05/10/2010
Gláucia Costa Abdala Diniz, Liliane dos Guimarães Alvim Nunes, Lucianna Ribeiro de Lima.
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Compreender as relações entre saúde, alimentação e atividade física e as implicações daí decorrentes.
Analisar a qualidade dos “lanches” consumidos e/ou servidos em casa e na escola, tendo por referência as informações nutricionais dos alimentos.
Conscientizar-se da importância de modificar os hábitos alimentares e incrementar a prática de atividade física, para promover condições saudáveis de vida.
Para o desenvolvimento desta aula, é importante que os alunos tenham conhecimentos básicos de leitura, interpretação e escrita.
Introdução: Palavras iniciais para o professor
O tema saúde, relacionado à alimentação e atividade física, é bastante amplo, complexo e desafiador, no sentido de abrir várias possibilidades de reflexão, informação e diálogo com as diversas áreas de conhecimento. Desse modo, durante o desenvolvimento das atividades, é importante realizar um trabalho interdisciplinar, a fim de favorecer a integração do tema com os conteúdos curriculares.
De olho na alimentação e na atividade física!
Inicie a aula apresentado aos alunos as imagens sugeridas abaixo. Explore cada uma delas com problematizações que instiguem os alunos a se posicionar e expressar seus conhecimentos sobre o assunto a ser abordado na aula. Elas trazem algumas possibilidades interessantes de diálogo sobre as relações entre saúde, alimentação e atividade física.
Imagem 1:
Fonte: http://www.bibliomed.com.br/images/articlesimg/crianca_obesa.jpg
Problematização sugerida: Quem gosta de refrigerante, sanduíche e batata frita, levante o dedo! As crianças costumam apreciar muito estes alimentos. Diga a elas que não precisamos deixar de comê-los. Precisamos sim, ficar atentos à quantidade ingerida! Reflita com os alunos sobre as consequências do consumo exagerado desse tipo de alimentação para a nossa saúde e as doenças causadas pelo excesso de peso. Pergunte aos alunos sobre quais alimentos devem fazer parte do nosso cardápio no dia-a-dia para uma dieta rica e saudável.
Imagem 2:
Fonte: http://www.lufrancesa.com/blog/wp-content/images/posts/outubro2008/361406a5d439.jpg
Problematização sugerida: Com o que sonha o nosso “personagem” da imagem 2? Quais os alimentos que fazem parte dos sonhos de vocês? Além do prazer de comê-los, vocês acham que eles fornecem os nutrientes necessários para vocês crescerem fortes e saudáveis?
Imagem 3:
Problematização sugerida: A imagem 3, dá o que pensar! Pergunte aos alunos o que eles sentem ao ver a imagem... o que acham que a imagem quer transmitir... investigue o que pensam sobre o dilema apresentado: cenoura x sanduíche... desconstrua a ideia de que alimentos mais nutritivos são ruins de se comer e alimentos pouco nutritivos são mais saborosos e prazerosos. Afinal, quem não aprecia um delicioso bolo de cenoura?
Imagem 4:
Fonte: http://www.santacasa.tche.br/revista/verimagem.asp?id=513
Problematização sugerida: Na apresentação desta imagem, você poderá pedir aos alunos que digam quais são as atividades físicas praticadas por eles e quais os esportes favoritos. Vocês poderão conversar também sobre os benefícios da prática regular de atividade física para a saúde do corpo e da mente: o bem-estar físico, o condicionamento físico, o corpo saudável, a prevenção de doenças, a alegria, o bom humor, o estar de bem com a vida, dentre outros.
Aprendendo a analisar as informações nutricionais dos alimentos.
Prosseguindo, peça aos alunos que listem, no caderno, os tipos de alimentos que têm por hábito consumir no lanche da escola e de casa. Em seguida, solicite que formem grupos e façam a leitura dos alimentos listados. Após a socialização, cada grupo deverá elaborar uma nova lista, organizando os alimentos por ordem de prioridade, ou seja, no topo desta lista, deverão aparecer os alimentos que foram mais citados por eles e assim, sucessivamente, até o final da lista, composta pelos alimentos menos citados.
A proposta a seguir é que os grupos analisem a qualidade dos alimentos listados por eles. Para isto, programe uma ida ao supermercado mais próximo da escola, para que os alunos façam a pesquisa das informações nutricionais disponibilizadas nos rótulos dos alimentos. Aprender a analisar a tabela nutricional dos alimentos não é uma tarefa fácil! É preciso que os professores de Ciências, de Educação Física e o Nutricionista responsável pelo lanche da escola (se na escola tiver esse profissional) participem ativamente deste processo, colaborando com as discussões, fornecendo textos e artigos informativos, dentre outros recursos (Professor, procure saber da profissão dos pais de seus alunos. Se tiver algum pai nutricionista ou da área da saúde, convide-o a participar do trabalho. Será uma ótima oportunidade de aproximar a família da escola!).
Para ampliar o conhecimento dos alunos acerca do assunto, você poderá exibir o vídeo Alimentação saudável, acessando o sítio http://www2.magister.com.br/video/alimentacao-saudavel
Outros links poderão ser apresentados na sequência, por trazerem informações importantes sobre o tema estudado:
http://www.wellnessclub.com.br/website/colunas_ler.php?canal=6&canallocal=60&canalsub2=200&id=938 Tabela de Informações Nutricionais: modo de usar
http://www.tabelanutricional.com.br/index.html Valor nutricional dos alimentos
http://www.medicinaealimentacao.com/?id=825&TABELA-ALIMENTAR-TABELA-NUTRICIONAL-%96-NUTRIENTES Tabela Alimentar/Tabela Nutricional
Dando continuidade, solicite aos grupos que compartilhem com toda a turma a pesquisa realizada sobre o valor nutricional dos lanches consumidos por eles. Aproveite para conversar com os alunos sobre a importância de modificar os hábitos alimentares e incrementar a prática de atividade física, a fim de promover condições saudáveis de vida (Professor, nesse momento seria de fundamental importância convidar os pais dos alunos para participar dessa troca de informações entre os grupos. Afinal, qual a família que não deseja realizar uma “revolução” quanto aos hábitos alimentares e a prática esportiva? O desafio é de todos!).
Construindo a Pirâmide dos Alimentos.
Inicie a atividade perguntando aos alunos se já viram uma pirâmide alimentar, se sabem para que elas servem, como funcionam...
Explique aos alunos que a pirâmide funciona da seguinte maneira: A base larga indica os alimentos mais necessários ao organismo e que devem ser mais consumidos. À medida que vai encurtando, vai diminuindo a necessidade de consumir esses tipos de alimentos, chegando até a ponta da pirâmide, que indica alimentos que devem ser ingeridos em poucas quantidades. É bom lembrar que todos os alimentos contidos em todos os grupos são importantes, o que muda é a quantidade a ser ingerida. A quantidade é especificada através das porções para cada grupo. Alimentos como açúcar, gorduras e sal, podem ser encontrados em vários grupos, por já estarem presentes naturalmente nos alimentos. A ingestão particular desses alimentos deve ser alvo de atenção, uma vez que o seu excesso pode acarretar vários comprometimentos à saúde. O mesmo vale para as gorduras, principalmente a gordura animal, que é rica em colesterol. Fonte: http://www.weblaranja.com/nutricao/piramide_alimentar.htm
Em seguida, apresente a imagem de uma Pirâmide Alimentar:
Fonte: http://musclemassablog.site.br.com/wp-content/uploads/2010/05/piramide.alimentar.piramide.jpg
A proposta seguinte deve ser realizada preferencialmente no Laboratório de Informática da escola ou apresentada em sala de aula que tenha acesso a Internet. Caso não seja possível, o professor poderá preparar o material com slides e apresentá-los aos alunos. Com o intuito de ampliar os conhecimentos, peça a colaboração dos professores de Ciências para o desenvolvimento da proposta de trabalho!
http://www.sitiodosmiudos.pt/saude/default.asp?fich=a0 Alimentação equilibrada
http://www.sitiodosmiudos.pt/saude/default.asp?fich=a3 Pirâmide e roda dos alimentos
Na sequência, peça aos grupos que construam a sua Pirâmide dos Alimentos, tendo por referência a lista produzida e os estudos realizados por eles. Disponibilize para os grupos papéis de cores e texturas variadas, revistas, folhetos de produtos de supermercados, lápis de cor, canetas hidrocor, tesouras, réguas, tubos de cola, dentre outros materiais. Para a representação dos alimentos na pirâmide, eles poderão colar gravuras, desenhar, fazer dobraduras... Os professores de Educação Artística poderão colaborar com os alunos, no sentido de sugerir outros recursos artísticos.
Em seguida, solicite aos grupos que comparem as pirâmides construídas por eles com a pirâmide alimentar. Este exercício possibilita a tomada de consciência dos alunos acerca dos alimentos consumidos no dia-a-dia, em relação à dieta ideal apresentada na pirâmide. Permite também a mudança de hábitos alimentares.
Para sensibilizar e conscientizar toda a comunidade da escola sobre a importância de uma alimentação completa, equilibrada e variada como condição básica para a saúde e a qualidade de vida, exponha um modelo ilustrativo de pirâmide alimentar, juntamente com as pirâmides confeccionadas pelos grupos. Aproveite e divulgue os resultados da pesquisa realizada sobre o valor nutricional dos lanches consumidos pelos alunos na escola e em casa.
Piquenique de fruta!
Combine um piquenique adaptado a ser realizado com a turma, em uma área verde da escola ou em um espaço agradável próximo a ela. Desta vez o cardápio será formado por frutas!
Em seguida, peça aos alunos que listem as providências necessárias, de modo que cada um assuma uma tarefa.
Sugestão de providências:
. Elaborar um comunicado aos pais, informando sobre o piquenique a ser realizado e solicitando a colaboração deles na tarefa destinada a seu filho.
. Para um lanche com alimentação saudável e equilibrada, a proposta é realizar um piquenique de frutas, preferencialmente as de época, considerando o valor nutricional das mesmas, que deverão ser trazidas pelos alunos ou providenciadas através de doação da comunidade (supermercados, sacolões etc). Quanto maior a variedade de frutas, maiores as chances de as crianças conhecerem diferentes sabores através da degustação.
. Trazer para o dia do piquenique toalha de mesa, vasilhas, talheres e pratos.
O grande dia chegou! Como primeira atividade do dia, os alunos e professor deverão fazer uma caminhada pelo bairro da escola, com a duração de 30 minutos aproximadamente. Antes de iniciá-la, o professor de Educação Física deverá coordenar exercícios de alongamento ao som de animadas músicas.
De volta à escola, deverão se organizar para o piquenique. Depois deste momento, todos voltam para a sala, a fim de começar mais um dia de aula. Lá chegando, poderão continuar se divertindo com os jogos sugeridos nos sítios abaixo:
http://www.smartkids.com.br/passatempos/nutricao-cruzadinha.html Passatempo cruzadinha nutrição
http://www.smartkids.com.br/passatempos/nutricao-preencha.html Passatempo Jogo do Preencha Nutrição
Como outra possibilidade relacionada ao tema, o professor poderá propor aos alunos a elaboração de cardápios para o lanche da escola, de acordo com a pirâmide alimentar. A elaboração e desenvolvimento de um projeto integrado sobre “Horta”, poderá ser uma forma de adquirir alimentos que farão parte dos cardápios.
Professor, abaixo sugerimos alguns links de informações complementares sobre o assunto, para seu conhecimento:
http://www.brasilescola.com/saude/importancia-dos-alimentos-na-saude.htm Importância dos alimentos na saúde (vários links)
http://www.brasilescola.com/saude/alimentacao-saudavel.htm A importância do cuidado com a alimentação
http://www.sitiodosmiudos.pt/saude/default.asp?fich=de1 Importância do exercício físico
http://www.stetnet.com.br/vidasaude/pag8.htm Atividade física e saúde - Lição 8
http://www.sklpharma.com.br/default.asp?lay=9&lang=p&id=2 O que é Pirâmide Alimentar?
A avaliação deverá ser contínua, processual e diagnóstica durante todo o desenvolvimento da aula: acompanhar e avaliar os alunos nas diferentes etapas do processo de aprendizagem, compreender as estratégias utilizadas por eles na construção do conhecimento e organizar formas de intervenção adequadas às reais necessidades dos alunos e que possibilitem avanços cognitivos.
Auto-avaliação dos alunos (oral ou por escrito): Participação individual e grupal nos momentos da aula propostos pelo professor.
Avaliação dos alunos pelo professor: Respeito aos momentos de fala e de escuta e às opiniões dos colegas. Envolvimento e participação dos alunos nas atividades de pesquisa sobre as informações nutricionais dos alimentos, na construção da pirâmide dos alimentos e no piquenique. O professor deverá verificar ainda se os alunos conseguiram compreender as relações entre saúde, alimentação e atividade física, a partir da observação do lanche consumido por eles na escola e de relatos dos alunos quanto à prática de atividade física diária.
Cinco estrelas 1 calificaciones
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06/06/2011
Cinco estrelasParabéns a equipe de professores que programaram essas aulas maravilhosas. Estou aproveitando bastante em minhas aulas de Ciências.