14/10/2010
NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Grandezas e medidas |
Os objetivos principais a serem alcançados com alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, com estas aulas são:
O professor conversará com os alunos sobre a história do dinheiro. Inicialmente perguntará: O que os alunos sabem? E o que desejam aprender sobre dinheiro? Mediante as idéias e interesses apresentados pelos alunos é possível discutir sobre o que é dinheiro, para que serve quem inventou e as mudanças ocorridas.
ATIVIDADE 1 - A história do dinheiro
1º momento – O/a professor/a deverá perguntar aos alunos:
2º momento - A partir das respostas dos alunos, o/a professor/a deverá solicitar uma pesquisa sobre a história do dinheiro. Depois quando as crianças retornarem com o material, o/a professor/a deverá lê-lo na grande roda. As principais informações deverá ser registrada e fixada no mural da sala. Todos os dias deverão ler a pesquisa, assim os alunos saberão que há dois mil anos atrás não havia dinheiro. Os comerciantes trocavam as mercadorias. Depois passaram a trocar as mercadorias por ouro, prata. Os romanos utilizavam o sal de cozinha como forma de pagamento. Assim surgiu a palavra salário. O gado era uma mercadoria utilizada como moeda o a palavra dinheiro vem da palavra latina pecus que quer dizer gado. O escambo era a troca de mercadorias por outra. As moedas, palavra do latim moneta, foram bastante utilizadas na compra de mercadorias. Ao longo do tempo elas tiveram diversos formatos e as cédulas de papel surgiram na idade média os negociantes davam recibos como garantia e com o tempo, esses recibos foram utilizados como pagamento, dando origem ao dinheiro. O dinheiro, sistema monetário, é formado por cédulas e moedas. Possibilita a compra, todos os países possuem e cada um tem dá um nome para seu dinheiro: euro, dólar, libra, marco. No Brasil, o primeiro dinheiro chamava-se real, depois passou a ser réis, cruzeiro, cruzado, cruzado novo e real.
3º momento - O/a professor/a poderá contar histórias que abordem o tema, como: O dinheiro – Aprenda a cuidar do seu dinheiro brincando, O menino do dinheiro, Como se fosse dinheiro, Almanaque Maluquinho: Prá que dinheiro?
Atividade 2 Calculando o troco
1º momento _ O/a professor/a deverá propor para as crianças a confecção de cédulas para que possam vivenciar uma atividade de troca. Para tanto, o/a professor deverá trazer xerox de várias cédulas para sala, bem como algumas moedas para que as crianças possam observá-las e responder:
Todas as respostas deverão ser registradas para posteriormente serem confrontadas.
http://midia.brasilviagem.com/img/nota_doisreais_frente.jpg
http://www.brasilescola.com/curiosidades/dinheiro-sujo.htm
2º momento – O/a professor deverá trazer para sala tiras de papel recordadas do tamanho de uma cédula (14cm x 6,5 cm) aproximadamente, e solicitar que as crianças escrevam o valor da cédula, assim como desenhem um animal para cada valor (o animal poderá ser escolhido pela turma). Os desenhos poderão ser feitos com caneta hidrocor e as crianças poderão pintar as notas com lápis de cor ou giz de cera.
3º momento – O/a professor deverá sentar com os alunos na grande roda, e distribuir as cédulas entre eles. Em seguida o/a professor poderá propor algumas trocas:
O/a professor/a deverá deixar as crianças explicarem o porquê da sua ação, ele não deve dizer se a criança saiu perdendo ou não. Deixe que o grupo fale, o papel do professor neste momento é instigar as crianças a refletirem sobre suas ações. Depois o/a professor/a poderá propor a troca de cédulas e moedas entre eles, e ficar passando pelos grupos para ver como eles estão resolvendo os problemas propostos pelos colegas.
Obs: Todo o processo deverá ser registrado, assim o/a professor/a poderá fazer uma avaliação do grupo.
Atividade 3 – Calculando as compras
1º momento - O/a professor deverá propor aos alunos a escrita de uma lista de compras contendo alimentos de suas preferências. Em seguida, deverá fazer o seguinte desafio aos alunos:
Todas as respostas deverão ser registradas e fixadas no mural da sala.
2º momento - O/a professor deverá propor uma visita ao supermercado, para tanto os alunos deverão levar a lista de compras que fizeram anteriormente, para pesquisar e registrar os preços de cada produto. E quando retornarem à escola deverão comparar com o valor estimado anteriormente.
Sugestão: Se for possível, peça para cada aluno trazer de casa algum valor em dinheiro, para poderem comprar um produto, pagar e conferir o troco.
3º momento – Cada aluno deverá descrever o que observou e aprendeu durante a visita ao supermercado. Discutir sobre a importância e função do código de barra nos produtos. Criar e escrever um problema, tomando como referência a situação de compra/pagamento do produto no supermercado. Apresentar o problema para os demais alunos da sala solucionarem.
6 Atividade - Vivenciando a venda
1º momento - O/a professor/a poderá propor uma atividade fazendo-os pensar em formas de ganhar dinheiro, na qual eles teriam que vender objetos na escola. Nesse momento o/a professor/a deverá deixar que as crianças proponham o que gostariam de vender (cartões, doces, livros, jogos e brinquedos usados) Depois que decidirem o que irão vender, o/a professor juntamente com as crianças deverão organizar a feira ou bazar, organizando os produtos de venda, estipulando os preços, combinando quem serão os vendedores, quem fará as etiquetas com os preços, quem ficará no caixa. Eles também deverão decidir o que farão com o lucro, investindo na compra de algo de interesse do grupo como, por exemplo, vídeos educativos, filmes, jogos...
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pre%C3%A7o
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dinheiro
Os alunos serão avaliados se:
Quatro estrelas 14 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
21/10/2014
Cinco estrelasUtilizo bastante as aulas do portal do professor pois são muito ricas! Desde já agradeço!
14/10/2014
Cinco estrelasEXCELENTE PLANO DE AULA
20/05/2014
Cinco estrelasPlano maravilhoso, completo, perfeito! era a inspiração que estava precisando pra concluir minha aula! Parabénsss
25/09/2013
Cinco estrelasótimo plano obrigada por compartilhar
09/06/2013
Cinco estrelasParabéns pela aula.Obrigada pelas excelentes estratégias. ajudou-me muito.
13/08/2012
Quatro estrelasParabéns pela aula. Muito criativa e acessível.
02/08/2012
Cinco estrelasExcelente! Obrigada por disponibilizar a aula.
05/05/2012
Cinco estrelasA explicação é maravilhosa, nota dez!
03/04/2012
Cinco estrelasAula ótima, com estrtégias, inclusive para alunos do EJA.
29/02/2012
Quatro estrelasAdorei...parabéns me ajudou muito...
12/10/2011
Cinco estrelasgostei muito da forma que o conteúdo vai ser trabalhado, pois fará com que a criaça vivênciea experiência
04/10/2011
Cinco estrelasTenho dezesseis anos e curso o terceiro ano do magistério em Tramandaí/RS,e utilizei o site para elaborar um plano de aula sore o sistema monetario brasileiro e pude tirar muitas duvidas e meu plano ficou muito bom.So tenho a agradecer!
09/06/2011
Cinco estrelasAmei o seu trabalho de pesquisa,organização das aula, você está de parabéns!!!! obrigada.
19/11/2010
Cinco estrelasmuito bom