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MISTÉRIOS E CRENÇAS

 

17/09/2010

Autor e Coautor(es)
RUTH REGINA MELO DE LIMA
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NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Nayde Solange Garcia Fonseca

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

   

     Os objetivos principais a serem alcançados com alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, com estas aulas são:

  • Conhecer algumas lendas e fábulas;
  • Desenvolver o gosto pelas leitura de histórias;
  • Identificar as crenças e valores presentes nestas narrativas;
  • Inferir a estrutura da narrativa: identificar a introdução, o cenário, quem faz o que e quando, identificar o problema, a solução e a situação final;
  • Produzir texto oral e escrito (utilizar o que sabe sobre a escrita );
  • Reescrever uma lenda e uma fábula (utilizar as hipóteses de escrita para escrever o texto);
  • Organizar um livro com as lendas reescritas pelas crianças.
Duração das atividades
6 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Organizados em Círculo, o/a professor/a deverá perguntar: Quais são as histórias que vocês conhecem? De que tipo de Histórias vocês gostam? Contos de fada? Assombrações? Lendas? Ou fábulas? O que são lendas? O que são fábulas? Registre as idéias dos alunos: o que sabem e o que desejam aprender sobre lendas e fábulas.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE  01 – Era uma vez...  

 1º momento – O/a professor/a deverá conversar com os alunos sobre os contos da tradição oral. Informando-os que são histórias passadas de pai para filho, ou contadas pelos mais velhos e que fazem parte da cultura de um povo de uma região e país. Por isso chama-se da tradição oral e não podemos saber quem primeiro inventou, mas que há pessoas interessadas em registrar essas histórias para que não sejam esquecidas. Abaixo sugestões de livros

http://images.livrariasaraiva.com.br/imagem/imagem.dll?L=500&A=-1&pro_id=2878880&PIM_Id=&ID=C93B543A7DA08150C0C3B0911&PAC_ID=18659 

http://www.livrariasaraiva.com.br/pesquisaweb/pesquisaweb.dll/pesquisa?ESTRUTN1=&ORDEMN2=E&PALAVRASN1=lendas+brasileiras+turma+da+monica&ORDEMN2=E&FILTRON1=X&image2.x=10&image2.y=14 

2º  momento – O/a professor/a deverá ler uma história para os alunos apreciarem. Antes de iniciar a leitura, poderá falar um pouco sobre a vida e obras deste autor, informando seu nome, como também o nome do ilustrador.  O/a professor poderá solicitar que os alunos antecipem o conteúdo da história, com base no título e ilustração. Durante a leitura poderá fazer pequenas pausas para que os alunos acionem as estratégias de leitura – antecipem e verifiquem as suas idéias/hipóteses em relação ao tema e aos acontecimentos.  

http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/3046081/historias-e-lendas-do-brasil-norte/?ID=C93B543A7DA08150C0C3B0911&PAC_ID=18659 

 http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/3064109/turma-da-monica-lendas-brasileiras-lobisomem/?ID=C93B543A7DA08150C0C3B0911&PAC_ID=18659 

Atividade 02  Histórias da tradição

 momento – O/a professor deverá solicitar que crianças peçam para os pais, avós, tios ou responsáveis para que eles contem histórias infantis. Solicite que perguntem em casa se os familiares conhecem alguma lenda. Oriente-os que preste bastante atenção, porque depois irão contá-las para os amigos da sala. Depois, o/a professor/a deverá organizar com as crianças um cronograma estipulando um dia para cada um recontar uma estas histórias na sala de aula.

 Sabemos que toda família tem alguém que sabe e gosta de contar histórias que foram aprendidas com pais, avós, parentes ou outros adultos. E está atividade contribuirá proporcionando momentos de afetividade, autonomia, criatividade e conhecimento cultural, perpetuando a tradição.

 2º momento - O/a professor/a deverá incentivar os alunos a contarem e lerem histórias para os outros alunos.  Para tanto deverá ser discutido coletivamente o texto, evidenciando a parte que mais gostaram, a mais engraçada, a mais surpreendente e possibilitar que as crianças falem sobre seus medos. A partir daí, poderão elaborar e produzir um livro com histórias que o povo conta.  

http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/2688916/o-pequeno-lobisomem/?ID=C93B543A7DA08150C0C3B0911&PAC_ID=18659 

Atividade 03 – Quem conta um conto...

1º  momento - O/a professor deverá perguntar aos alunos se eles conhecem alguma história de lobisomem. Caso saibam, deixe-os contá-los. Em seguida, leia uma história de lobisomem. Coordene a discussão sobre o texto, dando oportunidade para que todos comentem, dêem opinião, defendam as idéias, argumentando, mas sempre lembrando da importância de respeitar as posições dos colegas.

2º  momento  - O/a professor/a deverá ler para os alunos um texto informativo sobre o lobisomem. Solicitando que observem e descrevam algumas semelhanças e diferenças entre os dois textos, todas as falas das crianças deverão ser registradas. O/a professor/a deverá explicar que esse texto trás informações sobre um personagem folclórico o que é diferente do texto anterior que é narrativo, que apresenta um cenário, personagens, uma complicação e um desfecho da situação ou acontecimento.

O/a professor/a deverá retomar a história oralmente com os alunos para que eles conheçam a estrutura de um texto narrativo. Pergunte: O que fala o texto? Em que lugar e tempo a história aconteceu? Quem são os personagens? O quê eles fazem? Qual dos personagens viveu uma situação complicada? Em que momento da história? Qual foi o desfecho ou solução encontrada para o problema?   

Atividade 04 – A escrita da história   

1º  momento – O/a professor/a deverá solicitar que os alunos apontem no texto escrito o lugar onde os personagens e o narrador estão falando. Chame a atenção dos alunos para o uso do travessão, explicando que essas marcas distinguem no texto escrito as falas dos personagens e do narrador. Mostre que quando falamos temos o outro a nossa frente e na escrita isso não acontece e é preciso criar marcas para ajudar o leitor, a saber, quem está falando: se é o narrador da história ou o personagem.  

 momento – O/a professor/a deverá propor  aos alunos a escrita coletiva de um texto narrativo. Cada grupo escolherá uma lenda: Lobisomem, Mula sem cabeça, Boto cor de rosa, Iara, Saci, Cobra Norato, Vitória Régia...Em seguida, os grupos discutirão, elaborarão e criarão o cenário, os personagens, a situação que viverão os personagens, o desenrolar dos acontecimentos, a solução para o problema e o final.

 3º momento – Depois, cada grupo irá contar sua história e o professor irá registrando (lousa/quadro ou papel madeira) com a estrutura do texto narrativo. Para tanto, o/a professor/a deverá possibilitar que todos contribuíam verbalizando partes da história, relembrando o que criaram e incentivando que contribuam com boas idéias e propostas.

 4º momento - Após o término da produção textual, faça uma leitura para eles e com eles. Verifique se há alguma coisa sem sentido, se há repetições de palavras ou idéias e elogie a história construída.

 Atividade 5 - Expondo as produções

 1º  momento – O/a professor/a deverá organizar com os alunos uma exposição das histórias produzidas por eles, para que as mesmas sejam lidas por outros colegas da escola ou comunidade escolar. OBS: Os textos poderão ser expostos na sala de aula ou no mural da escola.     2 momento -  O/a professor/a deverá propor para os alunos uma oficina de produção e contação de histórias. Para tanto deverão transcrever as histórias, um grupo ficará responsável pela escrita das histórias,  outro pelas lustrações e os outros alunos farão a apresentação do livro.   3 momento – O/a professor/a deverá juntamente com as crianças organizar um sarau de histórias, o qual será apresentado aos pais, para tanto deverão providenciar um local arejado, criando um ambiente aconchegante para esse momento, ilustrando com desenhos, pinturas que fazem lembrar o tema das histórias, com música ambiente, chá, suco, biscoitinhos.  Toda está produção deverá ser discutida e elaborada pelas crianças, desde o convite até a apresentação.              

Recursos Complementares
Avaliação

          Os alunos serão avaliados se:

  • Conhecem algumas lendas e fábulas;
  • Desenvolvem o gosto pelas leitura de histórias;
  • Identificam as crenças e valores presentes nestas narrativas;
  • Percebem a estrutura da narrativa: identificam a introdução, o cenário, quem faz o que e quando, identificar o problema, a solução e a situação final;
  • Produzem texto oral e escrito (utilizar o que sabe sobre a escrita );
  • Reescrevem uma lenda e uma fábula (utilizar as hipóteses de escrita para escrever o texto);
  • Organizam um livro com as lendas reescritas pelas crianças.
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