Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


SISTEMA MONETÁRIO BRASILEIRO

 

14/10/2010

Autor e Coautor(es)
RUTH REGINA MELO DE LIMA
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Grandezas e medidas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

         Os objetivos principais a serem alcançados com alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, com estas aulas são:  

  • Conhecer o sistema monetário brasileiro;
  • Aprender a utilizar o dinheiro: comprar, pagar, conferir o troco.
  • Observar a forma de organização de um supermercado e dos produtos;
  • Observar quem são e o que fazem as pessoas que trabalham no supermercado;
  • Identificar a profissão das pessoas que trabalham no supermercado;
  • Compreender a importância dos códigos de barra nos produtos;
  • Diferenciar e comparar os produtos do supermercado  
Duração das atividades
6 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O professor conversará com os alunos sobre a história do dinheiro. Inicialmente perguntará: O que os alunos sabem? E o que desejam aprender sobre dinheiro?  Mediante as idéias e interesses apresentados pelos alunos é possível discutir sobre o que é dinheiro, para que serve quem inventou e as mudanças ocorridas.  

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1 -  A história do dinheiro  

 1º  momento –   O/a professor/a deverá perguntar aos alunos:  

  •  Será que sempre existiram cédulas e moedas?
  •  Vocês conhecem dinheiro?
  •  Você sabe contar dinheiro, pagar e passar troco?

 2º momento - A partir das respostas dos alunos, o/a professor/a deverá solicitar uma pesquisa sobre a história do dinheiro. Depois quando as crianças retornarem com o material, o/a professor/a deverá lê-lo na grande roda. As principais informações deverá ser registrada e fixada no mural da sala. Todos os dias deverão ler a pesquisa, assim os alunos saberão que há dois mil anos atrás não havia dinheiro. Os comerciantes trocavam as mercadorias. Depois passaram a trocar as mercadorias por ouro, prata. Os romanos utilizavam o sal de cozinha como forma de pagamento. Assim surgiu a palavra salário. O gado era uma mercadoria utilizada como moeda o a palavra dinheiro vem da palavra latina pecus que quer dizer gado. O escambo era a troca de mercadorias por outra. As moedas, palavra do latim moneta, foram bastante utilizadas na compra de mercadorias. Ao longo do tempo elas tiveram diversos formatos e as cédulas de papel surgiram na idade média os negociantes davam recibos como garantia e com o tempo, esses recibos foram utilizados como pagamento, dando origem ao dinheiro. O dinheiro, sistema monetário, é formado por cédulas e moedas. Possibilita a compra, todos os países possuem e cada um tem dá um nome para seu dinheiro: euro, dólar, libra, marco. No Brasil, o primeiro dinheiro chamava-se real, depois passou a ser réis, cruzeiro, cruzado, cruzado novo e real.

 3º  momento -  O/a professor/a poderá contar histórias que abordem o tema, como: O dinheiro – Aprenda a cuidar do seu dinheiro brincando, O menino do dinheiro, Como se fosse dinheiro, Almanaque Maluquinho: Prá que dinheiro?

http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/3002887/o-dinheiro-aprenda-a-cuidar-do-seu-dinheiro-brincando/?ID=C93B543A7DA08150C0C3B0911&PAC_ID=18659 

http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/2588222/o-menino-do-dinheiro/?ID=C93B543A7DA08150C0C3B0911&PAC_ID=18659 

http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/154811/como-se-fosse-dinheiro-col-turma-nossa-rua/?ID=C93B543A7DA08150C0C3B0911&PAC_ID=18659 

http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/2593398/almanaque-maluquinho-pra-que-dinheiro/?ID=C93B543A7DA08150C0C3B0911&PAC_ID=18659 

Atividade 2  Calculando o troco

 1º momento _ O/a professor/a  deverá propor para as crianças a confecção de cédulas para que possam vivenciar uma atividade de troca. Para tanto, o/a professor deverá trazer xerox de várias cédulas para sala, bem como algumas moedas para que as crianças possam observá-las e responder:

  • O que vocês estão vendo nesta cédula?
  • Qual é o valor desta cédula?
  • Qual é o animal que aparece na cédula de R$ 10,00?
  • Qual é o animal que aparece na cédula de R$ 2,00?
  • Qual é o animal que aparece na cédula de R$ 20,00?
  • Todas as cédulas aparecem animais?
  • Todas as cédulas tem a mesma cor?
  • E as moedas tem o mesmo tamanho?
  • Como você sabe qual é o valor da moeda?
  • A moeda vale mais que uma nota?

Todas as respostas deverão ser registradas para posteriormente serem confrontadas.

http://midia.brasilviagem.com/img/nota_doisreais_frente.jpg 

 http://www.brasilescola.com/curiosidades/dinheiro-sujo.htm 

 momento – O/a professor deverá trazer para sala tiras de papel recordadas do tamanho de uma cédula (14cm x 6,5 cm) aproximadamente, e solicitar que as crianças escrevam o valor da cédula, assim como desenhem um animal para cada valor (o animal poderá ser escolhido pela turma). Os desenhos poderão ser feitos com caneta hidrocor e as crianças poderão pintar as notas com lápis de cor ou giz de cera.

3º momento – O/a professor deverá sentar com os alunos na grande roda, e distribuir as cédulas entre eles. Em seguida o/a professor poderá propor algumas trocas:

  • Você quer trocar sua nota de R$ 10,00 por estas minhas cinco notas de R$ 1,00?
  • Você quer trocar suas duas notas de R$ 5,00 por uma nota de R$ 10,00?
  • Você quer trocar suas dez moedas de R$ 1,00 por está nota de R$ 10,00?
  • Você quer trocar suas dez notas de R$ 2,00 por uma nota de R$ 10,00?
  •  Sempre que o aluno aceitar ou não a troca, o/a professor/a deverá questionar: Por que você aceitou fazer está troca?  

O/a professor/a deverá deixar as crianças explicarem o porquê da sua ação, ele não deve dizer se a criança saiu perdendo ou não. Deixe que o grupo fale, o papel do professor neste momento é instigar as crianças a refletirem sobre suas ações. Depois o/a professor/a poderá propor a troca de cédulas e moedas entre eles, e ficar passando pelos grupos para ver como eles estão resolvendo os problemas propostos pelos colegas.

Obs: Todo o processo deverá ser registrado, assim o/a professor/a poderá fazer uma avaliação do grupo.

Atividade 3 –   Calculando as compras

1º momento - O/a professor deverá propor aos alunos a escrita de uma lista de compras contendo alimentos de suas preferências. Em seguida, deverá fazer o seguinte desafio aos alunos:

  • Quanto custa cada um dos produtos da lista?
  • Quanto você precisa parar comprar todos esses produtos da lista?
  • Como foi que você fez os cálculos?
  • Quanto você terá que ter em dinheiro para fazer essas compras?

Todas as respostas deverão ser registradas e fixadas no mural da sala.

 2º momento - O/a professor deverá propor uma visita ao supermercado, para tanto os alunos deverão levar a lista de compras que fizeram anteriormente, para pesquisar e registrar os preços de cada produto. E quando retornarem à escola deverão comparar com o valor estimado anteriormente.

Sugestão: Se for possível, peça para cada aluno trazer de casa algum valor em dinheiro, para poderem comprar um produto,  pagar e conferir o troco.

 3º momento – Cada aluno deverá descrever o que observou e aprendeu durante a visita ao supermercado. Discutir sobre a importância e função do código de barra nos produtos. Criar e escrever um problema, tomando como referência a situação de compra/pagamento do produto no supermercado. Apresentar o problema para os demais alunos da sala solucionarem.

6 Atividade -  Vivenciando a venda

1º momento - O/a professor/a poderá propor uma atividade fazendo-os pensar em formas de ganhar dinheiro, na qual eles teriam que vender objetos na escola. Nesse momento o/a professor/a deverá deixar que as crianças proponham o que gostariam de vender (cartões, doces, livros, jogos e brinquedos usados) Depois que decidirem o que irão vender, o/a professor juntamente com as crianças deverão organizar a feira ou bazar, organizando os produtos de venda, estipulando os preços, combinando quem serão os vendedores, quem fará as etiquetas com os preços, quem ficará no caixa.  Eles também deverão decidir o que farão com o lucro,  investindo na compra de algo de interesse do grupo como, por exemplo, vídeos educativos, filmes, jogos...    

Recursos Complementares
Avaliação

Os alunos serão avaliados se:

  • Conhecem o sistema monetário brasileiro;
  • Utilizam o dinheiro: comprar, pagar, conferir o troco.
  • Compreendem a organização de um supermercado e dos produtos;
  • Reconhecem as pessoas que trabalham no supermercado;
  • Compreendem a importância dos códigos de barra nos produtos;
  • Diferenciam os produtos do supermercado
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 12 classificações

  • Cinco estrelas 10/12 - 83.33%
  • Quatro estrelas 2/12 - 16.67%
  • Três estrelas 0/12 - 0%
  • Duas estrelas 0/12 - 0%
  • Uma estrela 0/12 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.