25/08/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Lízia Maria Porto Ramos; Marina Silva Rocha; Priscila Barbosa Peixoto.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
§ Identificar as características principais do grupo dos Testudines (Tartarugas, Cágados e Jabutis);
§ reconhecer diferenças e semelhanças entre os Testudines e outros répteis;
§ identificar diferentes grupos de Testudines presentes no Brasil;
§ identificar especializações anatômicas destes animais usadas para a conquista dos ambientes;
§ desenvolver a leitura de textos científicos relacionados com o assunto e sua interpretação.
Os alunos deverão ser capazes de reconhecer o grupo dos Répteis, bem como as principais características do grupo.
Introdução: uma abordagem para o professor
Testudines
São seres vivos que surgiram no Carbonífero e que desde o Triássico se modificaram muito pouco, o casco responsável por seu sucesso no ambiente limitou suas modificações. Ele pode variar de acordo com a ecologia da espécie: animais terrestres como o jabuti tem cascos em forma de altas cúpulas, as tartarugas marinhas apresentam cascos mais baixos para favorecer a hidrodinâmica.
São animais ectotérmicos, respiração pulmonar, ovíparos e que não apresentam cuidado parental. Demonstram especializações que os permitem viver em ambientes terrestres e aquáticos (marinhos e de água doce).
Apresentam dois grupos: os Pleurodira e os Cryptodira. Os Pleurodira diferenciam-se principalmente dos Cryptodira pela retração da cabeça curvando o pescoço horizontalmente, e não para dentro do casco curvando o pescoço na forma de um S vertical. O grupo do Pleurodira é encontrado atualmente apenas no Hemisfério Sul.
Os Testudines são animais de vida longa, algumas espécies podem chegar a viver mais de 50 anos, esse tempo de vida longo dificulta estudos para conhecimento da história de vida de muitas espécies.
O sexo dos indivíduos da prole é determinado, na maioria das vezes, pela temperatura a que os ovos são expostos – altas temperaturas de incubação produzem o sexo de maior porte.
O sangue destes animais flui para o coração através dos pulmões, volta ao coração e, depois, circula para o resto do corpo. Quanto à respiração, a junção das costelas com o casco não permitem movimentos na caixa torácica. Seus grandes pulmões estão ligados à carapaça por meio de lâminas de tecido conjuntivo que se ligam às suas vísceras, fazendo com que o movimento destas auxilie na expansão dos pulmões no ato respiratório, por meio de contrações musculares. Alguns representantes aquáticos, ainda, conseguem efetuar trocas gasosas via cloaca e faringe.
Adaptado de: POUGH, F.H; JANIS, C.H.; HEISER, J.B. 2003. Vida dos vertebrados. 3ª ed. São Paulo, 270 - 293p. & http://www.mundoeducacao.com.br/biologia/testudines.htm (consultado em 09/08/10, às 14h44min).
Estratégia
Como os alunos poderão atingir os objetivos propostos:
Os alunos poderão atingir os objetivos propostos através de atividades lúdicas de sensibilização, com exibição de trechos do filme “Procurando Nemo”, discussões orientadas pelo professor, observação de figuras de tartarugas, construção de modelos destes animais, bem como textos e vídeos sobre o assunto.
Como o professor irá ativar esse processo:
O professor ativará este processo por meio da exibição de um pequeno trecho do filme “Procurando Nemo”, em que sensibilizará os alunos a respeito dos testudines, além de orientar discussões entre eles, com apresentação de figuras, bem como orientação dos alunos para a construção de modelos de tartarugas.
Atividade Lúdica: Sensibilização e Sondagem de Conhecimentos Prévios
Professor, num primeiro momento da aula, apresente para a turma um pequeno trecho do filme “Procurando Nemo” – cena em que o peixinho encontra várias tartarugas. Este trecho vai sensibilizar os alunos quanto à movimentação das tartarugas marinhas, suas características morfológicas, dentre outros aspectos.
Apresente também para a turma o seguinte vídeo (http://www.youtube.com/watch?v=Me3pCw_6-xo – consultado em 09/08/10, às 15h02min), em que são retratadas tartarugas gigantes de Galápagos. Este vídeo ajudará os alunos a compreenderem características de tartarugas terrestres, diferenciando das marinhas.
Discuta com os alunos quais características eles acham que as tartarugas possuem. Pergunte quem já viu alguma tartaruga, deixe que os alunos contem suas experiências. Instigue-os a pensar em características morfológicas e comportamentais destes animais. Anote suas observações no quadro de giz.
Discutindo sobre tartarugas
Professor, após relacionar os conhecimentos prévios dos alunos, divida-os em pequenos grupos e entregue para cada um algumas figuras de testudines, para que observem. Abaixo seguem sugestões de figuras que poderão ser utilizadas nesta aula:
Jabuti Testudo tabulata
Retirado de: http://www.ufrgs.br/ceclimar/img/minizoo_jabuti.gif (consultado em 09/08/10, às 15h08min).
Esqueleto do Jabuti Testudo:
Retirado de: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/8/81/SmithTestudoSkeleton.jpg/400px-SmithTestudoSkeleton.jpg (consultado em 09/08/10, às 15h09min).
Jabuti panqueca (Malacochersus tornieri)
Retirado de: http://www.animalpicturesarchive.com/Arch03/1133132248.jpg (consultado em 09/08/10, às 15h10min).
Jabuti caixa-terrestre (Terrapene Carolina)
Retirado de: http://www.discoverlife.org/mp/20p?see=I_JDW896&res=640 (consultado em 09/08/10, às 15h11min).
Tartaruga lacustre - Cágado ( Trachemys molly):
Retirado de: http://www.inseparabile.com/images/trachemys-molly4.jpg (consultado em 09/08/10, às 15h12min).
Tartaruga com casco mole (Pelochelys cantorii)
Retirado de: http://www.iucn-tftsg.org/wp-content/uploads/image/Photos/P_cantoriiWeb.jpg (consultado em 09/08/10, às 15h13min).
Tartaruga de casco mole (Apalone spinifera )
http://www.torontozoo.com/adoptapond/guide_images/E%20Spiny%20Softshell%20turtle%202.jpg (consultado em 09/08/10, às 15h14min).
Tartaruga mordedora aligátor (Macrochelys temminckii)
Retirado de: http://www.eol.org/pages/8124 (consultado em 09/08/10, às 15h15min).
Tartaruga mordedora aligátor (Macrochelys temminckii):
Retirado de: http://www.turtlefarms.com/specialty_gallery/alligator_snapper_final.jpg (consultado em 09/08/10, às 15h16min).
Tartaruga de pescoço de cobra australiana (Chelodina longicollis):
Retirado de: http://www.anbg.gov.au/cpbr/WfHC/Chelidae/images/Chelodina-longicollis-800.jpg (consultado em 09/08/10, às 15h17min).
Matamatá sul-americano (Chelus fimbriatus)
Retirado de: http://www.tartarugas.avph.com.br/jpg/matamata1.jpg (consultado em 09/08/10, às 15h18min).
Tartaruga marinha (Caretta caretta):
Retirado de: http://www.chelonia.org/CcarettaJFa2.jpg (consultado em 09/08/10, às 15h19min).
Tartaruga de couro (Dermochelys coriacea):
Retirado de: http://geocities.ws/rsn_biodata/Imagens/Dermochelys_coriacea_1.jpg (consultado em 09/08/10, às 15h20min).
Tartaruga gigante de Galapagos (Geochelone elephantopus)
Retirado de: http://www.freewallpapers.com.br/640/wallpaper410941706.jpg (consultado em 09/08/10, às 15h21min).
Tartaruga almiscarada (Sternotherus odoratus)
Retirado de: http://www.austinsturtlepage.com/Care/caresheetpictures/stinkpot-03.jpg (consultado em 09/08/10, às 15h22min).
Peça que cada grupo observe os diferentes representantes do Grupo dos Testudines. Os alunos deverão relacionar novamente as características das espécies e seu habitat, registrando no caderno as observações.
Após este momento de observação e discussão acerca das figuras de diferentes testudines, disponha a turma em semicírculo e inicie um debate entre os grupos, de forma que possam confirmar ou refutar os conhecimentos prévios dos alunos, registrados anteriormente. Instigue os alunos a falarem, incentive a discussão, introduza questões durante o debate que ajudem em seu andamento.
Comente com a turma que mesmo as tartarugas aquáticas possuem respiração pulmonar, tendo que subir à superfície para respirar. Além disso, as tartarugas não têm dentes, possuem um casco que protege seu corpo, e são ectotérmicos, mantendo a temperatura do corpo igualada à do ambiente. São animais muito antigos, que não modificaram muito através dos anos. Isto se deve principalmente à presença do casco, que é uma característica muito vantajosa. As tartarugas são répteis, portanto, botam ovos, e não tomam conta destes e nem dos filhotes (não apresentam cuidado parental).
Instigue-os a comparar os Testudines com os outros répteis: Existe alguma semelhança entre Lagartos, Serpentes, Crocodilos e Tartarugas? Quais características eles possuem em comum? Quais características eles diferem? Para ajudar na discussão, mostre imagens dos grupos ou peça para que desenhem os diferentes representantes, ressaltando suas diferenças e semelhanças.
Criando um modelo de tartaruga
Professor, depois das discussões anteriores, proponha aos alunos que construam um modelo de tartaruga. Este modelo deverá representar principalmente a proteção que o casco confere ao grupo, bem como uma certa imobilidade. Além disso, deverá ser usado um balão, para representar o pulmão destes animais, que dentro do casco fica com dilatação reduzida. Os materiais necessários para a montagem dos modelos são:
- folhas de papelão
- balões
- massa de modelar
- tinta guache verde, vermelha, marrom
- pincéis
Oriente os alunos a construírem o modelo, sendo o papelão representante do casco, o balão dos pulmões, massas de modelar poderão ser usadas para construir as patas do animal. Os alunos poderão pintar os modelos, deixando-os mais fidedignos. Explique para a turma que por conta do papelão, o balão não pode ser enchido totalmente, senão não caberá dentro da cavidade do corpo. Isto acontece com os testudines, que se virados de casco para baixo podem ser sufocados, devido à dificuldade de respirar com o casco comprimindo os pulmões.
Exponha os modelos dos alunos na escola, para que divulguem seus conhecimentos, o que ajudará na construção de novos conceitos.
Texto para os alunos:
Após a construção dos modelos, entregue aos alunos um texto sobre os testudines. Faça uma leitura oral na sala e deixe que os alunos se manifestem quanto às dúvidas que surgirem. Oriente-os a consultar o dicionário, se necessário. Solicite que cada aluno, em casa, faça um pequeno resumo do texto, juntamente com as considerações que acharem importantes sobre os vídeos que serão exibidos posteriormente.
Testudines
As tartarugas são pertencentes à classe dos répteis e compreendem à ordem dos Quelônios. Mais de trezentas espécies de tartarugas podem ser encontradas em todo o mundo.
Jabuti
As "tartarugas" terrestres são denominadas de Jabutis. Seu tronco é escudado por um estojo ósseo que se divide numa parte dorsal (a carapaça) e outra ventral (o plastrão). Essa disposição permite a algumas espécies, como defesa passiva, recolher completamente a cabeça triangular e os membros. Em lugar de dentes, ela dispõe de maxilas com bordas cortantes, afiadas ou serrilhadas.
O jabuti atinge no máximo 70 cm de comprimento. Habita as matas desde o Espírito Santo até a Amazônia, ao norte, e Paraguai, ao sul. Na seca, esconde-se entre a folhagem e o húmus; na época de chuva alimenta-se de frutas caídas. A fêmea, chamada jabota, é maior que o macho, e avermelhada.
As tartarugas das Galápagos (Testudo elephantopus) podem superar os 185 anos de vida, porém, isso é uma questão de sorte, pois a maioria não ultrapassa os 50 anos. As tartaruguinhas terrestres são comercializadas no Brasil ainda muito pequenas, e essa comercialização é ilegal.
Respiração
Na respiração, difere-se dos demais répteis, porque o desenvolvimento da carapaça resultou na fixação das costelas. Respira através do movimento de distensão e compressão da cabeça e membros, para dentro e fora da carapaça.
As espécies marinhas contam com um aparelho respiratório auxiliar: têm na boca, uma enorme quantidade de vasos sangüíneos, que absorvem o oxigênio dissolvido na água. Isso e bons pulmões dão-lhe capacidade de imersão por várias horas.
Habitat e alimentação
As espécies terrestres (maior número), vivem em climas tropicais, no inverno cavam o terreno e entram em repouso. As marinhas estão distribuídas por todos os mares quentes, podem percorrer longas distâncias, pois seus membros desempenham a função de nadadeiras, e possuem bom sentido de orientação. A alimentação de ambas é variada; são vegetarianas, carnívoras ou onívoras.
Caça à tartaruga
Todas as tartarugas são cobiçadas pelo homem, que aproveita desde sua carne (na Amazônia substitui a carne de boi), até as placas ligadas da couraça.
Ovo
As tartarugas marinhas arrastam-se pela praia até um lugar livre de marés. Ali cavam a areia (60 cm de profundidade por 1 metro de diâmetro), e enterram seus ovos (de uma a duas centenas de ovos por vez). São ovos esféricos ou elípticos, elas tapam o buraco, alisam a areia e voltam para o mar. Depois de uma quinzena renovam a operação, mais ou menos no mesmo lugar. O sol se encarrega de incubar os ovos. As tartarugas terrestres (jabutis), e de água doce (cágados), fazem o mesmo nas margens do rio e pântanos, ou entre as folhagens. Depois de três meses, nascem as tartaruguinhas, com 6 cm. Logo quando nascem, as tartarugas marinhas correm para o mar.
Em alguns países, tanto o ovo de tartaruga como a carne são consumidos pelo ser humano. A caça da tartaruga ou o uso desses animais como animal de estimação vem contrinuindo para o desaparecimento de muitas espécies.
Adaptado de: http://www.webciencia.com/14_tartaruga.htm (consultado em 09/08/10, às 15h56min).
Curiosidade
Professor, como curiosidade para a aula, apresente para os alunos um pequeno vídeo adaptado de trecho do filme “Procurando Nemo”, em que se fala sobre o deslocamento das tartarugas marinhas, orientadas pelo campo magnético da Terra. Isto poderá gerar importantes discussões durante a aula, em que os alunos compreenderão mais aspectos importantes do grupo.
http://www.youtube.com/watch?v=GxgsI8lSruQ&feature=related (consultado em 09/08/10, às 15h58min).
Ferramentas tecnológicas:
Professor, após apresentar o vídeo sobre a orientação das tartarugas marinhas, exiba mais alguns vídeos para a turma, sobre as características das tartarugas. Peça que eles assistam com atenção, e que anotem no caderno as informações que julgarem mais importantes. Explique que estas anotações os ajudarão a fazer o resumo sobre os vídeos, solicitados durante a leitura do texto anteriormente.
pontociência - Por que tartarugas, jabutis e cágados andam devagar? - http://www.youtube.com/watch?v=69LXiLIZswY (consultado em 09/08/10, às 16h).
Projeto Tamar: Reprodução de tartarugas marinhas - http://www.youtube.com/watch?v=hA1jgsjbd10&feature=related (consultado em 09/08/10, às 16h01min).
OS RÉPTEIS - parte 1 - http://www.youtube.com/watch?v=FLEv643r8zo&feature=related (consultado em 09/08/10, às 16h02min).
Quelônios da Amazônia - Parte 1 - http://www.youtube.com/watch?v=ycCQP3-eiU4&feature=related (consultado em 09/08/10, às 16h03min).
Quelônios da Amazônia - Parte 2 - http://www.youtube.com/watch?v=gNkWq5WdxTc&feature=related (consultado em 09/08/10, às 16h04min).
Professor, abaixo seguem alguns links de textos e outros recursos que poderão ser usados durante sua aula, caso julgue necessário, ou apenas como curiosidades para seu conhecimento.
http://chc.cienciahoje.uol.com.br/noticias/bichos-e-plantas/como-surgiu-o-casco-da-tartaruga/ (consultado em 09/08/10, às 16h05min).
http://chc.cienciahoje.uol.com.br/noticias/arqueologia-e-paleontologia/um-pequeno-reptil-em-um-mundo-de-gigantes/?searchterm=None (consultado em 09/08/10, às 16h06min).
http://chc.cienciahoje.uol.com.br/noticias/2010/marco/protecao-e-sossego-dentro-do-casco/?searchterm=tartarugas (consultado em 09/08/10, às 16h07min).
http://cienciahoje.uol.com.br/noticias/arqueologia-e-paleontologia/mais-antiga-tartaruga-nao-tinha-casco (consultado em 09/08/10, às 16h08min).
http://www.amigosdomarnaescola.com.br/1serie_tartaruga.php (consultado em 09/08/10, às 16h09min).
http://www.tamar.org.br/interna.php?cod=80 (consultado em 09/08/10, às 16h10min).
http://www4.icmbio.gov.br/ran/index.php?id_menu=128 (consultado em 09/08/10, às 16h11min).
http://pt.yupis.org/jogos/crush-extremo/#play (consultado em 09/08/10, às 16h12min).
http://www.youtube.com/watch?v=CyqIrMHNHos (consultado em 09/08/10, às 16h13min).
Avaliar numa perspectiva formativa implica estar atento à construção de conhecimentos conceituais, comportamentais e atitudinais de nossos alunos. Por isso é importante estar atento a todo o percurso do aluno enquanto aprende: suas ideias iniciais, aquelas apresentadas durante a investigação, à maneira que relaciona com os colegas, sua atitude investigativa e crítica, no decorrer da aula. Feitas estas considerações, propomos mais um momento para que os alunos sejam avaliados.
Recolha numa próxima aula os resumos feitos pelos alunos sobre o texto e os vídeos. Leia atentamente cada um, avaliando como foi o processo de ensino-aprendizagem de seus alunos, de acordo com o que registrarem, quais as suas impressões e considerações acerca do tema da aula.
Cinco estrelas 1 classificações
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27/02/2011
Cinco estrelasMuito bom o conteúdo. Além de me ensinar sobre os testudines, deu-me idéias boas que, com um pouquinho de adaptação, poderei trabalhar sobre o tema na educação infantil. Parabéns!