02/12/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Luciana de Oliveira Silva
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção escrita |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão leitora |
É importante que o aluno já saiba usar estruturas básicas da língua como o Simple present (uso de DO e DOES), Simple past (uso de DID), verb to be (IS, AM, ARE) nas formas afirmativa, interrogativa e negativa.
Aula 1
Para começar a aula escreva no quadro o seguinte:
Changes in life – easy or difficult?
Pergunte aos alunos:
Quais as mudanças que acontecem nas nossas vidas vocês consideram fáceis e quais consideram difíceis de lidar?
Vocês já passaram por alguma mudança importante nas suas vidas?
Discuta brevemente as perguntas com a turma e encoraje-os a compartilhar suas experiências. Peça aos alunos que olhem a foto na atividade 2 do Worksheet 1disponível em
https://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/aline-lucian/get-used-to-it - acesso em 05/11/10
Conte-os que a vida desse homem sofreu uma mudança drástica e pergunte se eles o conhecem. Nesse momento não conte mais nada sobre a vida de Lars.
Imagem do recurso
Para conhecimento do professor:
Imagem: Lars Grael
http://www.portalibahia.com.br/blogs/bahiaesporte/wp-content/uploads/2009/05/lars11.jpg (acesso em 05/11/2010)
Lars Grael é um velejador brasileiro titular de duas medalhas de bronze. Em setembro de 1998, Grael sofreu um grave acidente em Vitória, causado pela imperícia e irresponsabilidade do comandante de um iate, o que causou a mutilação de uma das pernas do atleta. O velejador teve que se afastar da prática esportiva por algum tempo. Atualmente dedica-se exclusivamente à vela e classificou-se em terceiro lugar no campeonato brasileiro de 2006
Para mais informações sobre Lars Grael, acesse: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lars_Grael (acesso em 17/09/2010)
Diga aos alunos que eles terão que se reunir em grupos de três ou quatro para discutir quais frases são verdadeiras ou falsas a respeito da vida de Lars Grael na atividade 1 do Worksheet 1
Respostas: A.T B.F C.F D.F E.T
Agora peça aos alunos que leiam o texto e confiram se suas respostas estão certas ou erradas. Corrija a atividade com a turma e, à medida que for lendo e perguntando a resposta certa, encoraje-os a dizerem se ficaram surpresos, se conhecem alguém com uma história similar e o que fariam se isso acontecesse com eles.
Aula 2
Comece a aula relembrando a história do velejador Lars Grael. Pergunte aos alunos se eles se lembram dessa história e peça a voluntários para recontá-la. Em seguida peça a eles que se reúnam em grupos de três ou quatro alunos e discutam as seguintes perguntas:
Escreva no quadro:
What do you think of Lars Grael’s story?
What lessons can be learnt from it?
Após alguns minutos peça a eles que leiam o texto novamente e que circulem a melhor resposta para as perguntas no Worksheet 2 (verso da Worksheet 1). Em seguida solicite que eles comparem suas respostas com as de outro colega antes de corrigir com a turma no quadro.
Respostas: 1. B 2. A 3. C 4. A 5. B
Peça a eles que estudem, cuidadosamente, os dois trechos evidenciados no texto e que digam o que eles significam. Explore as estruturas oralmente, encorajando os alunos a falarem sobre Lars Grael.
“be used to (something)”= ser acostumado com algo (he’s used to his new reality)
“get used to (something)”= acostumar-se com algo (he had to get used to walking on a single leg)
ATIVIDADE 2: Conte a estória de Mark (personagem e estória fictícios inventados pela autora da aula) . Diga a eles que Mark mora no Alaska há três anos, mas que ele teve dificuldade de se adaptar à vida nesse lugar. Peça aos alunos que leiam a estória de Mark, no Worksheet 2, atividade 2, e enquanto isso escreva no quadro as opções abaixo. Em seguida os alunos deverão escolher a estrutura apropriada para cada lacuna no texto.
Escreva no quadro:
Be/get used to (something)
He wasn’t
He got used to seeing bears on the streets.
He is
Para finalizar o trabalho, faça a correção com a turma.
Aula 3
Comece a aula pedindo aos alunos que digam a diferença entre as estruturas abaixo:
Escreva no quadro:
He used to see bears on the streets. (Ele costumava ver ursos nas ruas.)
He’s used to seeing bears on the streets. (Ele está acostumado a ver ursos nas ruas.)
Eles vão mencionar que uma delas tem um 's, que corresponde ao verbo BE. Conduza-os na análise das estruturas, mostrando as diferenças antes e depois da palavra USED.Chame a atenção deles para o uso de ING no verbo que segue a estrutura de be/get used to.
Peça aos alunos que escrevam frases sobre o que são ou não são acostumados a fazer e sobre o que tem que se acostumar a fazer.
Exemplo:
I’m not used to waking up early.
I’m used to eating vegetables.
I have to get used to my new routine.
Em seguida, peça aos alunos que se organizem em grupos de três ou quatro pessoas e que compartilhem suas frases. Encoraje-os a reagirem às frases uns dos outros dizendo:
Exemplo:
Really? I’m not. (or) Really? I am.
Por fim, eles deverão discutir as perguntas propostas na atividade 3 do Worksheet 2.
Para mais exercícios de be/get used to, visite:
Peça aos alunos que escrevam um parágrafo falando sobre algo que eles não eram acostumados a fazer e que estão se acostumando ou já estão acostumados.
Ex. wake up early, work out, sleep early, etc.
Proponha uma produção de texto que vai ser revisada pelos colegas e por você antes de chegar à versão final para avaliação (peer edition). Eles organizarão as idéias em tópicos, farão a primeira versão do texto, trocarão com um colega para uma revisão/sugestão de estruturas e informações e vão entregar a você. A primeira correção do texto será apenas apontando as estruturas e/ou vocabulário que deve ser revisto. Eles receberão os textos e trabalharão na correção a partir do que você marcou nas folhas deles.
Use códigos como:
WO - ordem das palavras
STRU - estrutura gramatical
SPELL - erro de ortografia
X ( ) - falta alguma coisa (um artigo A, uma preposição P, um verbo V, um substantivo N, etc.)
PUNCT - pontuação
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!