Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Inclusão para todos: incluindo as crianças com altas habilidades em sala de aula

 

26/08/2010

Autor y Coautor(es)
Núbia Silvia Guimaraes Paiva
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Rita de Cássia Roger Mariano

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Matemática Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações)
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Muitas vezes temos em sala crianças com diferentes níveis de desenvolvimento. Algumas aquém e outras além das propostas trazidas pelos professores. Com as atividades aqui propostas objetivamos incluir a todos sem tornar o dia a dia da criança que está além da turma em termos de desenvolvimento cognitivo, desinteressante. Dessa forma, espera-se que todos os alunos possam interessar-se pelas atividades propostas; sentir-se incluído também no grupo uma vez que seu desempenho supera os demais; construa sua autonomia por meio da escolha de atividades complementares.

Duração das atividades
Atividade permanente
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para essa atividade é importante que o professor conheça bem seus alunos, observe o desenvolvimento de cada um, perceba o nível de escrita que cada um se encontra, a compreensão nas questões lógico-matemáticas etc. A partir desse diagnóstico eleja os tipos de atividades que precisa contemplar.

Estratégias e recursos da aula

Objetivos:

Tornar as atividades em sala interessantes para todos;

Incluir as crianças com altas habilidades;

Oportunizar momentos de construção autônoma de conhecimentos;   

Atividade número 1:

Depois de identificar os níveis de desenvolvimento de suas crianças construa uma caixa chamada a Caixa do Desafio. Nessa caixa ficarão atividades diversificadas que complementarão as propostas diárias trazidas pelo professor.  A caixa pode ser construída pelo professor e trazida como presente surpresa para as crianças ou construída com as crianças. A estratégia de uso da Caixa do Desafio é a seguinte: Todos os dias as crianças podem ter acesso à ela em diferentes momentos, sempre que já tiverem concluído as atividades propostas ou em momentos mais livres como horário de entrada e saída da aula.   

 Fonte: Acervo da autora. Agosto de 2010.

Atividade número 2:  

Uma a uma vá introduzindo as atividades que estarão na caixa. Uma delas pode ser um jogo da memória construído com as fotos e com a escrita dos nomes das crianças. Antes de colocá-lo na Caixa do Desafio, jogue com as crianças para que elas compreendam as regras do jogo.  

Fonte: Acervo da autora. Agosto de 2010.

Divida a sala em grupos de 4 crianças e explore algumas das atividades. Veja algumas possibilidades interessantes para compor a Caixa: jogo dos sete erros, semelhanças e diferenças, labirinto, probleminhas de matemática, experiências com cores, cruzadinha, caça palavras, jogo de colorir, percepção visual, jogo das sombras, simetrias etc. Em todas essas atividades estarão contempladas jogos que trabalham a atenção, concentração percepção visual, leitura, escrita, coordenação motora e muito mais.

Esses são exemplos de atividades que podem estar contidas na Caixa do Desafio.

Atividade número 4:

Convide as crianças a trazerem também sugestões de desafios que possam ser colocados na Caixa dos Desafios da turma. E veja o resultado de um trabalho envolvente e desafiante.

Recursos Complementares

Visite os sítios abaixo e descubra muitas outras possibilidades de desafios para as crianças

http://www.gibismilinguido.com.br/passatempo.php    

http://www.portalis.co.pt/sudoku-para-criancas/   

Avaliação

Professor observe o envolvimento das crianças na atividade e cuide para que a Caixa do Desafio não seja um problema na sala uma vez que as crianças podem não participar ou fazer as atividades propostas com atenção para terminar logo e ir para a caixa do desafio. Observe ainda as crianças que estão além da turma. Conseguem resolver os desafios propostos? Também avançaram em sua capacidade intelectual e criativa?  

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Sandra Helena Geraldo da Silva Liporoni, Escola Estadual Ayrton Senna da Silva , Roraima - dijo:
    shresende@hotmail.com

    13/07/2013

    Cinco estrelas

    Excelente, estou trabalhando em sala de recursos multifuncional e independente do nível da criança pode-se adaptar as aulas que tenham alunos com altas habilidades.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.