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“Um, dois, feijão com arroz...”: Comemorando o Dia Nacional da Saúde na escola.

 

05/10/2010

Autor e Coautor(es)
Fátima Rezende Naves Dias
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Gláucia Costa Abdala Diniz, Liliane dos Guimarães Alvim Nunes, Lucianna Ribeiro de Lima.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  1. Criar um espaço de reflexão e debate sobre: “Como vai a nossa saúde? Como vai a saúde do nosso meio ambiente?” envolvendo toda a comunidade escolar e autoridades da área de saúde da cidade.
  2. Propor ações de prevenção e combate aos problemas relativos à nossa saúde e à saúde do meio ambiente.
  3. Posicionar-se de maneira crítica e responsável em relação às deliberações dos grupos de debate.
  4. Compreender que juntos, podemos fazer muito mais pela nossa saúde, pela saúde das outras pessoas e pela saúde do ambiente.
Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para o desenvolvimento desta aula, é importante que os alunos tenham conhecimentos básicos de leitura, interpretação e escrita.

Estratégias e recursos da aula

Introdução: Palavras iniciais para o professor   

O tema saúde e meio ambiente é bastante amplo, complexo e desafiador, no sentido de abrir várias possibilidades de reflexão, informação e diálogo com as diversas áreas de conhecimento. Desse modo, durante o desenvolvimento das atividades, é importante realizar um trabalho interdisciplinar, a fim de favorecer a integração do tema com os conteúdos curriculares. A proposta de comemorar o Dia Nacional da Saúde na escola não é menos desafiadora. Para isto, é necessária a sensibilização, o envolvimento e a participação de toda a comunidade escolar!   

Atividade 1:   

Para dar início a aula, apresente o vídeo 1, 2 feijao com arroz, 3, 4 feijão no prato, disponível no link http://www.youtube.com/watch?v=nUozih2N-8g  para que os alunos aprendam a cantar a música.    

Alunos organizados em círculo. Enquanto cantam a música 1, 2 feijão com arroz, 3, 4 feijão no prato, vão passando um objeto para o colega do lado, seguindo a roda. A um sinal do professor, param de cantar e o aluno que estiver com o objeto, deverá ir até a lousa e escrever palavras para completar a frase: Para se ter uma vida saudável, é preciso... Não vale repetir o que já foi dito e registrado pelos colegas. Depois de certo tempo, parar a brincadeira e solicitar aos alunos que copiem, nos cadernos, a frase com as palavras sugeridas por eles. (Professor, caso os alunos não completem a frase com palavras relacionadas à saúde do meio ambiente, você poderá desafiá-los a pensar sobre esta questão).   

Em seguida, leia para os alunos a história: Dinossauros Alegres e Saudáveis: um guia para a sua saúde, de Laurie Krasny Brown e Marc Brown.

Sinopse do livro:   

Para que possamos ter uma vida saudável, é preciso que estejamos felizes e que gostemos de nós mesmos. Para mantermos a higiene física e mental, é necessário ter uma alimentação saudável, respeitar as horas de sono, procurar fazer as atividades ao ar livre e, também, realizar boas leituras. Os dinossauros sabem muito bem disso e irão oferecer às crianças, “dicas” para uma vida realmente saudável, trabalhando o corpo e a mente, melhorando a rotina diária, para que se mantenham inteligentes, fortes e sadias. Fonte: http://www.livrariacultura.com.br/scripts/cultura/resenha/resenha.asp?isbn=8528102084&sid=91514414412821694237168660    

Após a leitura da história, solicite aos alunos que identifiquem as “dicas” dadas pelos dinossauros e comparem com as palavras/frases completadas por eles. Em seguida, a turma deverá confeccionar um cartaz contendo todas as sugestões apresentadas a respeito de se ter uma vida saudável.   

O professor poderá ainda sugerir aos alunos que façam um painel, retratando uma situação de vida saudável. Para isto, eles poderão utilizar recorte e colagem, desenhar os personagens da história lida, criando novas aventuras e situações.

Atividade 2:   

Para ampliar e sistematizar os conhecimentos dos alunos sobre o tema, o professor deverá apresentar o documento do Ministério da Saúde, intitulado “A Educação que produz saúde”, disponível no link  http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/a_educacao_que_produz_saude.pdf    

No Laboratório de Informática da escola, os alunos deverão se organizar em pequenos grupos. Com a mediação dos professores de Língua Portuguesa, Ciências, Geografia e Informática, cada grupo ficará responsável por ler, discutir e fazer uma síntese de uma das partes do documento apresentado.  

Grupo 1- 1ª parte: Saúde na escola

Grupo 2- 2ª parte: Uma outra realidade é possível 

Grupo 3- 3ª parte: Uma escola comprometida com a realidade

Grupo 4- 4ª parte: O pensar e fazer Educação em Saúde   

(A 5ª e a 6ª partes do documento referentes a: “Construindo coletivamente processos educativos em saúde na escola” e “Descobrindo formas de utilizar o material educativo”, poderão ser lidas pelos professores, a fim de contribuir com as suas práticas diárias).   

Pedir aos grupos que socializem as sínteses elaboradas para toda a turma, que poderá contribuir fazendo perguntas, solicitando esclarecimentos e trocando informações.   

Em seguida, a fim de conhecer ações relativas à Comemoração do Dia Nacional da Saúde (5 de Agosto), acesse o sítio http://blog.opovo.com.br/fisioterapiaesaude/dia-nacional-da-saude/   Dia Nacional da Saúde, onde você encontrará um texto informativo e um breve vídeo sobre ações realizadas na data comemorativa.   

 

Para conhecer outras ações, professores e alunos poderão acessar os seguintes links:    

http://www.portal.ifba.edu.br/noticias/dia-nacional-da-saude-reune-diversos-servicos-no-ifba.html  Dia Nacional da Saúde reúne diversos serviços no IFBA    

http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=dia+nacional+da+sa%C3%BAde&btnG=Pesquisar&aq=f&aqi=g3&aql=&oq=&gs_rfai=    Sítios sobre o Dia Nacional da Saúde  

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/agosto/dia-nacional-da-saude.php    Dia Nacional da Saúde   

Prosseguindo, pedir aos alunos que, de forma coletiva, façam outras propostas de ações a serem realizadas na escola em comemoração ao Dia Nacional da Saúde e também em outros dias do calendário escolar, uma vez que “todo dia é dia de cuidar da nossa saúde e da saúde do meio ambiente”.

Certamente que as ações definidas pelos alunos e professor terão desdobramentos que precisam ser atentamente observados, para que a programação aconteça da melhor forma possível. Algumas providências deverão ser tomadas com certa antecedência, tais como:

. Solicitar ao órgão competente da prefeitura de sua cidade, o fechamento da rua em frente à escola para a montagem dos stands.

. Enviar convite às autoridades da área de saúde e meio ambiente da cidade, para participar de um Espaço de Diálogo a ser realizado na escola sobre “Como vai a nossa saúde? Como vai a saúde do nosso meio ambiente?”. Outros profissionais e pais de alunos da área de saúde também deverão ser convidados para participar dos stands.

. Enviar convite às famílias dos alunos para participar das festividades em comemoração ao Dia Nacional da Saúde.

. Criar faixa de divulgação do evento e afixá-la na porta da escola. A comunidade próxima à escola também será bem-vinda!

. Preparar todo o material necessário para a montagem dos stands.

Atividade 3:   

Comemorando o Dia Nacional da Saúde na escola!   

Finalmente, o grande dia chegou! Num primeiro momento do dia, os grupos de alunos, juntamente com os professores e profissionais convidados, deverão montar os seus stands no espaço fechado da rua em frente à escola.   

No horário combinado de abertura do evento, os convidados poderão visitar os vários stands para aferição da pressão arterial, verificação de glicose, avaliação do índice de massa corporal (IMC), simulação sobre escovação correta dos dentes, vacinação (atualização do cartão de vacina), degustação de alimentos nutritivos, alongamento corporal, massagem relaxante, criação de desenhos e tatuagens corporais alusivas ao Dia Nacional da Saúde, jogos e brincadeiras sobre saúde e meio ambiente. Em um dos stands, os alunos poderão expor o painel confeccionado por eles e que retrata uma situação de vida saudável, as sínteses dos grupos acerca do documento do Ministério da Saúde: “A Educação que produz Saúde”, bem como distribuir para os visitantes folhetos informativos contendo “dicas” sobre como ter uma vida saudável.   

Num segundo momento, no anfiteatro da escola, todos serão convidados a participar do “Espaço de Diálogo” sobre Como vai a nossa saúde? Como vai a saúde do nosso meio ambiente?

Inicialmente, as autoridades da área de saúde e meio ambiente deverão fazer uma breve exposição acerca do tema, apresentando os principais desafios encontrados nas condições de vida da comunidade e as medidas adotadas na busca de solução para os problemas.   

Em seguida, os alunos, professores, pais e demais convidados, deverão se organizar em grupos. Cada grupo deverá refletir, debater e fazer propostas ampliadas de ações de prevenção e combate aos problemas relativos à nossa saúde e à saúde do meio ambiente, para serem desenvolvidas na escola e em outros contextos sociais. O importante é que todos compreendam que é impossível falar de saúde sem pensar nas condições do meio ambiente, na alimentação, na educação, no lazer, na forma como protegemos a natureza, no modo como nos relacionamos com as pessoas... É igualmente importante que todos compreendam que juntos, podemos fazer muito mais pela nossa saúde, pela saúde das outras pessoas e pela saúde do ambiente.   

Dando prosseguimento, os relatores de cada grupo deverão socializar suas deliberações para todos os presentes. Posteriormente, os alunos, com a colaboração dos professores de Língua Portuguesa, deverão organizar as deliberações apresentadas pelos grupos. Algumas propostas de ações irão compor um documento para ser encaminhado às autoridades competentes, outras propostas poderão ser dirigidas para a Associação de Moradores do Bairro e outras, ainda, serão destinadas à escola. Estas deverão orientar o desenvolvimento de Projetos Interdisciplinares de Trabalho, podendo integrar o Projeto Político Pedagógico da escola.      

Recursos Complementares

Professor, sugerimos abaixo alguns links de informações complementares sobre o assunto, para seu conhecimento ou para acrescentar à aula, se for de seu interesse.     

http://www.portalsocial.ufsc.br/legislacao/saude/saudecf.pdf    Constituição Federal do Brasil Cap. II Da Saúde  

http://new.paho.org/bra/index.php?option=com_content&task=view&id=885&Itemid=672    OPAS / OMS Brasil  

http://new.paho.org/bra/index.php?option=com_joomlabook&Itemid=232    Temas de saúde de “A” a “Z”    

http://www.sustentabilidade.philips.com.br/publi-ago-nacional-saude.htm    Dia Nacional da Saúde  

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/agosto/dia-nacional-da-saude.php    Dia Nacional da Saúde

Avaliação

A avaliação deverá ser contínua, processual e diagnóstica durante todo o desenvolvimento da aula: acompanhar e avaliar os alunos nas diferentes etapas do processo de aprendizagem, compreender as estratégias utilizadas por eles na construção do conhecimento e organizar formas de intervenção adequadas às reais necessidades dos alunos e que possibilitem avanços cognitivos.   

Auto-avaliação dos alunos (oral ou por escrito): Participação individual e grupal nos momentos da aula propostos pelo professor e nas atividades em comemoração ao Dia Nacional da Saúde na escola.   

Avaliação dos alunos pelo professor: Respeito aos momentos de fala e de escuta e às opiniões dos colegas. Envolvimento dos alunos nas atividades propostas: confecção de cartaz; criação de painel; síntese do documento “A Educação que produz saúde”; festividades pelo Dia Nacional da Saúde na escola; organização e participação nos stands; participação no "Espaço de Diálogo" sobre Como vai a nossa saúde? Como vai a saúde do nosso meio ambiente?; registro das deliberações dos grupos de debate. O professor deverá ainda verificar se os alunos conseguiram propor ações de prevenção e combate aos problemas relativos à nossa saúde e à saúde do meio ambiente e posicionar-se de maneira crítica e responsável em relação às deliberações dos grupos de debate.

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