Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O CALENDÁRIO: PERCEBENDO O QUE É E APRENDENDO A INTERPRETÁ-LO

 

23/11/2010

Autor e Coautor(es)
ADELE GUIMARAES UBARANA SANTOS
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Suzana Maria Brito de Medeiros

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial História Ritmos de tempo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 7 a 8 anos, poderão:   

  • Conhecer a história do calendário;  
  • Aprender a utilizar o calendário para situar-se no tempo;
  • Estabelecer as relações entre as unidades de medida de tempo.
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para vivenciar esta aula, os alunos precisam saber ler e interpretar informações.

Estratégias e recursos da aula

1º MOMENTO 

Com as  crianças em uma roda, o professor deverá questionar o grupo com perguntas sobre o calendário. O que é um calendário? Para que serve o calendário? Será que sempre os calendários foram desse jeito que conhecemos hoje?

De acordo com o que as crianças vão apontando o professor irá registrando no quadro ou em um cartaz. É importante que esses questionamentos sejam guardados para que ao final do estudo possam ser confrontados com o que foi aprendido.

Depois desse momento o professor sugere que as crianças realizem uma pesquisa sobre o calendário, como atividade de casa e tragam os portadores dessa pesquisa para a sala (enciclopédias, artigos da Internet, revistas especializadas, recortes de jornal, entre outros). Essa pesquisa para casa poderá ter questões orientadoras, do tipo: se possui calendário em casa, em que ambiente(s), quando é utilizado, qual a sua origem, entre outras.

2º MOMENTO 

Tendo o resultado das pesquisas em mãos o professor divide a sala em grupos, bem como entrega os materiais que falam sobre essas temáticas (previamente o professor deverá selecionar e tirar cópias de textos que falam sobre a temática em livros, revistas ou pela internet, preferencialmente dos materiais que as crianças trouxeram) e combina com a turma as ações que serão desenvolvidas nessa atividade. É importante sejam estabelecidas as seguintes ações:  

1º Leitura dos textos;  

2º Discussão no grupo;

3º Registro sobre o que acabaram de discutir.

4º Escolhe um leitor.

É importante que o professor esteja atento no momento dessa atividade para poder orientar os grupos, passando sempre por eles e questionando se os mesmos apresentam alguma dúvida.

Ao final dessa etapa cada representante dos grupos lê para a turma os textos produzidos e mostra os materiais utilizados como referência, para finalmente construírem coletivamente um texto sobre o calendário.  É importante, nesse momento, que o professor traga os cartazes com as primeiras idéias dos alunos sobre o tema para que assim aconteça uma comparação das idéias iniciais e as idéias finais.

3º MOMENTO

Depois desse momento o professor discute com mais detalhes o calendário atual. E convida a turma para ler um texto sobre o calendário. Sugerimos como suporte o seguinte link: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/calendarios/historia-do-calendario-2.php . A partir deste link o professor poderá sistematizar um texto menor e poderá trazer para a turma, compartilhando a sua leitura. Depois da leitura é interessante que as crianças comentem sobre os aspectos que  mais chamaram sua atenção. O professor poderá trazer vários tipos de calendários para que as crianças percebam sua estrutura, a sequência dos meses, a diferença da quantidade de dias entre um mês e outro etc.

O professor poderá diariamente, durante todo o ano, construir com a turma o calendário. Todos os dias um aluno poderá escrever a data, marcar  acontecimentos importantes, prever  passeios, lembrar de momentos já ocorridos. Dessa forma as crianças utilizarão esta ferramenta de forma significativa percebendo suas regularidades e especificidades como  sequência dos dias da semana, a sequência dos meses, além da sequência dos números (representados pelas datas).

Recursos Complementares

Indicamos o seguinte link para pesquisa sobre o tema apresentado.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Calend%C3%A1rio 

Avaliação

Ao final da aula o professor deverá observar se as crianças:  

  • Participaram das discussões em sala sobre o calendário;
  • Participaram da construção do conceito de calendário, percebendo suas regularidades e especificidades;  seqüência dos dias da semana, sequência dos meses do ano, número de dias de cada mês.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.