Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Get used to it!

 

02/12/2010

Autor e Coautor(es)
Aline Lucian Costa
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Luciana de Oliveira Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Discutir sobre coisas a que podemos nos acostumar, usando a língua alvo;
  • Aprender o uso de “used to”;
  • Aplicar estratégias de leitura no gênero textual artigo;
  • Discutir sobre mudanças ocorridas na vida.
Duração das atividades
3horas/aula de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É importante que o aluno já saiba usar estruturas básicas da língua como o Simple present (uso de DO e DOES), Simple past (uso de DID), verb to be (IS, AM, ARE) nas formas afirmativa, interrogativa e negativa.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Para começar a aula escreva no quadro o seguinte:

Changes in life – easy or difficult?

Pergunte aos alunos:

Quais as mudanças que acontecem nas nossas vidas vocês consideram fáceis e quais consideram difíceis de lidar?

Vocês já passaram por alguma mudança importante nas suas vidas?

Discuta brevemente as perguntas com a turma e encoraje-os a compartilhar suas experiências. Peça aos alunos que olhem a foto na atividade 2 do Worksheet 1disponível em

https://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/aline-lucian/get-used-to-it  - acesso em 05/11/10

Conte-os que a vida desse homem sofreu uma mudança drástica e pergunte se eles o conhecem. Nesse momento não conte mais nada sobre a vida de Lars.

Imagem do recurso

Para conhecimento do professor:

Imagem: Lars Grael

http://www.portalibahia.com.br/blogs/bahiaesporte/wp-content/uploads/2009/05/lars11.jpg (acesso em 05/11/2010) 

Lars Grael é um velejador brasileiro titular de duas medalhas de bronze. Em setembro de 1998, Grael sofreu um grave acidente em Vitória, causado pela imperícia e irresponsabilidade do comandante de um iate, o que causou a mutilação de uma das pernas do atleta. O velejador teve que se afastar da prática esportiva por algum tempo. Atualmente dedica-se exclusivamente à vela e classificou-se em terceiro lugar no campeonato brasileiro de 2006

Para mais informações sobre Lars Grael, acesse: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lars_Grael (acesso em 17/09/2010) 

Diga aos alunos que eles terão que se reunir em grupos de três ou quatro para discutir quais frases são verdadeiras ou falsas a respeito da vida de Lars Grael na atividade 1 do Worksheet 1

Respostas:         A.T        B.F         C.F         D.F         E.T

Agora peça aos alunos que leiam o texto e confiram se suas respostas estão certas ou erradas. Corrija a atividade com a turma e, à medida que for lendo e perguntando a resposta certa, encoraje-os a dizerem se ficaram surpresos, se conhecem alguém com uma história similar e o que fariam se isso acontecesse com eles.

Aula 2

Comece a aula relembrando a história do velejador Lars Grael. Pergunte aos alunos se eles se lembram dessa história e peça a voluntários para recontá-la. Em seguida peça a eles que se reúnam em grupos de três ou quatro alunos e discutam as seguintes perguntas:

Escreva no quadro:

What do you think of Lars Grael’s story?

What lessons can be learnt from it?

Após alguns minutos peça a eles que leiam o texto novamente e que circulem a melhor resposta para as perguntas no Worksheet 2 (verso da Worksheet 1). Em seguida solicite que eles comparem suas respostas com as de outro colega antes de corrigir com a turma no quadro.

Respostas:         1. B        2. A        3. C        4. A        5. B

Peça a eles que estudem, cuidadosamente, os dois trechos evidenciados no texto e que digam o que eles significam. Explore as estruturas oralmente, encorajando os alunos a falarem sobre Lars Grael.

“be used to (something)”= ser acostumado com algo (he’s used to his new reality)

“get used to (something)”= acostumar-se com algo (he had to get used to walking on a single leg)

ATIVIDADE 2: Conte a estória de Mark (personagem e estória fictícios inventados pela autora da aula) . Diga a eles que Mark mora no Alaska há três anos, mas que ele teve dificuldade de se adaptar à vida nesse lugar. Peça aos alunos que leiam a estória de Mark, no Worksheet 2, atividade 2, e enquanto isso escreva no quadro as opções abaixo. Em seguida os alunos deverão escolher a estrutura apropriada para cada lacuna no texto.

Escreva no quadro:

Be/get used to (something)

He wasn’t

He got                                            used to                                seeing bears on the streets.

He is  

Para finalizar o trabalho, faça a correção com a turma.

Aula 3

Comece a aula pedindo aos alunos que digam a diferença entre as estruturas abaixo:

Escreva no quadro:

He used to see bears on the streets.                    (Ele costumava ver ursos nas ruas.)

He’s used to seeing bears on the streets.           (Ele está acostumado a ver ursos nas ruas.)

Eles vão mencionar que uma delas tem um 's, que corresponde ao verbo BE. Conduza-os na análise das estruturas, mostrando as diferenças antes e depois da palavra USED.Chame a atenção deles para o uso de ING no verbo que segue a estrutura de be/get used to.

Peça aos alunos que escrevam frases sobre o que são ou não são acostumados a fazer e sobre o que tem que se acostumar a fazer.

Exemplo:

I’m not used to waking up early.

I’m used to eating vegetables.

I have to get used to my new routine.

Em seguida, peça aos alunos que se organizem em grupos de três ou quatro pessoas e que compartilhem suas frases. Encoraje-os a reagirem às frases uns dos outros dizendo:

Exemplo:

Really? I’m not. (or) Really? I am.

Por fim, eles deverão discutir as perguntas propostas na atividade 3 do Worksheet 2. 

Recursos Complementares

Para mais exercícios de be/get used to, visite:

http://www.englishgrammarsecrets.com/usedto/menu.php 

Avaliação

Peça aos alunos que escrevam um parágrafo falando sobre algo que eles não eram acostumados a fazer e que estão se acostumando ou já estão acostumados.

Ex. wake up early, work out, sleep early, etc.

Proponha uma produção de texto que vai ser revisada pelos colegas e por você antes de chegar à versão final para avaliação (peer edition). Eles organizarão as idéias em tópicos, farão a primeira versão do texto, trocarão com um colega para uma revisão/sugestão de estruturas e informações e vão entregar a você. A primeira correção do texto será apenas apontando as estruturas e/ou vocabulário que deve ser revisto. Eles receberão os textos e trabalharão na correção a partir do que você marcou nas folhas deles.

Use códigos como:

WO - ordem das palavras

STRU - estrutura gramatical

SPELL - erro de ortografia

X (   ) - falta alguma coisa (um artigo A, uma preposição P, um verbo V, um substantivo N, etc.)

PUNCT - pontuação

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.