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O jogo do contente: leitura e análise de “Pollyanna”

 

27/10/2010

Autor e Coautor(es)
Daniela Braga de Paula
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • compreender a obra escrita adaptada;
  • discutir algumas temáticas da obra: otimismo, amizade, família;
  • comparar a obra escrita ao filme;
  • produzir textos (cartaz).
Duração das atividades
04 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Leitura da obra "Pollyanna" de Júlio Emílio Braz, Ed. Scipione.
Estratégias e recursos da aula

Professor, antes de tudo, é importante que os alunos leiam a adaptação da obra “Pollyanna” de Júlio Emílio Braz; Ed. Scipione.

ATIVIDADE 1

Para iniciar a atividade, o professor dividirá a sala em 5 grupos. Cada um trabalhará uma parte do livro. Para isso, o professor entregará uma cartolina para cada grupo que fará um cartaz representativo da parte da obra.  

 As cinco partes são:

1 – Chegada de Pollyanna à Beldingsville; os primeiros dias na cidade nova e o Jogo do Contente.

2 – As primeiras mudanças em Tia Polly; a amizade com Jimmy Bean.

3 – Conhecendo o Sr. Pendleton; o amor adormecido de Tia Polly.

4 – O acidente de Pollyanna; a insatisfação com o Jogo do Contente.

5 – O retorno da alegria e a cura de Pollyanna.

Os alunos deverão usar a cartolina para fazer um desenho que represente a parte do livro indicada; fazer um esquema e um resumo. Depois, eles usarão a cartolina para se apresentarem para toda a turma. Ao final da atividade, um grande resumo do livro terá sido feito por toda a classe. As cartolinas poderão ser expostas na sala.

ATIVIDADE 2   

Para a realização dessa atividade, o professor deverá apresentar para a turma, por meio de  projeção, o que era o Jogo do Contente que Pollyanna sempre praticava:

“ - É um jogo lindo! Brinco disso desde pequena...

 Pollyanna explicou à empregada que tudo tinha começado com umas muletas que ela e o pai encontraram na caixa de donativos da igreja. Ela havia pedido uma boneca ao pai e, quando a caixa de donativos chegou, só encontraram um par de muletas para criança.

 - O jogo consiste em encontrar alegria em tudo que nos acontece. - E onde está a alegria em encontrar muletas no lugar da boneca? Eu posso saber?

- No início, eu também não entendia, mas meu pai me explicou...

 - E então?

 - A alegria está justamente em não precisar de muletas. Viu como é fácil?”

O professor poderá pedir a duas alunas que interpretem o trecho: uma faz o papel da empregada Nancy e outra, de Pollyanna.

Depois de feita a leitura, o professor deverá organizar a turma em duplas. Cada dupla receberá uma folha com diversas situações. Cada aluno deverá “praticar o jogo do contente”, ou seja, procurar alegria até mesmo nas situações difíceis. Além de falar para o colega o que pode ter de bom em cada situação, o aluno deverá escrever sua resposta no caderno.

Jogo do Contente   

1 – A viagem para a praia foi adiada para o próximo ano.

2 – Os alunos terão apenas 15 dias de férias por ano.

3 – Não ganhei o presente que estava esperando no meu aniversário.

. 4 – Acordei atrasado/a e perdi o ônibus para a escola.

5 – Estou muito gripado e não poderei ir à natação.

6 – Não tenho TV no meu quarto.

7 – Meu tênis furou.

 8 – Tirei nota baixa em matemática.

9 – Perdi as chaves de casa.

10 – Deixei minha casquinha de sorvete cair.

ATIVIDADE 3   

O professor deverá mostrar aos alunos um trecho do filme Pollyanna (1960, Disney):  

http://www.youtube.com/watch?v=WPhDlsLIltM 

Em seguida, o professor deverá dividir a turma em grupos. Cada grupo receberá uma ficha com uma pergunta para responderem oralmente.

 As perguntas são:   

1 – No vídeo, Pollyanna encontra o pastor da igreja ensaiando sua pregação. Pela expressão e palavras dele, como parecia ser seu discurso?  

 2 – Pollyanna faz uma pergunta ao pastor que lhe deixa intrigado. Que pergunta foi essa?

 3 – O que Pollyanna chamava de “textos felizes” da bíblia?   

4 – Você concorda que devemos procurar coisas boas nas pessoas em vez de procurar o mal? Explique.   

5 – Apesar de a adaptação não trazer essa conversa entre o pastor e Pollyanna, como você acha que deve ter sido a pregação dele depois da conversa com Pollyanna?  

Depois da discussão em grupos, o professor deverá promover uma discussão com toda a turma para socializarem as perguntas e as respostas.   Em seguida, o professor deverá sugerir a turma que, em grupos, façam cartazes sobre a lição de otimismo e alegria transmitidos por Pollyanna. O cartaz poderá ter o seguinte título:   “Aprendi com Pollyanna que ...”

Recursos Complementares

http://www.youtube.com/watch?v=TBNT1Fncdhs  Apresenta um vídeo com  trechos da obra original. 

Avaliação

Os alunos serão avaliados de acordo com o interesse e a participação efetiva nas atividades. As atividades escritas são importantes para o professor verificar a escrita e o entendimento dos alunos.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
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  • Uma estrela 0/2 - 0%

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Opiniões

  • Renê, Moura Lacerda , São Paulo - disse:
    reneseabrao@hotmail.com

    26/06/2015

    Cinco estrelas

    Ótima visão sobre o livro!


  • Alessandra, escolar , Minas Gerais - disse:
    alecabressane@hotmail.com

    26/07/2014

    Quatro estrelas

    Muito obrigada! Gostei muito da sequência didática! A história é linda e muito valorosa!!!


Sem classificação.
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