27/10/2010
Eliana Dias
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Professor, antes de tudo, é importante que os alunos leiam a adaptação da obra “Pollyanna” de Júlio Emílio Braz; Ed. Scipione.
ATIVIDADE 1
Para iniciar a atividade, o professor dividirá a sala em 5 grupos. Cada um trabalhará uma parte do livro. Para isso, o professor entregará uma cartolina para cada grupo que fará um cartaz representativo da parte da obra.
As cinco partes são:
1 – Chegada de Pollyanna à Beldingsville; os primeiros dias na cidade nova e o Jogo do Contente. |
2 – As primeiras mudanças em Tia Polly; a amizade com Jimmy Bean. |
3 – Conhecendo o Sr. Pendleton; o amor adormecido de Tia Polly. |
4 – O acidente de Pollyanna; a insatisfação com o Jogo do Contente. |
5 – O retorno da alegria e a cura de Pollyanna. |
Os alunos deverão usar a cartolina para fazer um desenho que represente a parte do livro indicada; fazer um esquema e um resumo. Depois, eles usarão a cartolina para se apresentarem para toda a turma. Ao final da atividade, um grande resumo do livro terá sido feito por toda a classe. As cartolinas poderão ser expostas na sala.
ATIVIDADE 2
Para a realização dessa atividade, o professor deverá apresentar para a turma, por meio de projeção, o que era o Jogo do Contente que Pollyanna sempre praticava:
“ - É um jogo lindo! Brinco disso desde pequena...
Pollyanna explicou à empregada que tudo tinha começado com umas muletas que ela e o pai encontraram na caixa de donativos da igreja. Ela havia pedido uma boneca ao pai e, quando a caixa de donativos chegou, só encontraram um par de muletas para criança.
- O jogo consiste em encontrar alegria em tudo que nos acontece. - E onde está a alegria em encontrar muletas no lugar da boneca? Eu posso saber?
- No início, eu também não entendia, mas meu pai me explicou...
- E então?
- A alegria está justamente em não precisar de muletas. Viu como é fácil?”
O professor poderá pedir a duas alunas que interpretem o trecho: uma faz o papel da empregada Nancy e outra, de Pollyanna.
Depois de feita a leitura, o professor deverá organizar a turma em duplas. Cada dupla receberá uma folha com diversas situações. Cada aluno deverá “praticar o jogo do contente”, ou seja, procurar alegria até mesmo nas situações difíceis. Além de falar para o colega o que pode ter de bom em cada situação, o aluno deverá escrever sua resposta no caderno.
Jogo do Contente
1 – A viagem para a praia foi adiada para o próximo ano. 2 – Os alunos terão apenas 15 dias de férias por ano. 3 – Não ganhei o presente que estava esperando no meu aniversário. . 4 – Acordei atrasado/a e perdi o ônibus para a escola. 5 – Estou muito gripado e não poderei ir à natação. 6 – Não tenho TV no meu quarto. 7 – Meu tênis furou. 8 – Tirei nota baixa em matemática. 9 – Perdi as chaves de casa. 10 – Deixei minha casquinha de sorvete cair. |
ATIVIDADE 3
O professor deverá mostrar aos alunos um trecho do filme Pollyanna (1960, Disney):
http://www.youtube.com/watch?v=WPhDlsLIltM
Em seguida, o professor deverá dividir a turma em grupos. Cada grupo receberá uma ficha com uma pergunta para responderem oralmente.
As perguntas são:
1 – No vídeo, Pollyanna encontra o pastor da igreja ensaiando sua pregação. Pela expressão e palavras dele, como parecia ser seu discurso?
2 – Pollyanna faz uma pergunta ao pastor que lhe deixa intrigado. Que pergunta foi essa?
3 – O que Pollyanna chamava de “textos felizes” da bíblia?
4 – Você concorda que devemos procurar coisas boas nas pessoas em vez de procurar o mal? Explique.
5 – Apesar de a adaptação não trazer essa conversa entre o pastor e Pollyanna, como você acha que deve ter sido a pregação dele depois da conversa com Pollyanna?
Depois da discussão em grupos, o professor deverá promover uma discussão com toda a turma para socializarem as perguntas e as respostas. Em seguida, o professor deverá sugerir a turma que, em grupos, façam cartazes sobre a lição de otimismo e alegria transmitidos por Pollyanna. O cartaz poderá ter o seguinte título: “Aprendi com Pollyanna que ...”
http://www.youtube.com/watch?v=TBNT1Fncdhs Apresenta um vídeo com trechos da obra original.
Os alunos serão avaliados de acordo com o interesse e a participação efetiva nas atividades. As atividades escritas são importantes para o professor verificar a escrita e o entendimento dos alunos.
Quatro estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
26/06/2015
Cinco estrelasÓtima visão sobre o livro!
26/07/2014
Quatro estrelasMuito obrigada! Gostei muito da sequência didática! A história é linda e muito valorosa!!!