26/08/2010
Rita de Cássia Roger Mariano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Matemática | Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações) |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Muitas vezes temos em sala crianças com diferentes níveis de desenvolvimento. Algumas aquém e outras além das propostas trazidas pelos professores. Com as atividades aqui propostas objetivamos incluir a todos sem tornar o dia a dia da criança que está além da turma em termos de desenvolvimento cognitivo, desinteressante. Dessa forma, espera-se que todos os alunos possam interessar-se pelas atividades propostas; sentir-se incluído também no grupo uma vez que seu desempenho supera os demais; construa sua autonomia por meio da escolha de atividades complementares.
Para essa atividade é importante que o professor conheça bem seus alunos, observe o desenvolvimento de cada um, perceba o nível de escrita que cada um se encontra, a compreensão nas questões lógico-matemáticas etc. A partir desse diagnóstico eleja os tipos de atividades que precisa contemplar.
Objetivos:
Tornar as atividades em sala interessantes para todos;
Incluir as crianças com altas habilidades;
Oportunizar momentos de construção autônoma de conhecimentos;
Depois de identificar os níveis de desenvolvimento de suas crianças construa uma caixa chamada a Caixa do Desafio. Nessa caixa ficarão atividades diversificadas que complementarão as propostas diárias trazidas pelo professor. A caixa pode ser construída pelo professor e trazida como presente surpresa para as crianças ou construída com as crianças. A estratégia de uso da Caixa do Desafio é a seguinte: Todos os dias as crianças podem ter acesso à ela em diferentes momentos, sempre que já tiverem concluído as atividades propostas ou em momentos mais livres como horário de entrada e saída da aula.
Fonte: Acervo da autora. Agosto de 2010.
Uma a uma vá introduzindo as atividades que estarão na caixa. Uma delas pode ser um jogo da memória construído com as fotos e com a escrita dos nomes das crianças. Antes de colocá-lo na Caixa do Desafio, jogue com as crianças para que elas compreendam as regras do jogo.
Fonte: Acervo da autora. Agosto de 2010.
Divida a sala em grupos de 4 crianças e explore algumas das atividades. Veja algumas possibilidades interessantes para compor a Caixa: jogo dos sete erros, semelhanças e diferenças, labirinto, probleminhas de matemática, experiências com cores, cruzadinha, caça palavras, jogo de colorir, percepção visual, jogo das sombras, simetrias etc. Em todas essas atividades estarão contempladas jogos que trabalham a atenção, concentração percepção visual, leitura, escrita, coordenação motora e muito mais.
Esses são exemplos de atividades que podem estar contidas na Caixa do Desafio.
Convide as crianças a trazerem também sugestões de desafios que possam ser colocados na Caixa dos Desafios da turma. E veja o resultado de um trabalho envolvente e desafiante.
Visite os sítios abaixo e descubra muitas outras possibilidades de desafios para as crianças
Professor observe o envolvimento das crianças na atividade e cuide para que a Caixa do Desafio não seja um problema na sala uma vez que as crianças podem não participar ou fazer as atividades propostas com atenção para terminar logo e ir para a caixa do desafio. Observe ainda as crianças que estão além da turma. Conseguem resolver os desafios propostos? Também avançaram em sua capacidade intelectual e criativa?
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
13/07/2013
Cinco estrelasExcelente, estou trabalhando em sala de recursos multifuncional e independente do nível da criança pode-se adaptar as aulas que tenham alunos com altas habilidades.