Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Brincadeiras de e na Rua

 

18/11/2010

Autor e Coautor(es)
Túlio Campos
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Registrar e experimentar diferentes brincadeiras do universo da rua.
  • As brincadeiras, interagindo com espaço, com materiais e com seus colegas.
  • Aprender a maneira como as brincadeiras eram compartilhadas no cotidiano dos seus pais e familiares.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos - Total 150 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário nenhum conhecimento prévio para que o aluno possa desenvolver a aula.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: Conhecendo as brincadeiras de e na rua.

Recursos: Pesquisa com familiares   

Obs.: Professor(a), na aula anterior a esta, faça a proposta de uma pesquisa dos(as) alunos(as) junto à seus familiares. Nesta os(as) alunos(a) perguntarão quais eram as brincadeiras que eles realizavam no espaço da rua na época em que eram crianças. Para a realização desta proposta, cada aluno(a) terá que seguir um roteiro de pesquisa, contendo algumas das seguintes questões:

  1. Nome da Brincadeira: Data:
  2. Com quem e como aprendeu a brincadeira:
  3. Quem brincava?
  4. Quantas pessoas?
  5. Regras?
  6. Espaços?
  7. Materiais?   

A brincadeira será registrada em papel ofício, para que, posteriormente, seja parte integrante de um livro de brincadeiras. Como “modelo” de registro o professor poderá escolher alguma das brincadeiras presente na cartilha abaixo sugerida e demonstrar para os(as) alunos(as). Desenhos poderão fazer parte do registro.   

Cartilha – Brincadeiras de Rua http://www.smec.salvador.ba.gov.br/site/documentos/espaco-virtual/espaco-praxis-pedagogicas/MATERIAIS%20DID%C3%81TICOS/brincadeirasderua.pdf (Acessado em 18/08/2010)   

Duração: Aproximadamente de 30 minutos

Descrição: Nesta atividade conduza os(as) alunos(as) até uma sala de aula e proponha que cada aluno(a) faça um pequeno relato da pesquisa a respeito da brincadeira de rua que registrou junto à algum familiar. Neste momento, o(a) professor(a) anotará o nome da brincadeira no quadro e também poderá fazer algumas perguntas complementares para o(a) aluno(a) que está apresentando, enriquecendo as informações.   

Atividade 2: Experimentando as brincadeiras

Duração: aproximadamente 30 minutos

Recursos: Registro das brincadeiras

Descrição: No espaço da quadra, divida a turma em 5 grupos. Cada grupo irá experimentar as brincadeiras que cada componente trouxe da pesquisa realizada. Dentre as brincadeiras experimentadas, o grupo escolherá uma para ser ensinada aos demais grupos na próxima atividade. Nesse caso, circule entre os grupos para garantir que não haja brincadeiras repetidas.   

Atividade 3: Compartilhando as Brincadeiras na Rua

Duração: aproximadamente 60 minutos

Recursos: Rua – algum espaço próximo da escola que haja pouco movimento de carros. Brincadeiras escolhidas para compartilhar com a turma.

Descrição: Nesta atividade proponha que as brincadeiras sejam realizadas em algum espaço próximo da escola, ou seja, uma rua pouco movimentada. No espaço reúna os grupos e eleja um para iniciar a explicação da brincadeira para os demais colegas da turma. Os membros do grupo podem e devem auxiliar neste momento. Após a explicação a turma vivenciará a brincadeira relatada. Todos os grupos apresentarão suas brincadeiras.

Atividade 4: Montando o Mural das Brincadeiras de e na Rua

Duração: aproximadamente 20 minutos

Recursos: Cartolina e Papel Craft

Descrição: Após a turma vivenciar as brincadeiras compartilhadas no espaço da rua, cada grupo irá registrar a brincadeira em um painel, que ficará exposto no pátio da escola. O registro poderá ser feito por meio de desenhos ou texto elaborado por eles. Neste mural será destinado um espaço para que outros(as) alunos(as) da escola registrem suas brincadeiras preferidas. Vale lembrar que o tema do painel é Brincadeiras de e na Rua.

Possibilidades de Ampliação:

Quanto ao Espaço: Caso não seja possível realizar a atividade 3 no espaço da rua, procure um parque ou espaço gramado.

Quanto ao Material: Na atividade 1 o(a) professor(a) poderá exibir o pequeno clipe do Filme o Menino Maluquinho. Este apresenta no seu conteúdo brincadeiras compartilhadas no espaço da rua. O vídeo poderá enriquecer o conteúdo da aula e indicar outros caminho didáticos para a aula.

Vídeo: O Menino Maluquinho. http://www.youtube.com/watch?v=r9xo2un_Nuc&feature=search (acessado em 18/08/2010).

Professor(a), o uso de imagem também é um importante recurso de referência didática.

Sugestões: 

 Fonte: http://comunidade.jangadeiroonline.com.br/uploads/2010/05/brincadeiras1.jpg (acessado em 18/08/2010). 

Fonte: http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/vai-pra-rua-menino-397887.shtml (acessado em 18/08/2010). 

 

Recursos Complementares

O site abaixo indica algumas brincadeiras que poderrão ser desenvolvidas na aula.

http://www.brasilescola.com/dia-das-criancas/resgatando-brincadeiras-antigas.htm (acessado em 18/08/2010).

Avaliação

Professor(a), no momento em que os alunos estiverem realizando as atividades propostas, faça as seguintes indagações: Os(As) alunos(as) estão envolvidos com o tema? O que acharam da atividade de pesquisa e construção do roteiro de pesquisa? Como os alunos registraram as brincadeiras? Que comentários fazem? Eles estão interessados, fazendo perguntas e colocando questões, sugerindo outras formas de realizar as atividades? Criam estratégias e novas formas de brincar? Sugerem novas regras? Os grupos se ajudam? Explicaram de forma clara a brincadeira para os demais colegas da turma? Que brincadeiras já conheciam? Já vivenciaram em outros momentos? Relatam o que aprendem? Brincam de outras formas? Questionam as regras?  Exploraram os espaços e os materiais? dentre outras.

Ao final da aula, o(a) professor(a) realizará uma roda com os(as) alunos(as) e poderá discutir como foi sua proposta. Pergunte: O que aprenderam? Como foi a participação da turma? O que foi fácil e/ou difícil? Qual(is) brincadeiras gostariam de fazer novamente? Peça sugestões para a aula posterior.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Ângela Kaori Usizima, EPG"Pastor Perácio Grilli" , São Paulo - disse:
    medorado@ig.com.br

    14/05/2012

    Cinco estrelas

    Foi observado que as crianças desconhecem a maioria das brincadeiras de e rua, demoram um pouco mais de tempo para assimilarem as que possuem um maior número de regras ou exijam habilidades motoras específicas, como andar de um pé só, pular dentro de espaços delimitados. Pela falta de hábito de brincar na rua organizadamente ou mesmo pelo desconhecimento da própria brincadeira. Podemos concluir que as brincadeiras de rua estão sendo deixadas de lado, substituídas pela televisão, vídeo game,


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.