14/10/2010
NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Grandezas e medidas |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Os objetivos principais a serem alcançados com alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, com estas aulas são:
Conversar com os alunos a respeito da organização de um supermercado. Conceito de classificação e seriação.
ATIVIDADE 1 – Como são organizados os produtos no supermercado?
1º Momento – O/a professor/a deverá perguntar aos alunos:
Todas as respostas deverão ser registradas e fixadas no mural da sala.
2º momento - O/a professor/a deverá levar os alunos a pensarem em formas de organizar, arrumar – classificar e seriar – diferentes produtos. Para tanto o/a professor/a deverá trazer panfletos de diferentes supermercados e solicitar que as crianças recortem todas embalagens. Depois em grupos as crianças deverão classifcar os produtos, colando-os na prateleira desenhada na atividade. Nesse momento o/a professora deverá deixar que os alunos proponham diferentes formas de organização não convencional. Depois cada grupo deverá apresentar sua organização.
O/a professor deverá registrar todas as respostas dos alunos, e possibilitar um diálogo com a turma, deixando que cada um dê sua sugestão.
3º momento – Durante a visita ao supermercado as crianças deverão localizar os produtos nas seções onde estão expostos, observando a forma de organização dos mesmos. Organização do supermercado (seções); alimentos congelados; Frios, iogurtes; frutas e verduras; material de limpeza; biscoitos; cereais; bebidas, etc. Quem são os profissionais que trabalham no supermercado, e suas funções: caixa; gerente, açougueiro.
Durante a visita o/a professor/a deverá questionar:
As respostas serão registradas e discutidas no momento da roda.
OBS: O/a professor/a deverá agendar a visita ao supermercado, bem como providenciar junto aos pais uma autorização para a aula passeio. O transporte também deverá ser providenciado antecipadamente.
Atividade 02 – Faz-de-conta que estamos no mercado.
1º momento – O/a professor/a deverá solicitar que as crianças tragam embalagens vazias de produtos. De posse das embalagens, a turma deverá explorar a leitura das embalagens, verificando os números que aparecem e qual sua função (capacidade, validade, código de barra, etc).
2º momento – Depois os alunos deverão discutir os critérios para separarem (classificar) os produtos que trouxeram: higiene, limpeza, congelados, frios, enlatados, cereais, leites, etc. O/a professor/a deverá interrogar: como vamos organizar os produtos do nosso supermercado de faz-de-conta?
Nesse momento o/a professor/a deverá deixar que as crianças façam sua seleção e somente quando terminarem o/a professor/a deverá questionar:
Os alunos deverão estar envolvidos nessa atividade, montar um supermercado de faz-de-conta, vivenciando diversas situações matemáticas e conseqüentemente, exercitando os usos e funções sociais da leitura e escrita tendo como suporte o texto nos rótulos das embalagens: produto, marca, data de validade, medidas (kg, unidade, dúzia).
http://www.nazinha.com.br/teste2/produtos/embalagem_papa_ovo.jpg
http://www.gustavoguimaraes.com.br/arquivo/images/supermercado2_g.jpg
3º momento – As crianças deverão colocar os preços nos produtos, para tanto terão que estimar os valores, comparando os produtos, volume e qualidade. Está atividade é muito rica, pois coloca em relação muitos conceitos matemáticos, tais como: seriação, classificação, volume, capacidade, valor monetário, valor posicional e relativo.
Atividade 3 – Divulgação do supermercado
1º momento – O/a professor/a deverá solicitar que os alunos escolham um nome para o supermercado. O nome do supermercado deverá ser proposto pelas crianças, e a votação elegerá o nome mais votado.
2º momento - Depois o/a professor/a solicitará que escrevam as placas indicativas das seções, bem como os preços de cada produto estipulado na atividade anterior. Depois, em grupos, os alunos deverão elaborar anúncios e promoções. O/a professor/a deverá trazer e também pedir para os alunos recortes de jornais, revistas, encartes com propagandas de produtos que são vendidos em supermercados. Leia para ou com eles propagandas de alguns produtos e discuta as características desse gênero textual – buscando incentivar o consumidor a comprar. O anúncio é acompanhado geralmente por uma ilustração que torna o texto mais atraente. Discuta que a função desse tipo de texto é anunciar as promoções. Em seguida, o/a professor/a deverá propor a elaboração de um cartaz com as promoções.
Atividade 4 - Gênero textual - lista
1º momento - O/a professor/a deverá fazer uma lista de compras para os alunos observarem. Em seguida perguntará:
O/a professor/a solicitará que eles tentem ler sozinhos. Depois, deverá ler a lista com ou para os alunos. Faça com os alunos um levantamento dos produtos que se costuma comprar no supermercado e proponha que escrevam uma lista registrando os nomes dos produtos por seções.
Atividade 5 – Comprando no mercado de faz-de-conta
1º momento - O/a professor/a deverá combine com os alunos dias da semana para a brincadeira de fazer compras no supermercado. Distribua uma quantia em cédulas e moedas entre os compradores, deixe que eles elejam os alunos que irão ficar no caixa. O/a professor/a deverá observar como as crianças estão utilizando os conhecimentos matemáticos adquiridos, toda ação deverá ser registrada. Ao final da “brincadeira” a turma deverá sentar na roda e fazer uma avaliação da atividade realizada.
Foto: Nayde Solange Garcia Fonseca - NEI- Núcleo de Educação da Infância -faz-de-conta: supermercado
http://www.veronicaweb.com.br/download/textoCLASSIF.pdf - Construção de Critérios de classificação pelas crianças - Maria Veronica Rezende de Azevedo
Kamii, Constance. A criança e o número: implicações educacionais da teoria de Piaget para a atuação junto a escolares de 4 a 6 anos Campinas, SP:Papirus, 1984.
______________ Aritmética: Novas Perspectivas implicações da Teoria de Piaget. Campinas, SP: Papirus, 2004
Os alunos serão avaliados se :
Quatro estrelas 7 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
20/02/2014
Cinco estrelasParabéns, aula com alto grau de organização sem tornar-se massante.
12/09/2013
Cinco estrelasAmei a aula sobre supermercado Muito boa ,completinha ,até com os direcionamentos,avaliações.Adorei.Parabéns!
22/04/2011
Cinco estrelasAchei a sugestão bastante interessante, pois realmente ajuda aos educandos ter uma aprendizagem bem significativa para a matematica.
15/03/2011
Cinco estrelasEu como educadora achei a aula riquíssima e ela oferece vários temas a ser trabalhados é uma aula interdisciplinar,ótima e o mais importante uma aula bem diferente onde dar oportunidade para o aluno sair da mesmice das quatro paredes e aprender muito mais!!!
26/01/2011
Cinco estrelasGostei muito das atividades sugeridas porém faltou valorizar mais o desenvolvimento da leitura através das embalagens pois é um recurso disponível a todas as pessoas e funciona mesmo!
11/11/2010
Cinco estrelasótimo! me ajudou na elaboração de um supermercado na escola.
22/10/2010
Três estrelasA aula é muito interessante, ajudando no processo de alfabetização das crianças.