Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Continente Africano: aspectos geográficos

 

13/10/2010

Autor e Coautor(es)
EDNA MARIA DA SILVA
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Suzana Maria Brito de Medeiros

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Ensino Fundamental Inicial Geografia Transformando a natureza: diferentes paisagens
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender o conceito de ‘continente’;
  • conhecer os nomes de países que constituem o continente africano;
  • destacar os aspectos da localização da África, identificando-a no mapa e no globo, percebendo-os como representações do espaço real vivido crianças; 
  • identificar as características do clima;
  • nomear desertos do continente africano;
  • identificar os rios e mares do continente africano.
Duração das atividades
4 aulas com duração de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Para que o professor consiga alcançar os objetivos propostos nesta aula se faz necessário que as crianças compreendam o que é um mapa, um globo e possam pensar mais abstratamente, pois nesta fase começam, ainda que em ritmos diferentes a se liberar do objeto concreto.
Estratégias e recursos da aula

1º MOMENTO:

A aula terá início com uma roda de conversas, na qual o professor poderá solicitar das crianças que falem o que sabem saber sobre  a África. O professor vai registrando as falas das crianças num cartaz coletivo para que todos possam visualizar o registro das informações e, portanto, uma das funções sociais da escrita.

Em seguida sugerimos que questione:

  • o que é um continente?
  • você conhece nome de algum continente?
  • o que é um mapa?
  • alguém já viu um mapa?
  • para que usamos os mapas?
  • e o que é um globo?
  • para que usamos o globo e como usamos? ...

Novamente, o professor registra as ideias do grupo e apresenta um mapa Mundi e um globo terrestre para que as crianças os manipulem, confirmando ou descartando suas ideias iniciais, contrapondo-as com as ideias dos colegas, enfim. Em seguida sugerimos que o professor inicie uma fala mais estruturada a respeito do conceito de continente, bem como, dos conceitos de mapa e globo. Após a exploração o professor levanta com as crianças as características de um continente, mapa e globo a fim de que construam conceitos aproximados que ao longo da paesquisa vão sendo aprimorados

2ºMOMENTO:

Logo em seguida, o professor poderá solicitar que as crianças  situem a África no mapa, no globo, pedir que verifiquem se fica perto ou longe do Brasil e como podemos fazer para chegar até a África. Depois de explorar bastante a localização da África no mapa e no globo, solicitar que as crianças representem o continente africano desenhando um mapa. O professor deve deixar à disposição todos os materiais em que as crianças possam usar como forma de consulta e os mapas devem sempre ser usados na horizontal, ou seja, no chão da sala de aula ou na mesa das crianças.

Fonte: http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQqDW6tlntQpm8YJc6BtYt_jLGOE7-iNZ6PbAls11_cNDfyY-g&t=1&usg=__qh4WBh8nh-lgjrJNqrrCXnobgJo=  

 

Fonte: http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQ0EQRjlNsK0HG5PVP4L8vmKbo1U9K2AAa0S0VitoqGJxubR3c&t=1&usg=__uEi8RcQ8l5rcMc51jqR95RLzVW0=  

Fonte: NEI/UFRN

3º MOMENTO:

Este momento o professor poderá trabalhar com projeção de vídeos em que aparecem o cenário da África, como Kiriku e os animais selvagens para destacar os aspectos físicos, como: clima, desertos, rios e mares.

O vídeo é uma sugestão e o professor pode fazer uso de outro recurso que guarda bastante informação - as imagens.

 

Fontes:

http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRRBY0pfYLEGAzHtxFFgNvhQznXoDTvZ2R4MurqqoLX859XhIE&t=1&usg=__D2w14u9Qa1-Nlp0lOs3VbFjBE7c=http://3.bp.

http//3.bp.blogspot.com/_hLvw-lJm2TE/TARYXChAu4I/AAAAAAAAAJM/gF2zHL4MUms/s400/Rio_Nilo.jpg

http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcR7s-ydt12oize0aieNrYuVxqZ27LYY1umiGv_v4Jpy7QfrgLE&t=1&usg=__48PoIxB163fII9cB7ntCOk0JB2I=

O  encerramento desse momento poderá  se configurar numa pintura com tinta, em que as crianças vão escolher um cenário que gostariam de pintar a partir das imagens.  Este momento da ativiade poderá se chamado de fazer artístiico - as crianças irão representar em sua arte com tinta algo que recorde a imagem que estava exposta.Sugerimos ainda, que o professor organiza uma mostra dos trabalhos produzidos.

4º MOMENTO: 

Como forma de síntese da temática nesta aula, sugerimos o trabalho com a música África de Palavra Cantada. Na ocasião, o professor irá ouvir a música com as crianças, aperciando, apenas. Depois, procurar cantar acompnhando com o texto escrito

Em seguida, solicitar das crianças que marquem a estrofe que fala dos países e questionar quantos países parecem na música. Questionar também em que estrofe  do texto fala da localização do continente e pedir que as crianças pintem a estrofe de uma única cor, ou mesmo que dêm um destaque.

ÁFRICA ( Palavra Cantada)

QUEM  NÃO SABE ONDE É O SUDÃO

SABERÁ

A NIGÉRIA, O GABÃO

RUANDA

QUEM NÃO SABE ONDE FICA

O SENEGAL

A TANZÂNIA E A NAMÍBIA,

GUINÉ BISSAU?

TODO O POVO DO JAPÃO

SABERÁ

DE ONDE VEIO O

LEÃO DE JUDÁ

ALEMANHA E CANADÁ

SABERÃO

TODA A GENTE DA BAHIA

SABE JÁ

DE ONDE VEM A MELODIA

DO IJEXÁ

O SOL NASCE TODO DIA

VEM DE LÁ

ENTRE O ORIENTE E OCIDENTE

ONDE FICA?

QUAL A ORIGEM DA GENTE?

ONDE FICA?

ÁFRICA FICA NO MEIO DO MAPA DO MUNDO

DO ATLAS DA VIDA

ÁFRICAS FICAM NA ÁFRICA

FICA LÁ E AQUI

AFRICA FICARÁ

BASTA ATRAVESSAR O MAR

PRA CHEGAR

ONDE NASCE O BAOBÁ

PRA SABER

DA FLORESTA DE OXALÁ

E MALÊ

DO DESERTO DE ALAH

DO ILÊ

BANTO MULÇUMANAMAGÔ

YORUBÁ

Recursos Complementares

Sugerimos o acesso aos links abaixo relacionados para que o professor possa ter mais informações para enriquecer esta proposta de aula.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Deserto 

http://www.africa-turismo.com/fotos/namibia-deserto.  

 htm http://www.achetudoeregiao.com.br/animais/deserto_saara.htm   

Avaliação

Ao final desta aula é importante que o professor perceba que as crianças são capazes de:

  •  Falar a respeito do conceito de continente.
  • Nomear alguns países que constituem o continente africano.
  • Destacar os aspectos da localização da África, identificando-a no mapa e no globo, percebendo-os como representações do espaço real vivido pelas crianças.  
  • Identificar as características do clima e nomear desertos e mares do continente africano.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • eneida Maria D'Albuquerque Santos, ERC Instituto Bom Pastor , Pará - disse:
    eneidalbuquerque@yaqhoo.com.br

    08/08/2011

    Cinco estrelas

    Muito boa a iniciatva de trabalhar este tema com crianças nessa faixa etária que para muitos é difícil e até precisam de uma sugestão para ser adptada a sua realidade escolar.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.