Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


"In the hotel"

 

18/09/2010

Autor e Coautor(es)
Luana Vieira de Assis
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Luciana de Oliveira Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Grau de formalidade na escrita e na fala
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Relacionar situações vividas em hotéis usando a língua inglesa.

Compreender como proceder em casos de reservas de quartos, pedidos, fechamento de contas, etc.

Adquirir conhecimentos sobre o gênero textual: “conversa telefônica”, que será embasado no tema proposto.  

Duração das atividades
03 horas/aulas de 50 minutos aproximadamente.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão conhecer algum vocabulário referente à móveis, profissionais,etc que estão presentes em um hotel. Para isso, acesse: http://www.manythings.org/b/e/86 (acesso em 19 de Agosto de 2010)   

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Motive os alunos perguntando:   

Do you usually go on vacation?

Where do you stay in?   

Após os alunos responderem às questões propostas, apresente o seguinte vídeo:

Figura 1: Imagem do vídeo "Making a reservation".

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=6366iZRhkPI&feature=related 

(acesso em: 19 de Agosto)   

Este vídeo mostra uma situação de reserva de quarto.

Observe os recursos linguísticos apresentados ao final do mesmo.   

“Hello. I’d like to make a reservation, please.”

“How many people in your party?”

“What time would you like the reservation for?”

“I’m afraid, I do not have anything available…”

“Would you prefer smoking or nonsmoking?”   

Realce aos alunos que essas frases aparecem normalmente em situações de reserva de quartos em hotel.   

Questione-os:  

 What is common to say in a situation just like the one showed in the video?

Os alunos deverão fazer, no caderno, uma lista de palavras, expressões e frases que eles acham que são comuns em situações vividas em hotéis.   

Observação: Deixe que os mesmos façam a lista em português.   

Logo após, apresente o seguinte vocabulário aos alunos. Fonte: http://www.esl-lab.com/vocab/v-hotel.htm (acesso: 19 de Agosto de 2010)

Types of Accommodations

bed and breakfast

guesthouse

hotel

inn

resort

youth hostel

Amenities

cable TV

check in / check out

connecting room

continental breakfast

handicapped facilities

hot tub

indoor / outdoor

heated pool

kitchen / kitchenette

microwave

queen-size bed / king-size bed

restaurant

rollaway bed

 room rates

sitting area

Expressions

book a hotel

call the front desk

cancel a reservation

make a reservation

order room service   

Realce que tudo o que foi apresentado é muito comum em situações vividas em hotéis. Peça aos alunos que tentem identificar, através da explicação do significado de cada termo, se há tópicos semelhantes aos que eles escreveram no caderno anteriormente.

ATIVIDADE: Incentive os alunos para formularem uma lista com o vocabulário aprendido durante as aulas. Eles deverão também, fazer sentenças que os ajudem a internalizar o conhecimento adquirido.

Aula 2

Neste ponto, os alunos já devem ter internalizado alguns vocábulos usados em situações vividas em hotéis. Dessa forma, exponha os mesmos a este exercício: http://www.esl-lab.com/hotel1/hotel1.htm (acesso: 19 de Agosto de 2010)

Figura 2: Imagem do texto da conversa telefônica.

Fonte: http://www.esl-lab.com/hotel1/hotel1.htm

Acesso em 19 de Agosto de 2010.

Este áudio representa uma conversa telefônica entre um cliente e o recepcionista do hotel. Pergunte aos alunos:

Quais são as características de uma conversa telefônica?

Existem fatores que interferem na qualidade da mesma, quais? O que o faz usar o telefone?

Após os alunos responderem às questões, mostre-os os seguintes slides, para que eles entendam qual a importância de saber as características de um gênero textual:  http://www.slideboom.com/presentations/43947/Textos-e-gêneros-textuais (acesso: 19 de Agosto de 2010)

Depois, de forma adequada, faça os exercícios de pré-listening, while-listening e post listening já programados no site:

Figura 3: Imagem do exerício de pre-listening.

Figura 4: Exercício do while-listening.

Figura 5: Exercício de post listening.

Todas as imagens foram retiradas de: http://www.esl-lab.com/hotel1/hotel1.htm (acesso: 19 de Agosto de 2010)   

Corrija-os e solucione dúvidas sobre vocabulário. Atente para o script usado no áudio.   

Figura 1: Recepcionistas em um hotel.

Fonte: http://ta313.site40.net/pic/venice_hotel_reservation.jpg (acesso: 19 de Agosto de 2010)   

Hotel Clerk: Hello. Sunnyside Inn. May I help you?

Man: Yes, I'd like to reserve a room for two on the 21st of March.

Hotel Clerk: Okay. Let me check our computer here for a moment. The 21st of May, right?

Man: No. March, not May.

Hotel Clerk: Oh, sorry. Let me see here. Hmmm.

Man: Are you all booked that night?

Hotel Clerk: Well, we have one suite available, complete with a kitchenette and a sauna bath. And the view of the city is great, too.

Man: How much is that?

Hotel Clerk: It's only $200 dollars, plus a 10% room tax.

Man: Oh, that's a little too expensive for me. Do you have a cheaper room available either on the 20th or the 22nd?

Hotel Clerk: Well, would you like a smoking or a non-smoking room?

Man: Non-smoking, please.

Hotel Clerk: Okay, we do have a few rooms available on the 20th; we're full on the 22nd, unless you want a smoking room.

 Man: Well, how much is the non-smoking room on the 20th?

Hotel Clerk: $80 dollars, plus the 10% room tax.

Man: Okay, that'll be fine.

Hotel Clerk: All right. Could I have your name, please?

Man: Yes. Bob Maexner.

Hotel Clerk: How do you spell your last name, Mr. Maexner?

Man: M-A-E-X-N-E-R.

Hotel Clerk: Okay, Mr. Maexner, we look forward to seeing you on March 20th.

Man: Okay. Goodbye.

Fonte:  http://www.esl-lab.com/hotel1/hotlsc1.htm  

Acesso em 19 de Agosto de 2010.

Atividade para testar a capacidade de organização lingüística dos alunos:

Deixe que os alunos tenham contato com o áudio da conversa telefônica uma vez. Durante a apresentação, incentive os aprendizes a anotarem as palavras que eles julgarem importantes. Na segunda vez que passar o áudio, divida a sala em pequenos grupos e distribua o script do mesmo, porém, embaralhado. Enquanto escutam, eles devem colocar o diálogo em ordem.

Aula 3

Peça aos alunos que descrevam qual e como seria o melhor hotel para eles se hospedarem. Depois, divida a sala em dois grandes grupos. O grupo A será o grupo de recepcionistas e o B de futuros hóspedes. O grupo A deverá ser dividido em 4 menores. Cada grupo deverá se organizar para receber os futuros hóspedes. O restante da turma, o grupo B, que também deverá ser dividido, de forma mais irregular, em duplas, sozinhos ou pequenos grupos,deverá se comportar como se quisessem alugar um quarto. Apresente o seguinte role play para que sigam como exemplo e tenham ideia de quais expressões linguísticas deverão ser usadas:

Observação: Para saber mais sobre role plays, acesse: http://pt.wikipedia.org/wiki/Role_playing  

Acesso em 19 de Agosto de 2010.

Front Desk: Welcome to the Wyatt Hotel. How may I help you?

Traveler: I'd like a room please?

Front Desk: Would you like a single or a double?

Traveler: I'd like a double, please?

Front Desk: May I have your name, please?

Traveler: Timothy Findley.

Front Desk: Could you spell that please?

Traveler: F-I-N-D-L-E-Y.

Front Desk: How many are in your party?

Traveler: Just two.

Front Desk: How many nights would you like to stay?

Traveler: Just tonight.

Front Desk: How will you be paying?

Traveler: Is Visa OK?

Front Desk: That'll be fine. Would you like a wake-up call?

Traveler: Yes, I'd like a wake-up call for 6:30. Do you have a pool?

 Front desk: Yes, we do. On the 2nd floor. Here's your key. That room 405 on the fourth floor.

Fonte: http://bogglesworldesl.com/survival_travel_english/hotel_esl.htm (acesso: 19 de Agosto de 2010)

Seguindo o diálogo acima, todos os “hóspedes” deverão consultar todos os “hotéis” disponíveis dentro de sala. Esclareça que o grupo responsável pelos hotéis deverá providenciar tudo que será disponibilizado nos hotéis. Já o grupo dos hóspedes devem alternar o que querem/procuram em cada hotel. Caso necessitem, esclareça dúvidas sobre vocabulário.

Observação: Um grupo de hóspedes deve passar pelos hotéis por vez. Desta forma, os outros poderão alternar o uso do vocabulário.             

Recursos Complementares

Caso necessite usar dicionários, acesse:

www.dictionary.com  

Para outra atividade sobre reserva de hotéis, acesse:

http://faculty.ksu.edu.sa/yousif/ELT%20Resources/Lesson%20Plans/Travelling%20in%20English/checking-into-hotel.pdf  

Sites acessados em 19 de Agosto de 2010.

Avaliação

Faça a avaliação desta aula em duplas. Reserve um espaço, no qual o professor irá apenas observar, sem interferência, o desempenho linguístico dos aprendizes. Distribua para os mesmos o seguinte handout: http://www.eslflow.com/ESL_Hotel_booking___reservations_ESL_worksheet.pdf 

Cada dupla representará um recepcionista de hotel e um futuro hóspede. Peça-os que escolham qual papel eles querem representar. O aluno que ficar incumbido do recepcionista, deverá preencher a ficha postada no site  acima e entregá-la ao professor no final do exercício. Avalie o uso do vocabulário aprendido e a desenvoltura linguística de cada estudante.   

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.