12/01/2011
RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO
Celia Brito Teixeira Gama
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Saúde | Alimentação: necessidades corporais, socioculturais e emocionais |
Introduzir os princípios de organização da pirâmide de alimentos, oferecendo às crianças um primeiro contato com esse material.
Explicar esses princípios, uma vez que eles norteiam a organização da pirâmide alimentar.
Valorizar a importância de hábitos alimentares saudáveis para manter o funcionamento do corpo humano.
Leitura do livro: Amanda no país das vitaminas- Leonardo Mendes Cardoso.
Princípios de uma alimentação saudável.
Os benefícios de uma alimentação saudável para o funcionamento do corpo humano.
Traga para a aula as seguintes imagens:
Você pode encontrá-las nos seguintes endereços eletrônicos:
http://blogdadieta.com.br/tag/saudaveis/
http://www.senado.gov.br/portaldoservidor/jornal/jornal97/nutricao_infancia.aspx
http://www.bomguia.com.br/onde-comer-em-joao-pessoa.html
Organize as crianças em grupos. Explore as informações que elas trouxerem sobre as imagens. Leve para sala de aula algumas revistas para que elas montem uma das refeições que costumam fazer diariamente (você pode direcionar a escolha, sugerindo o almoço ou o jantar, por exemplo). Deixe-as livres para colocar de fato imagens dos alimentos que estão acostumadas a ingerir. Entregue a metade de uma folha de papel pardo para que elas façam a atividade.
Após esse momento, peça aos grupos que apresentem seus cartazes para os colegas. Vale ressaltar que nesse momento a intenção consiste em apenas conhecer os hábitos alimentares das crianças, sem emitir nenhum juízo de valor sobre o assunto.
Entregue às crianças uma folha de atividades (que pode ser encontrada na Revista Ciência Hoje para Crianças, ano 22 nº 204 08/2009 ) para que elas possam organizar a pirâmide alimentar. Estimule-as a continuar a fazê-lo em grupos, uma vez que essa organização do trabalho pode facilitar a troca de hipóteses entre elas.
Nesse material, as crianças serão levadas a construir uma pirâmide alimentar. A própria folha possui instruções para preenchê-la, mas essa hora é oportuna para ajudá-las a compreender os princípios que norteiam a sua organização. Caso você não consiga encontrá-la, você pode criar uma folha de atividades com o mesmo objetivo, ou seja, montar uma pirâmide alimentar. Não se esqueça de oferecer informações para que elas consigam fazê-la (por exemplo, aliemntos da base são precisam ser consumidos em maior quantidade, etc).
Problematize algumas questões:
POR QUE A PIRÂMIDE É ORGANIZADA DESSA MANEIRA?
O QUE NÓS PODEMOS APRENDER COM A PIRÂMIDE E A SUA ORGANIZAÇÃO?
Após esse momento, monte você a pirâmide com a turma. Estimule as crianças a compararem a pirâmide delas com a sua. Aproveite também para comparar os hábitos alimentares que elas apresentaram inicialmente, fomentando a seguinte reflexão:
TENHO ME ALIMENTADO DE MANEIRA SAUDÁVEL?
Deixe que contem o que aprenderam com a atividade. Em seguida, amplie as informações que eles já possuem a respeito do assunto abordado, trazendo um texto sobre o mesmo.
Alguns textos que podem ajudar a explorar o assunto:
Alimentação saudável
http://www.clicfilhos.com.br/site/nutricao/nutricao.htm
Pirâmide alimentar
http://www.weblaranja.com/nutricao/piramide_alimentar.htm
Leia o texto escolhido com a turma. Faça uma leitura compartilhada, permitindo que várias crianças possam ajudá-lo nessa tarefa. É uma ótima oportunidade para verificar como você pode ajudá-las a melhorar a pontuação, entonação, entre outros aspectos. Nesse momento, também é possível esclarecer as dúvidas que possam surgir na leitura. Peça às crianças que respondam às perguntas apresentadas:
QUAL É A IMPORTÂNCIA DE TERMOS UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL?
POR QUE OS GRUPOS DE ALIMENTOS ESTÂO ORGANIZADOS DESSA FORMA?
O QUE PODEMOS APRENDER COM A PIRÂMIDE DOS ALIMENTOS?
Aproveite a organização em grupos para pedir-lhes para registrar as principais informações aprendidas na aula. Distribua folhas de ofício com essa finalidade.
Você também pode exibir o vídeo abaixo, que pode ser encontrado no site Youtube:
Pirâmide alimentar:
http://www.youtube.com/watch?v=vbLiDeqgFUI
Você pode montar um mural com todo o material produzido: os cartazes, as anotações e a pirâmide de alimentos construída por você. Será uma ótima oportunidade para consultar as informações aprendidas nas aulas sobre a temática. Não deixe de ressaltar a importância do assunto para a manutenção da nossa saúde.
No site abaixo é possível encontrar um planejamento com sugestões de trabalho pedagógico sobre o assunto. Quem sabe você não pode adaptar algumas atividades para as suas turmas?
http://cienciafundamental.blogspot.com/2008/trabalho-sobre-pirmides-alimentares.html
Pelo menos três momentos precisam ser avaliados:
1° Observar como cada grupo se organiza para preencher a pirâmide: quem fala mais, se uma criança consegue ouvir a outra e aceitar sugestões, se as respostas são elaboradas em colaboração ou se apenas uma pessoa direciona o trabalho, entre outros aspectos.
2º Observar o interesse de cada criança na leitura do texto e debate do assunto.
3° Perceber, por meio de perguntas sobre a aula ministrada, como cada criança compreendeu o assunto e se foi possível fomentar a reflexão sobre os hábitos alimentares vivenciado por cada uma delas e a relevância do assunto para a preservação da nossa saúde.
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
25/07/2013
Cinco estrelasAlimenta-se bem é fundamental, pra se ter uma boa saude, e evita muitas doencas, comer alimentos saudades e controladamente pode ajudar e muito na sua vida.
20/02/2011
Quatro estrelasotimo