Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Do it yourself

 

25/08/2010

Autor y Coautor(es)
Aline Lucian Costa
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Luciana de Oliveira Silva

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Falar sobre habilidades
  • Usar pronome reflexivo (-self, -selves)
  • Aplicar estratégias de leitura: sinopse
  • Expandir o vocabulário relacionado a tipos de livros
Duração das atividades
3horas/aula de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Participle of verbs, Simple Present

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Comece a aula perguntando aos alunos se eles dão livros de presente. Se sim, pergunte: que tipos de livros vocês normalmente presenteiam?

Você precisará levar para a sala de aula livros que ilustrem as seguintes categorias:

poem, recipe book, dictionary, DIY book, novel, self help book comic book, short stories, magazines, newspapers.

Escreva as categorias no quadro e peça aos alunos que identifiquem o livro correspondente. Chame a atenção dos alunos para os livros DIY (Do it yourself), pergunte a eles se gostam de fazer trabalhos manuais ou se conhecem alguém que goste. Pergunte também se já tentaram fazer algo assim e se conhecem esse tipo de livro.

Escreva no quadro as perguntas abaixo e peça aos alunos que as discutam por alguns minutos, em seguida peça a voluntários que compartilhem suas conclusões com a classe.

Quadro:

  1. When do people usually read or use each of them?
  2. Which do you have most of at home?
  3. Which do you read most or use most often?

Peça aos alunos que leiam as sinopses no Worksheet 1 disponível https://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/aline-lucian/do-it-yourself em para descobrirem qual o tipo de livro elas falam sobre. Agora peça aos alunos que leiam as descrições das pessoas na atividade 2 no Worksheet 1 e pergunte se eles conhecem alguém parecido. Em seguida eles devem decidir qual seria o livro mais indicado para cada uma das pessoas. 

Por último eles devem se juntar em grupos de três ou quatro pessoas e compararem suas escolhas.

Aula 2

Comece a aula pedindo aos alunos que releiam as sinopses na atividade 1 no worksheet 1. Em seguida pergunte:

Você gostaria de ter algum desses livros? Se sim, qual? Se não, por quê?

Qual deles você escolheriam para um membro da sua família? Por quê?

Agora escreva no quadro a seguinte frase:

(This book) shows you how to make lots of cool stuff yourself.

Pergunte a eles: De acordo com a frase, você precisa de ajuda de outras pessoas para fazer coisas interessantes depois de ler esse livro ou você poderá fazê-las sem ajuda?

Peça aos alunos que encontrem mais quatro exemplos do uso de –self/-selves nas sinopses dos livros na atividade 1 do worksheet 1.

Escreva no quadro a explicação do uso dos pronomes reflexivos e suas formas:

It is used to express that you are doing something on your own.

I              myself

You        yourself

He          himself

She        herself

It             itself

We        ourselves

You        yourselves

They      themselves

Escreva no quadro as frases abaixo e peça aos alunos que as completem com o pronome correto.

  1. Tom can paint the picture___________, he's good at painting.
  2. The children did the washing up  _______________________.
  3. Simon and George did their homework _________________, nobody helped them.
  4. My father built the tree house ______________________.
  5. Jack's brother painted the bike ____________________.

Respostas: 1. himself       2. themselves       3. themselves       4. himself       5. himself

Aula 3

Proponha uma atividade de reflexão em que os alunos terão que traduzir três frases que você escreverá no quadro.

Escreva no quadro:

He’s painting himself.                              (Ele está se pintando.)

He’s painting it himself.                          (Ele próprio está pintando.)

He’s having it painted.                             (Estão pintando para ele.)

Explique a diferença entre as três frases e agora chame a atenção para a terceira.

Escreva no quadro a seguinte frase e peça aos alunos que a completem:

What must you do if you can’t repair your car yourself?

You must take it to a garage and ____________________ it repaired.

Explique a estrutura “have something done”.

If you 'have something done', you get somebody else to do something for you.

Have + something + done (participle) => I'm going to have my hair cut.

                                                          She's having her house redecorated.

Leve para a sala imagens de pessoas fazendo coisas que são normalmente serviços pagos. Como opção você pode escrever no quadro essas atividades para os alunos discutirem se eles mesmos fazem ou se alguém faz por eles.

manicure, shave, tidy your house, iron your clothes, cook, fix things, cut hair, wax

Agora peça aos alunos que se juntem em grupos de três ou quatro. Eles deverão discutir quais as coisas eles mesmos fazem e quais alguém faz por eles.

Exemplo que você pode escrever no quadro para servir de referência para os alunos:

A: I never iron my clothes myself. I always have them ironed by my mother.

B: Really? I always iron my clothes myself.

C: Me? I hate ironing, but unfortunately I have to do it myself.

Recursos Complementares

Peça aos alunos que visitem o site abaixo. Nele os alunos encontrarão instruções de como fazer ou consertar diversas coisas relacionadas a jardinagem, decoração, pintura ou limpeza.

Eles deverão escolher um dos tópicos e ler as instruções.

http://www.doityourself.com/ 

Para mais explicação e exercícios sobre pronomes reflexivos:

http://web2.uvcs.uvic.ca/elc/studyzone/330/grammar/reflex.htm 

Avaliação

Avalie a última atividade da aula três. Observe como os alunos interagem e os avalie.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.