Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O jogo e o esporte Voleibol: As suas diferenças

 

01/12/2010

Autor e Coautor(es)
Rodrigo Barros Rispoli
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Diferenciar os objetivos do jogo no esporte e no lazer utilizando como referência o esporte Voleibol;

Duração das atividades
150 minutos / 3 aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há conhecimentos prévios trabalhados pelo professor.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1:

Reunir os alunos e pedir que observem os dois vídeos abaixo:

Vídeo 1: http://www.youtube.com/watch?v=MjcUxfJleQI (acesso em 20/08/10). 

Vídeo 2: http://www.youtube.com/watch?v=_XJunSHzElg (acesso em 20/08/10). 

Em seguida, questioná-los:

- É apresentada, nestes vídeos, a mesma atividade? Por quê?

Com o auxílio de um quadro, o professor criará uma tabela onde será assinalada as diferenças do vídeo 1 e do vídeo 2 respondidas pelos alunos sobre as seguintes perguntas:

- As atividades exibidas têm períodos de tempo definidos?

- Qual o material e local exigidos para a sua prática?

- As regras são definidas por quem?

- Qual o “prêmio” para cada jogador ao final da prática?

Realizada a construção da tabela e após apreciação dos alunos, o professor conceituará:  

- o vídeo 1 como ESPORTE por apresentar um jogo orientado a comparar um determinado desempenho entre indivíduos ou grupos regido por um conjunto de regras regulamentada por organizações (FIVB) que procuram dar aos adversários iguais condições para vencer;

- o vídeo 2 como JOGO por apresentar uma prática livre (lazer), que pode ter seu conjunto de regras alterado a qualquer momento pelos seus integrantes e tem como principal característica o prazer dos seus praticantes.

Atividade 2:

O professor irá propor um mini campeonato de voleibol (que deverá ser realizado em, no máximo, em dois tempos de aula) onde os alunos deverão organizá-lo atendendo às seguintes características (o professor auxiliará em todo o processo):

http://3.bp.blogspot.com/_O85J5QRODss/TKzfOH5zUzI/AAAAAAAAA7o/WgdEbGtEgy8/s400/001.jpg (acesso em 15/11/10) 

- o esporte será o voleibol;

- determinar o tempo e regras claras que não possam ser alteradas;

- a arbitragem será responsabilidade da organização;

- estipular um prêmio para as equipes masculinas, femininas ou mistas que ficarem em primeiro lugar;

- a inscrição prévia é obrigatória e deve ocorrer antes da data do evento.

Depois de concluída a competição, o professor questionará junto aos alunos:

- Como os competidores se sentiram diante da realidade competitiva?

- Qual sua opinião quanto à clareza das regras e às possíveis injustiças cometidas pela arbitragem?

- E os alunos que não quiseram participar?

- Como se sentiram as equipes que não foram premiadas e de que forma gostariam que fosse a premiação?

Após esta conversa, propor aos alunos a montagem de um painel descrevendo as principais características - tanto positivas quanto negativas - da competição, em colunas.

Atividade 3:

O professor irá propor uma atividade onde a turma será dividida em 2 grandes grupos e cada um deles receberá materiais diferentes e orientações sobre a prática a ser realizada (que poderá ser modificada):

http://ascsobreposta.files.wordpress.com/2009/07/img_0548.jpg (acesso em 15/11/10)

GRUPO 1: Bola de vôlei leve

Os alunos irão formar um círculo e, desta maneira, começar o jogo. Um aluno dá o primeiro toque na bola para qualquer um de seus parceiros. O segundo irá dar outro toque no intuito de “levantar” a bola para o terceiro aluno que, por sua vez, tentará cortar a bola com o objetivo de acertar um amigo seu. Se este aluno for “queimado” ele sairá momentaneamente do jogo e voltará quando outro for acertado pela bola.

GRUPO 2: Bola grande de plástico e rede;

Os alunos se dividirão em duas equipes e, divididos pela rede, iniciarão um jogo com a bola de plástico.

Cada grupo ficará responsável por recriar ou aceitar as sugestões das atividades que remetem ao vôlei. Ao final de um determinado tempo, trocam-se os grupos. No final da troca, o professor reunirá a turma e pedirá que cada grupo apresente aos demais a atividade recriada e a forma como ela foi jogada.

Recursos Complementares

Para maiores informações:

www.rc.unesp.br/ib/efisica/motriz/02n2/2n2_ART05.pdf - requer programa de leitura de arquivos PDF instalado (acesso em 20/08/10) 

http://educacaofisicafoz.no.comunidades.net/index.php?pagina=1139883837 (acesso em 20/08/10) 

Avaliação

Em uma folha, conceituar o que é o JOGO dentro da esfera do ESPORTE e do LAZER.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.