Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


CLASSIFICAR E SERIAR AS EMBALAGENS DO SUPERMERCADO

 

14/10/2010

Autor e Coautor(es)
RUTH REGINA MELO DE LIMA
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Grandezas e medidas
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os objetivos principais a serem alcançados com alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, com estas aulas são:  

  • Conhecer a organização dos produtos em um supermercado;
  • Classificar e selecionar as diferentes embalagens (recicláveis);
  • Colocar preços nos produtos;
  • Escrever listas de compras utilizando o que sabe sobre a escrita;
  •  Ler listas de compras, mesmo quando ainda não sabe ler, utilizando as estratégias de leitura;
  • Identificar e compreender as funções desse tipo de texto (lista).
  • Montar um supermercado na sala de aula;
  • Conhecer as grandezas de pesos e medidas: litro e quilo;
  • Vivenciar o processo de compra e venda através do faz de conta.  
Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conversar com os alunos a respeito da organização de um supermercado. Conceito de classificação e seriação.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1 –  Como são organizados os produtos no supermercado?  

 1º Momento – O/a professor/a deverá perguntar aos alunos:

  • Quem já foi ao supermercado?
  • Como estão organizados os produtos em um supermercado?
  • Quem são as pessoas que trabalham no supermercado?
  •  Qual a função de cada profissional?
  •  Como são separados os produtos?
  •  Quais os produtos que devem ficar refrigerados?
  •  Quais os produtos que não podem ficar perto dos alimentos?
  •  O que é alimento perecível?

  Todas as respostas deverão ser registradas e fixadas no mural da sala.  

2º momento - O/a professor/a deverá levar os alunos a pensarem em formas de organizar, arrumar – classificar e seriar – diferentes produtos. Para tanto o/a professor/a deverá trazer panfletos de diferentes supermercados e solicitar que as crianças recortem todas embalagens. Depois em grupos as crianças deverão classifcar os produtos, colando-os na prateleira desenhada na atividade. Nesse momento o/a professora deverá deixar que os alunos proponham diferentes formas de organização não convencional. Depois cada grupo deverá apresentar sua organização.  

O/a professor deverá registrar todas as respostas dos alunos, e possibilitar um diálogo com a turma, deixando que cada um dê sua sugestão.  

3º  momento – Durante a visita ao supermercado as crianças deverão localizar os produtos nas seções onde estão expostos, observando a forma de organização dos mesmos. Organização do supermercado (seções); alimentos congelados; Frios, iogurtes; frutas e verduras; material de limpeza; biscoitos; cereais; bebidas, etc. Quem são os profissionais que trabalham no supermercado, e suas funções: caixa; gerente, açougueiro.

http://www.fredericoalecrim.com.br/wp-content/uploads/2009/08/NRF-2008-Supermercado-Wholefoods1-1024x768.jpg 

Durante a visita o/a professor/a deverá questionar:

  • Por que será que eles organizam os produtos deste jeito?
  • Quem tinha pensado em organizar os biscoitos assim?
  •  Por que será que eles separam os produtos de limpeza?
  •  E as frutas estão perto de quais produtos?

As respostas serão registradas e discutidas no momento da roda.

OBS: O/a professor/a deverá agendar a visita ao supermercado, bem como providenciar junto aos pais uma autorização para a aula passeio. O transporte também deverá ser providenciado antecipadamente.  

Atividade 02 – Faz-de-conta que estamos no mercado.

1º  momento – O/a professor/a deverá solicitar que as crianças tragam embalagens vazias de produtos. De posse das embalagens, a turma deverá explorar a leitura das embalagens, verificando os números que aparecem e qual sua função (capacidade, validade, código de barra, etc).   

  momento – Depois os alunos deverão discutir os critérios para separarem (classificar) os produtos que trouxeram: higiene, limpeza, congelados, frios, enlatados, cereais, leites,  etc. O/a professor/a deverá interrogar: como vamos organizar os produtos do nosso supermercado de faz-de-conta?

Nesse momento o/a professor/a deverá deixar que as crianças façam sua seleção e somente quando terminarem o/a professor/a deverá questionar:

  •   Por que você deixou na mesma prateleira o leite com a caixa de sabão?
  •   O queijo pode ficar com a carne?
  •   O yogurte pode ficar com o biscoito?  

 Os alunos deverão estar envolvidos nessa atividade, montar um supermercado de faz-de-conta, vivenciando diversas situações matemáticas e conseqüentemente, exercitando os usos e funções sociais da leitura e escrita tendo como suporte o texto  nos rótulos das embalagens: produto, marca, data de validade, medidas (kg, unidade, dúzia).

 

http://www.nazinha.com.br/teste2/produtos/embalagem_papa_ovo.jpg 

http://www.gustavoguimaraes.com.br/arquivo/images/supermercado2_g.jpg 

3º  momento – As crianças deverão colocar os preços nos produtos, para tanto terão que estimar os valores, comparando os produtos, volume e qualidade. Está atividade é muito rica, pois coloca em relação muitos conceitos matemáticos, tais como: seriação, classificação, volume, capacidade, valor monetário, valor posicional e relativo.  

Atividade 3 –  Divulgação do supermercado  

1º  momento – O/a professor/a deverá solicitar que os alunos escolham um nome para o supermercado. O nome do supermercado deverá ser proposto pelas crianças, e a votação elegerá o nome mais votado.  

 momento -  Depois o/a professor/a solicitará que escrevam as placas indicativas das seções, bem como os preços de cada produto estipulado na atividade anterior. Depois, em grupos, os alunos deverão elaborar anúncios e promoções. O/a professor/a deverá trazer e também pedir para os alunos recortes de jornais, revistas, encartes com propagandas de produtos que são vendidos em supermercados. Leia para ou com eles propagandas de alguns produtos e discuta as características desse gênero textual – buscando incentivar o consumidor a comprar. O anúncio é acompanhado geralmente por uma ilustração que torna o texto mais atraente. Discuta que a função desse tipo de texto é anunciar as promoções. Em seguida, o/a professor/a deverá propor a elaboração de  um cartaz com as promoções.

  Atividade 4 -  Gênero textual - lista   

1º  momento - O/a professor/a deverá fazer uma lista de compras para os alunos observarem. Em seguida perguntará:

  •  O que vocês acham que pode estar escrito nesta embalagem?
  •  Como é que vocês descobriram?   

O/a professor/a solicitará que eles tentem ler sozinhos. Depois, deverá ler a lista com ou para os alunos. Faça com os alunos um levantamento dos produtos que se costuma comprar no supermercado e proponha que escrevam uma lista registrando os nomes dos produtos por seções.    

 Atividade 5 – Comprando no mercado de faz-de-conta

1º  momento - O/a professor/a deverá combine com os alunos dias da semana para a brincadeira de fazer compras no supermercado. Distribua uma quantia em cédulas e moedas entre os compradores, deixe que eles elejam os alunos que irão ficar no caixa.   O/a professor/a deverá observar como as crianças estão utilizando os conhecimentos matemáticos adquiridos, toda ação deverá ser registrada. Ao final da “brincadeira” a turma deverá sentar na roda e fazer uma avaliação da atividade realizada.      

Foto: Nayde Solange Garcia Fonseca - NEI- Núcleo de Educação da Infância -faz-de-conta: supermercado

Recursos Complementares

http://www.veronicaweb.com.br/download/textoCLASSIF.pdf   -  Construção de Critérios de classificação pelas crianças - Maria Veronica Rezende de Azevedo

Kamii, Constance. A criança e o número: implicações educacionais da teoria de Piaget para a atuação junto a escolares de 4 a 6 anos Campinas, SP:Papirus, 1984.

______________ Aritmética: Novas Perspectivas implicações da Teoria de Piaget. Campinas, SP: Papirus, 2004

Avaliação

Os alunos serão avaliados se :

  • Conhecem a organização dos produtos em um supermercado;
  • Classificam e selecionam as diferentes embalagens (recicláveis);
  • Escrevem e leem listas de compras utilizando o que sabe sobre a escrita e leitura;
  • Identificam e compreendem as funções desse tipo de texto (lista).
  • Montaram um supermercado na sala de aula;
  • Compreenderam as grandezas de pesos e medidas: litro e quilo;
  • Vivenciaram o processo de compra e venda através do faz de conta.  
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 7 classificações

  • Cinco estrelas 6/7 - 85.71%
  • Quatro estrelas 0/7 - 0%
  • Três estrelas 1/7 - 14.29%
  • Duas estrelas 0/7 - 0%
  • Uma estrela 0/7 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Aparecida Parlato, E.E. PROF. REVERENDO MANOEL SILVEIRA PORTO FILHO , São Paulo - disse:
    amparlato@yahoo.com.br

    20/02/2014

    Cinco estrelas

    Parabéns, aula com alto grau de organização sem tornar-se massante.


  • neusa do nascimento santos, E.m.e.f.prof.Benedito montenegro , São Paulo - disse:
    neusans50@hotmail.com

    12/09/2013

    Cinco estrelas

    Amei a aula sobre supermercado Muito boa ,completinha ,até com os direcionamentos,avaliações.Adorei.Parabéns!


  • Fran, Estácio , São Paulo - disse:
    m_francisca2004@ig.com.br

    22/04/2011

    Cinco estrelas

    Achei a sugestão bastante interessante, pois realmente ajuda aos educandos ter uma aprendizagem bem significativa para a matematica.


  • marcia da silva alves, escola estadual josé rodrigues cordeiro , Amapá - disse:
    marciaegarcia@gmail.com

    15/03/2011

    Cinco estrelas

    Eu como educadora achei a aula riquíssima e ela oferece vários temas a ser trabalhados é uma aula interdisciplinar,ótima e o mais importante uma aula bem diferente onde dar oportunidade para o aluno sair da mesmice das quatro paredes e aprender muito mais!!!


  • Teresa Cristina Faustino Silva Sales, professora da rede estadual do piaui , Piauí - disse:
    teresacfss@hotmail.com

    26/01/2011

    Cinco estrelas

    Gostei muito das atividades sugeridas porém faltou valorizar mais o desenvolvimento da leitura através das embalagens pois é um recurso disponível a todas as pessoas e funciona mesmo!


  • vivianne castro, Escola M. do Saber , Maranhão - disse:
    vikkastro@yahoo.com.br

    11/11/2010

    Cinco estrelas

    ótimo! me ajudou na elaboração de um supermercado na escola.


  • conceição, Escola herly parente , Rio Grande do Norte - disse:
    mariceicinha@hotmail.com

    22/10/2010

    Três estrelas

    A aula é muito interessante, ajudando no processo de alfabetização das crianças.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.