01/12/2010
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Diferenciar os objetivos do jogo no esporte e no lazer utilizando como referência o esporte Voleibol;
Não há conhecimentos prévios trabalhados pelo professor.
Atividade 1:
Reunir os alunos e pedir que observem os dois vídeos abaixo:
Vídeo 1: http://www.youtube.com/watch?v=MjcUxfJleQI (acesso em 20/08/10).
Vídeo 2: http://www.youtube.com/watch?v=_XJunSHzElg (acesso em 20/08/10).
Em seguida, questioná-los:
- É apresentada, nestes vídeos, a mesma atividade? Por quê?
Com o auxílio de um quadro, o professor criará uma tabela onde será assinalada as diferenças do vídeo 1 e do vídeo 2 respondidas pelos alunos sobre as seguintes perguntas:
- As atividades exibidas têm períodos de tempo definidos?
- Qual o material e local exigidos para a sua prática?
- As regras são definidas por quem?
- Qual o “prêmio” para cada jogador ao final da prática?
Realizada a construção da tabela e após apreciação dos alunos, o professor conceituará:
- o vídeo 1 como ESPORTE por apresentar um jogo orientado a comparar um determinado desempenho entre indivíduos ou grupos regido por um conjunto de regras regulamentada por organizações (FIVB) que procuram dar aos adversários iguais condições para vencer;
- o vídeo 2 como JOGO por apresentar uma prática livre (lazer), que pode ter seu conjunto de regras alterado a qualquer momento pelos seus integrantes e tem como principal característica o prazer dos seus praticantes.
Atividade 2:
O professor irá propor um mini campeonato de voleibol (que deverá ser realizado em, no máximo, em dois tempos de aula) onde os alunos deverão organizá-lo atendendo às seguintes características (o professor auxiliará em todo o processo):
http://3.bp.blogspot.com/_O85J5QRODss/TKzfOH5zUzI/AAAAAAAAA7o/WgdEbGtEgy8/s400/001.jpg (acesso em 15/11/10)
- o esporte será o voleibol;
- determinar o tempo e regras claras que não possam ser alteradas;
- a arbitragem será responsabilidade da organização;
- estipular um prêmio para as equipes masculinas, femininas ou mistas que ficarem em primeiro lugar;
- a inscrição prévia é obrigatória e deve ocorrer antes da data do evento.
Depois de concluída a competição, o professor questionará junto aos alunos:
- Como os competidores se sentiram diante da realidade competitiva?
- Qual sua opinião quanto à clareza das regras e às possíveis injustiças cometidas pela arbitragem?
- E os alunos que não quiseram participar?
- Como se sentiram as equipes que não foram premiadas e de que forma gostariam que fosse a premiação?
Após esta conversa, propor aos alunos a montagem de um painel descrevendo as principais características - tanto positivas quanto negativas - da competição, em colunas.
Atividade 3:
O professor irá propor uma atividade onde a turma será dividida em 2 grandes grupos e cada um deles receberá materiais diferentes e orientações sobre a prática a ser realizada (que poderá ser modificada):
http://ascsobreposta.files.wordpress.com/2009/07/img_0548.jpg (acesso em 15/11/10)
GRUPO 1: Bola de vôlei leve
Os alunos irão formar um círculo e, desta maneira, começar o jogo. Um aluno dá o primeiro toque na bola para qualquer um de seus parceiros. O segundo irá dar outro toque no intuito de “levantar” a bola para o terceiro aluno que, por sua vez, tentará cortar a bola com o objetivo de acertar um amigo seu. Se este aluno for “queimado” ele sairá momentaneamente do jogo e voltará quando outro for acertado pela bola.
GRUPO 2: Bola grande de plástico e rede;
Os alunos se dividirão em duas equipes e, divididos pela rede, iniciarão um jogo com a bola de plástico.
Cada grupo ficará responsável por recriar ou aceitar as sugestões das atividades que remetem ao vôlei. Ao final de um determinado tempo, trocam-se os grupos. No final da troca, o professor reunirá a turma e pedirá que cada grupo apresente aos demais a atividade recriada e a forma como ela foi jogada.
Para maiores informações:
www.rc.unesp.br/ib/efisica/motriz/02n2/2n2_ART05.pdf - requer programa de leitura de arquivos PDF instalado (acesso em 20/08/10)
http://educacaofisicafoz.no.comunidades.net/index.php?pagina=1139883837 (acesso em 20/08/10)
Em uma folha, conceituar o que é o JOGO dentro da esfera do ESPORTE e do LAZER.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
25/03/2015
Cinco estrelasEXCELENTE AULA