13/10/2010
Suzana Maria Brito de Medeiros
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Lugar e paisagem |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Transformando a natureza: diferentes paisagens |
1º MOMENTO:
A aula terá início com uma roda de conversas, na qual o professor poderá solicitar das crianças que falem o que sabem saber sobre a África. O professor vai registrando as falas das crianças num cartaz coletivo para que todos possam visualizar o registro das informações e, portanto, uma das funções sociais da escrita.
Em seguida sugerimos que questione:
Novamente, o professor registra as ideias do grupo e apresenta um mapa Mundi e um globo terrestre para que as crianças os manipulem, confirmando ou descartando suas ideias iniciais, contrapondo-as com as ideias dos colegas, enfim. Em seguida sugerimos que o professor inicie uma fala mais estruturada a respeito do conceito de continente, bem como, dos conceitos de mapa e globo. Após a exploração o professor levanta com as crianças as características de um continente, mapa e globo a fim de que construam conceitos aproximados que ao longo da paesquisa vão sendo aprimorados
2ºMOMENTO:
Logo em seguida, o professor poderá solicitar que as crianças situem a África no mapa, no globo, pedir que verifiquem se fica perto ou longe do Brasil e como podemos fazer para chegar até a África. Depois de explorar bastante a localização da África no mapa e no globo, solicitar que as crianças representem o continente africano desenhando um mapa. O professor deve deixar à disposição todos os materiais em que as crianças possam usar como forma de consulta e os mapas devem sempre ser usados na horizontal, ou seja, no chão da sala de aula ou na mesa das crianças.
Fonte: NEI/UFRN
3º MOMENTO:
Este momento o professor poderá trabalhar com projeção de vídeos em que aparecem o cenário da África, como Kiriku e os animais selvagens para destacar os aspectos físicos, como: clima, desertos, rios e mares.
O vídeo é uma sugestão e o professor pode fazer uso de outro recurso que guarda bastante informação - as imagens.
Fontes:
http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRRBY0pfYLEGAzHtxFFgNvhQznXoDTvZ2R4MurqqoLX859XhIE&t=1&usg=__D2w14u9Qa1-Nlp0lOs3VbFjBE7c=http://3.bp.
http//3.bp.blogspot.com/_hLvw-lJm2TE/TARYXChAu4I/AAAAAAAAAJM/gF2zHL4MUms/s400/Rio_Nilo.jpg
O encerramento desse momento poderá se configurar numa pintura com tinta, em que as crianças vão escolher um cenário que gostariam de pintar a partir das imagens. Este momento da ativiade poderá se chamado de fazer artístiico - as crianças irão representar em sua arte com tinta algo que recorde a imagem que estava exposta.Sugerimos ainda, que o professor organiza uma mostra dos trabalhos produzidos.
4º MOMENTO:
Como forma de síntese da temática nesta aula, sugerimos o trabalho com a música África de Palavra Cantada. Na ocasião, o professor irá ouvir a música com as crianças, aperciando, apenas. Depois, procurar cantar acompnhando com o texto escrito
Em seguida, solicitar das crianças que marquem a estrofe que fala dos países e questionar quantos países parecem na música. Questionar também em que estrofe do texto fala da localização do continente e pedir que as crianças pintem a estrofe de uma única cor, ou mesmo que dêm um destaque.
ÁFRICA ( Palavra Cantada)
QUEM NÃO SABE ONDE É O SUDÃO SABERÁ A NIGÉRIA, O GABÃO RUANDA QUEM NÃO SABE ONDE FICA O SENEGAL A TANZÂNIA E A NAMÍBIA, GUINÉ BISSAU? TODO O POVO DO JAPÃO SABERÁ
DE ONDE VEIO O LEÃO DE JUDÁ ALEMANHA E CANADÁ SABERÃO TODA A GENTE DA BAHIA SABE JÁ DE ONDE VEM A MELODIA DO IJEXÁ O SOL NASCE TODO DIA VEM DE LÁ
|
ENTRE O ORIENTE E OCIDENTE ONDE FICA? QUAL A ORIGEM DA GENTE? ONDE FICA? ÁFRICA FICA NO MEIO DO MAPA DO MUNDO DO ATLAS DA VIDA ÁFRICAS FICAM NA ÁFRICA FICA LÁ E AQUI AFRICA FICARÁ
BASTA ATRAVESSAR O MAR PRA CHEGAR ONDE NASCE O BAOBÁ PRA SABER DA FLORESTA DE OXALÁ E MALÊ DO DESERTO DE ALAH DO ILÊ BANTO MULÇUMANAMAGÔ YORUBÁ
|
Sugerimos o acesso aos links abaixo relacionados para que o professor possa ter mais informações para enriquecer esta proposta de aula.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Deserto
http://www.africa-turismo.com/fotos/namibia-deserto.
htm http://www.achetudoeregiao.com.br/animais/deserto_saara.htm
Ao final desta aula é importante que o professor perceba que as crianças são capazes de:
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
08/08/2011
Cinco estrelasMuito boa a iniciatva de trabalhar este tema com crianças nessa faixa etária que para muitos é difícil e até precisam de uma sugestão para ser adptada a sua realidade escolar.