Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Sobre o gênero discursivo - notícia

 

19/10/2010

Autor e Coautor(es)
Lazuita Goretti de Oliveira
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • identificar  a notícia como um gênero discursivo da  esfera jornalística;
  • analisar os elementos da estrutura composicional da notícia impressa: autoria, título, foto, legenda, olho e lead;
  • produzir uma notícia, de acordo com a estrutura estudada.  
Duração das atividades
05 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Identificação da estrutura  textual, antecipação/constatação e refutação de hipóteses.
  • Estrutura básica da narrativa.
Estratégias e recursos da aula
  • utilização do laboratório de informática e sala de vídeo;
  • atividades realizadas em grupo ou duplas de alunos;
  • utilização de fotos, notícias de jornais e vídeos veiculados na internet.

Aula 01 (50 minutos)

A notícia é um gênero discursivo em que se relata um fato, que desperta interesse do público a que o jornal se destina. Geralmente, apresenta uma linguagem clara, impessoal, concisa e adequada ao suporte em que é veiculada. Há numa notícia a predominância da narração e da função referencial da linguagem.

1. Atividade  oral

O professor deverá iniciar a aula perguntando aos alunos:

a. Vocês têm hábito de ler jornais ou assistir a noticiários televisivos?

b. Em um jornal que tipo de notícias interessam a vocês? Por quê?

c. Vocês se lembram de alguma fato recente, noticiado na mídia impressa ou televisiva? Comente.

Observação:

2. Para esta atividade, o professor deverá levar para a sala de aula, jornais e revistas.

O professor deverá  dispor os alunos em grupos e distribuir entre eles as revistas e os jornais. A seguir, deverá solicitar aos alunos o seguinte:

a. Ler os títulos da notícia da primeira página do jornal que eles têm em mãos.

b. Observar que as formas verbais estão predominantemente no tempo presente. A intenção do uso desse tempo verbal é dar ao leitor a impressão de proximidade entre o momento em que os fatos ocorreram e o momento da leitura.

c. Observar a data da publicação do jornal/revista; elemento importante para a localização dos fatos no tempo. Na primeira página de alguns jornais também se informa o horário da conclusão da edição, para que o leitor saiba  até que momento as informações puderam ser atualizadas.

 Aula 02 (50 minutos)

 Atividade 

O professor deverá levar os alunos  ao laboratório de informática para assistirem ao vídeo – O que é notícia.

Disponível em:

http://www.savevid.com/video/o-que-notcia.html 

2. Após a exibição do vídeo,  os alunos em dupla, deverão elaborar um parágrafo sobre o assunto do vídeo, respondendo a seguinte pergunta:

O que é notícia?

Aula 03 (50 minutos)

Atividade

O professor deverá reproduzir  para os alunos as duas notícias apresentadas abaixo.

Texto 1:

21/08/2010 - 10h43

Cinco pessoas ficam feridas após acidente na zona sul de São Paulo

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O motorista de um carro perdeu a direção, bateu em um poste e capotou na avenida Luís Gomes Cardim Sangirargi, altura do número 556, na Vila Mariana, na zona sul de São Paulo, na manhã deste sábado. O acidente ocorreu por volta 6h e interditou toda a via.

As cinco pessoas que estavam no veículo foram encaminhadas para os prontos-socorros de três hospitais da região, Cruz Azul, São Paulo e Vergueiro. De acordo com a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), o fluxo de carros na região do acidente está lento.

Para evitar lentidão, os engenheiros da CET montaram um desvio para os motoristas pelas ruas Dona Inácia Uchôa, Fernando Galiani, Dona Brígida, bem como pela avenida Lins de Vasconcelos.

Disponível em:

http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/786675-cinco-pessoas-ficam-feridas-apos-acidente-na-zona-sul-de-sao-paulo.shtml 

Texto 2:

 20/08/2010 13h25 - Atualizado em 20/08/2010 17h14

Bon Jovi anuncia show no Rio de Janeiro

Grupo americano toca na Praça da Apoteose no dia 8 de outubro.

Banda também se apresenta em São Paulo no dia 6 de outubro.

O grupo americano de hard rock Bon Jovi anunciou nesta sexta-feira (20) que vai se apresentar no Rio de Janeiro. A banda, que havia anunciado uma apresentação em São Paulo no dia 6 de outubro, vai tocar também na Praça da Apoteose, no Rio, no dia 8 de outubro.

Os ingressos para o show no Rio custam R$ 250 (pista normal) e R$ 600 (pista premium), com direito à meia-entrada para estudantes e maiores de 60 anos, e começam a ser vendidos para o público em geral no dia 30 de agosto.

O grupo de hard rock americano Bon Jovi. (Foto: Divulgação)

Em São Paulo, o grupo se apresenta no Estádio do Morumbi, e os ingressos variam entre R$ 160 a R$ 600, com meia-entrada.

Liderada pelo vocalista Jon Bon Jovi, a banda não toca no Brasil há 15 anos, e atualmente está em turnê com seu novo álbum, "The Circle". Os shows divulgado no 11º disco do grupo começaram em fevereiro deste ano. A banda deve fazer 135 apresentações em 30 países de cinco continentes.

Bon Jovi no Brasil São Paulo

Quando: 6 de outubro, às 21h

Onde: Estádio do Morumbi - Praça Roberto Gomes Pedrosa, nº 1

Quanto: entre R$ 160 e R$ 600, com direito à meia-entrada

Informações: www.ticketsforfun.com.br

 (11) 2846-6232 

Rio de Janeiro

Quando: 8 de outubro, às 21h

Onde: Praça da Apoteose - R. Marques de Sapucaí , s/nº

Quanto: entre R$ 250 e R$ 600, com direito à meia-entrada

Informações: www.ticketsforfun.com.br  

(11) 2846-6232

Disponível em:

http://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2010/08/bon-jovi-anuncia-show-no-rio-de-janeiro.html 

II - Os alunos,  em grupo de quatro pessoas, deverão responder às questões propostas sobre os textos. O professor deverá xerocar as perguntas para os alunos.

1. Identifique nas notícias 1 e 2 os seguinte fatores que caracterizam esse gênero discursivo.

a. Onde ocorrem os fatos?

b. Quando?

c. Quais as pessoas envolvidas?

d. Qual foram as causas?  E os efeitos?

e. Há depoimentos? De quem  são?

f.  Quais os detalhes secundários?

g. Há imagens e fotos com legenda? Qual a importância desses elementos para uma notícia?

2. Uma notícia bem estruturada apresenta a seguinte forma: ·

- Título: a notícia deve ser encabeçada por um título expressivo para chamar a atenção do leitor. O título relaciona-se com o lead e pode apresentar um sub-título. · 

- Lead  ou parágrafo guia: primeiro parágrafo, em que se resume o fato acontecido. È uma parte fundamental  da notícia que além de captar a atenção do leitor, tem como objetivo fornecer-lhe informações fundamentais, respondendo às perguntas:  quem? O quê? Onde? Quando?

- Corpo da notícia: parágrafo(s) em que se faz a descrição pormenorizada dos fatos ocorridos. Nesta segunda parte, responde-se às questões: como? Por quê?

a. As  notícias analisadas estão estrutura nesse formato? Justifique.

b. Transcreva o lead de cada uma das notícias – 1 e 2.

3. Nas  notícias lidas, predominam a neutralidade sobre o que se noticia ou o jornalista demonstra a sua opinião pessoal sobre o assunto? Justifique sua resposta.

4. Nos notícias 1 e 2, predomina  a 1ª. ou a terceira pessoa gramatical? Por quê?

5. As duas notícias são diferentes em que aspectos?

6. Dentre os sinais de pontuação, o ponto final é bastante usado em textos de notícia, entretanto a interrogação e a exclamação nunca aparecem. Por quê?

7. Uma característica fundamental da notícia é a veracidade. Os fatos noticiados são realmente acontecidos.

Quem é(são) o (s) responsável(eis) pelo que é divulgado em um jornal?

8. Discuta com seus colegas e concluam: quais são as principais características do gênero notícia?

Aula 04 (50 minutos)

Atividade

Observação:

O objetivo da  leitura e análise de notícias diretamente em sites na internet deve-se ao fato de que as notícias são atualizadas, isto é, só apresentam valor jornalístico quando acabam de acontecer, sendo esse mais um aspecto que caracterizam o gênero. Por outro lado, com essa atividade pode-se também  explorar a natureza e a estrutura do jornal eletrônico, tais como links, interatividade, etc.

I - O professor deverá  levar os alunos ao laboratório de informática  para, em dupla, acessarem a página do jornal “Folha de São Paulo” na internet, seguindo o roteiro abaixo.

1. Acesse   o portal  do jornal Folha de São Paulo:

http://www1.folha.uol.com.br/emcimadahora/ 

2. Clique em Notícias.

3.  Selecione uma notícia e clique sobre ela.

4. Leia a notícia selecionada e responda no caderno:

a. Qual é o assunto da notícia destacada?

b. A imagem  e o título chamam a atenção do leitor? Por quê?

c. Com base na leitura do lead, identifique: onde e quando o fato ocorreu, como e por quê e quais as pessoas envolvidas.

d. Para atrair a atenção do leitor e conduzir a leitura de uma notícia,além do lead, utilizam-se recursos,tais como: foto com legenda, título  em destaque e olho da notícia – trecho escrito em destaque, que complementa as informações dadas no título da matéria.

Esses recursos foram utilizados na notícia lida? Justifique sua resposta.

e. Em relação à  linguagem, responda: em que tempo e pessoa foram empregados os verbos? A linguagem é clara e objetiva? Justifique.

Aula 05 (50 minutos)

Atividade

Produção de Texto

I – O professor deverá reproduzir para os alunos a cópia da  foto sobre as enchentes no Rio de Janeiro e apresentar a eles a seguinte proposta de produção de texto:

a. Com base no que foi estudado sobre o gênero discursivo notícia, produza um texto noticiando um fato possível de ser  retratado pela foto abaixo.

b. A estrutura de seu texto deve conter os seguintes elementos:

 - Título em destaque.

 - Olho da notícia – trecho escrito em destaque, complementando as informações dadas no título da matéria.

 - Lead: contendo as informações que respondem às perguntas:  quem? O quê? Onde? Quando?

- Corpo da notícia: descrição detalhada dos fatos ocorridos, respondendo  às questões: como? Por quê?

c. Lembre-se de dar um título para a notícia e criar uma legenda para a foto.

d. As notícias produzidas serão lidas em sala de aula para apreciação dos colegas e professor e, após eventuais correções,  expostas no mural da sala. 

Recursos Complementares

1. Para ampliar o conhecimento dos alunos a respeito da temática estudada, o professor poderá exibir para eles o vídeo:

a. Os desafios da assessoria para gerar notícia:

Disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=9f44ebnbYAs&feature=related 

2. O professor poderá também  exibir para os alunos o vídeo de Chico Buarque - Notícia de Jornal; e, a seguir proceder a análise da letra da canção.

Vídeo disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=Qz8raFQNDGI

Letra disponível em:

http://letras.terra.com.br/chico-buarque/292211/ 

Avaliação

O alunos serão avaliados, coletivamente, por meio das atividades de  análises de duas notícias de jornal e, individualmente, por meio da produção de uma notícia com base em uma foto sobre enchentes no Rio de janeiro.  

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Edna Teixeira, Aulas particulares , Rio de Janeiro - disse:
    edna_avlis@hotmail.com

    12/05/2013

    Cinco estrelas

    Os modelos de aulas apresentados me ajudam muito no desenvolvimento do meu trabalho. São bem criativos e os temas de grande interesse por parte dos alunos.


  • Paula Matos, E M de São José do Rio Preto , São Paulo - disse:
    paula-matos@ibest.com.br

    24/08/2011

    Cinco estrelas

    Achei a aula excelente. Obrigada pela oportunidade de aprender a preparar uma aula tão oportuna. Parabéns!


  • Jaqueline Gomes Alves, CE BALDOMERO BARBARA , Rio de Janeiro - disse:
    jaqueline.alves08@hotmail.com

    23/04/2011

    Cinco estrelas

    Primeiramente gostaria de agradecer, pois seus materiais têm contribuido muito com minhas práticas. São objetivos e claros. Tenho planejado boas aulas. Ainda não consegui eleborar materias para compartilhar, mas tenho aprendido bastante com a contribuição dos colegas. Abraço


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.