Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Valores para o esporte e para o trabalho: Qual a relação?

 

15/12/2010

Autor e Coautor(es)
Adriane Silva Tomaz
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores históricos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar os comportamentos e valores inerentes ao esporte;

Identificar atuais demandas comportamentais exigidas para os trabalhadores na atualidade;

Refletir sobre as possíveis relações existentes entre os comportamentos e os valores para o esporte e para o mundo do trabalho.

Duração das atividades
2 aulas de 60 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessários conhecimentos prévios específicos sobre esta temática.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1:

Iniciar a aula questionando à turma quais são as principais características que uma pessoa deve ter para ser um bom esportista. As repostas devem ser listadas em uma folha de papel intitulada “Valores para o esporte”.

Em seguida questionar, a partir das referências cotidianas que os alunos possuem, quais as características que uma pessoa precisa ter para “conseguir emprego e ser bem sucedida” hoje em dia. As respostas devem ser listadas em uma folha de papel intitulada “Valores para o trabalho”.

Atividade 2:

Neste momento a turma deverá ser convidada para assistir os seguintes vídeos:  

http://www.youtube.com/watch?v=rm2j5v0PNc8

http://www.youtube.com/watch?v=a8n4a4V0cxI

http://www.youtube.com/watch?v=R5fKHt7cbsw 

http://www.youtube.com/watch?v=zVTjSZCHY4Q

Acessos em 20/08/2010.

Após apreciação dos vídeos, o professor iniciará um debate com a turma a partir das seguintes provocações:

1) Como podemos descrever os vídeos?

2) Quem os produziu? Qual a posição que ocupa na sociedade?

3) Qual a ideia central apresentada nos vídeos?

4) Vocês já haviam pensado acerca destas questões?

5) O que vocês pensam sobre as ideias apresentadas nos vídeos?

Atividade 3:   

Nesta atividade, partindo das reflexões feitas nas atividades 1 e 2, a turma deverá se dividir em três grupos. O professor deverá apresentar seguinte frase: "Os valores do esporte têm uma relação direta com os valores exigidos para o trabalho? Quem ganha com isso?". A tarefa dos alunos será discutir coletivamente a questão e elaborar um texto contendo uma síntese do debate.

 

Recursos Complementares

Para leitura do professor: BRACHT, V. A criança que pratica esporte respeita as regras do jogo... capitalista. In: Oliveira (Org.). Fundamentos Pedagógicos: Educação Física. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1987.

Avaliação

A turma, dividida em três grupos, deverá organizar:

a) Grupo 1: Um jornalzinho impresso com textos, imagens e entrevistas sobre o tema: Valores para o esporte e para o trabalho: Qual a relação?

b) Grupo 2: Montar um blog com textos, imagens e entrevistas sobre o tema: Valores para o esporte e para o trabalho: Qual a relação?

c) Grupo 3: Montar um roteiro de apresentação de um programa para ser apresentado na rádio da escola sobre o tema: Valores para o esporte e para o trabalho: Qual a relação?

Obs: Caso a escola não tenha rádio, o conteúdo da apresentação poderá ser divulgado no horário do recreio através de equipamento de som com microfones.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.