15/12/2010
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Valores históricos |
Identificar os comportamentos e valores inerentes ao esporte;
Identificar atuais demandas comportamentais exigidas para os trabalhadores na atualidade;
Refletir sobre as possíveis relações existentes entre os comportamentos e os valores para o esporte e para o mundo do trabalho.
Não são necessários conhecimentos prévios específicos sobre esta temática.
Iniciar a aula questionando à turma quais são as principais características que uma pessoa deve ter para ser um bom esportista. As repostas devem ser listadas em uma folha de papel intitulada “Valores para o esporte”.
Em seguida questionar, a partir das referências cotidianas que os alunos possuem, quais as características que uma pessoa precisa ter para “conseguir emprego e ser bem sucedida” hoje em dia. As respostas devem ser listadas em uma folha de papel intitulada “Valores para o trabalho”.
Neste momento a turma deverá ser convidada para assistir os seguintes vídeos:
http://www.youtube.com/watch?v=rm2j5v0PNc8
http://www.youtube.com/watch?v=a8n4a4V0cxI
http://www.youtube.com/watch?v=R5fKHt7cbsw
http://www.youtube.com/watch?v=zVTjSZCHY4Q
Acessos em 20/08/2010.
Após apreciação dos vídeos, o professor iniciará um debate com a turma a partir das seguintes provocações:
1) Como podemos descrever os vídeos?
2) Quem os produziu? Qual a posição que ocupa na sociedade?
3) Qual a ideia central apresentada nos vídeos?
4) Vocês já haviam pensado acerca destas questões?
5) O que vocês pensam sobre as ideias apresentadas nos vídeos?
Nesta atividade, partindo das reflexões feitas nas atividades 1 e 2, a turma deverá se dividir em três grupos. O professor deverá apresentar seguinte frase: "Os valores do esporte têm uma relação direta com os valores exigidos para o trabalho? Quem ganha com isso?". A tarefa dos alunos será discutir coletivamente a questão e elaborar um texto contendo uma síntese do debate.
Para leitura do professor: BRACHT, V. A criança que pratica esporte respeita as regras do jogo... capitalista. In: Oliveira (Org.). Fundamentos Pedagógicos: Educação Física. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1987.
A turma, dividida em três grupos, deverá organizar:
a) Grupo 1: Um jornalzinho impresso com textos, imagens e entrevistas sobre o tema: Valores para o esporte e para o trabalho: Qual a relação?
b) Grupo 2: Montar um blog com textos, imagens e entrevistas sobre o tema: Valores para o esporte e para o trabalho: Qual a relação?
c) Grupo 3: Montar um roteiro de apresentação de um programa para ser apresentado na rádio da escola sobre o tema: Valores para o esporte e para o trabalho: Qual a relação?
Obs: Caso a escola não tenha rádio, o conteúdo da apresentação poderá ser divulgado no horário do recreio através de equipamento de som com microfones.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!