com trabalho levado a sério, ele lhe demite, não é mesmo? O puxa saco da política é o populista, que puxa o saco do eleitor pra se eleger. Chega de dar uma martelada no crivo e outra na ferradura gente! Está na hora de mudar pra valer!
Não é só o nosso futuro que está em jogo, é o futuro das próximas gerações que está em nossas mãos. O futuro do Planeta!
http://pulsoeletromagnetico.blogspot.com/2010/07/as-leis-sem-fim-e-as-eleicoes-por-mais.html
3) Em seguida, propor que os alunos falem sobre a imagem e o texto procurando se posicionar sobre a mensagem que ambos transmitem.
1) O professor apresenta a charge que se segue pedindo que façam a leitura da mesma.
http://www.prosaepolitica.com.br/2010/08/11/charge-previsao/
2) Em seguida, o professor propõe uma discussão a partir das questões:
a) Para que serve uma charge?
b) O que retrata uma charge?
c) Qual é o fato que essa charge está denunciando?
d) Essa é uma realidade que temos percebido nas eleições de 2010?
e) Como podemos nos posicionar frente à esta questão?
3) O professor entrega uma cópia do texto abaixo solicitando a leitura do mesmo.
Por quatro votos a dois, o TRE confirmou nesta terça-feira (27) a cassação, por compra de votos, do prefeito eleito de Cuparaque (89ª Zona Eleitoral de Conselheiro Pena), Maxwell Monteiro da Silva (DEM), e do vice, Ronaldo Balbino Nunes. A representação foi apresentada pela coligação adversária “A Vez do Povo” (PMDB/PDT/PSB).
Para o relator do caso, juiz Benjamin Rabello, não houve a caracterização, de acordo com os autos, de captação ilícita de sufrágio.
Segundo a revisora do processo, juíza Mariza Porto, cujo voto foi acompanhado pela maioria dos magistrados, “para a caracterização da captação ilícita de sufrágio, basta a comprovação da compra de um único voto, sendo desnecessária a demonstração da potencialidade lesiva do fato. Nesse sentido, ao compulsar os autos, vislumbra-se que os depoimentos das testemunhas comprovam a compra de votos, com todos os seus requisitos legais, por parte dos recorrentes”.
28/10/2009
http://www.tre-mg.jus.br/portal/website/noticias/ano_2009/outubro/noticia_0042.html_917596318.html
4) O professor organiza a turma em duplas para que respondam, por escrito, as questões abaixo:
a) Qual é o assunto do texto?
b) O que significa a sigla TRE?
c) Qual foi a decisão do TRE?
d) O que, na opinião da dupla, justifica a revisão do processo pela juíza Mariza Porto ?
e) O que significa a expressão “Por quatro votos a dois”?
f) Qual a relação do assunto do texto com a charge trabalhada anteriormente?
5) O professor socializa as respostas da turma e faz os comentários necessários. OBS: Mostre ao aluno a importância de uma discussão democrática, respeitando a expressão do outro, que todos devem e podem dela participar em condições de igualdade, mostrando a importância do cidadão ou grupo social desenvolver atividades que construam uma sociedade de acordo com seus ideais, valores e interesse.
1) O professor organiza a turma em grupos e propõe que façam na escola e nos arredores uma pesquisa envolvendo as seguintes perguntas:
a) Em que data acontecerá a próxima eleição?
b) Quais são os cargos eletivos de 2010?
c) Quais são as regras para uma campanha limpa?
2) Com as entrevistas realizadas, o professor propõe que cada grupo crie um cartaz que divulgue as respostas e ao mesmo tempo faça uma “campanha informativa” para sensibilizar e informar a população sobre o processo eletivo contribuindo para a construção de uma sociedade responsável e democrática.
3) O professor socializa as produções, faz as intervenções necessárias e organiza a distribuição dos cartazes nas dependências da escola.
4) O professor encaminha os alunos para a sala de informática com o objetivo de assistirem o vídeo que se encontra no endereço:
5) Com a turma ainda em grupos e após o vídeo, o professor propõe:
a) Uma discussão a partir das questões:
b) A escrita de uma carta endereçada aos eleitores da escola para transmitir a eles o conteúdo do vídeo.
OBS: Orientações para o professor que desejar explorar mais esse vídeo:
c) Navegando pelo site, os alunos poderão descobrir:
d) Clicando sobre filmes e spots você pode:
6) O professor socializa as produções dos alunos e faz os comentários necessários.
1) O professor apresenta o gráfico abaixo e coletivamente faz uma discussão a partir das questões:
a) Qual é a fonte de informações do gráfico?
b) O que ele nos informa?
c) Qual foi o período da pesquisa?
d) Qual o objetivo das pesquisas de intenção de voto?
e) As conclusões deste gráfico estão de acordo com o que você tem visto na mídia?
OBS: Seria interessante um trabalho com o professor de Matemática para que os alunos possam ler o gráfico da melhor maneira possível.
http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://acertodecontas.blog.br/wp-content/uploads/2010/
2) O professor organiza a turma em grupos para que cada um crie um cartaz segundo as orientações abaixo:
1º grupo: Dia e horário do processo eletivo
http://www.tre-mg.jus.br/portal/website/eleicoes2010/guia_do_eleitor.html
2º grupo: Quem deve votar
http://www.tre-mg.jus.br/portal/website/eleicoes2010/guia_do_eleitor.html
http://www.portaldoeleitor.pt/Eleicoes/Eleicao.aspx
3º grupo: Como votar
http://www.portaldoeleitor.pt/Eleicoes/Eleicao.aspx
http://eleicoes2010.jus.br/ (Passo a passo)
5º grupo: Como saber o local de votação
A lista com os locais de votação só estarão disponíveis dois meses antes das eleições. A consulta poderá se feita nos jornais locais ou no site:
6º grupo: Serviço de informações sobre eleições como:
http://www.tre-mg.jus.br/portal/website/servicos_eleitor/como_votar/voto_consciente/
7º grupo: Eleitores com deficiência:
Os eleitores portadores de necessidades especiais podem contar com o auxílio de pessoa de sua confiança para votar, ainda que não tenha requerido antecipadamente ao Juiz Eleitoral.
A urna eletrônica conta com a identificação numérica em Braille para os eleitores com deficiência visual e, em alguns locais, com fones de ouvido.
8º grupo: Conscientização do cidadão:
Como fazer uma campanha limpa
Propaganda eleitoral de acordo com as normas do TSE.
http://campanhasemsujeira.tre-mg.jus.br/regras-do-jogo.html
9º grupo: Dúvidas freqüentes
http://www.tre-mg.jus.br/portal/website/servicos_eleitor/duvidas_frequentes/
3) O professor socializa as produções da turma, faz os comentários necessários e organiza a colocação do material em pontos estratégicos da escola.
OBS: Essa atividade tem por objetivo motivar os alunos para a importância da participação de todos de uma maneira consciente, destacando a importância de se desenvolver atividades que objetivem construir uma sociedade responsável e democrática.
http://agencia.tse.gov.br/sadAdmAgencia/
http://www.youtube.com/watch?v=TllsaLhtIII&feature=player_embedded
A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante a aula, as discussões, a leitura das imagens, a leitura do gráfico, a criação de cartazes, as intervenções do professor, a auto-avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos. Além disso, analise com a turma os resultados da “Campanha de Conscientização”, observe se eles entenderam e realizaram o objetivos propostos.Avalie o envolvimento dos alunos nas atividades proposta durante o trabalho.Observe se os alunos apresentaram uma atitude consciente e responsável em relação ao processo eletivo de 2010.
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