02/12/2010
RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO
Celia Brito Teixeira Gama
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Saúde | Cuidados do corpo |
Identificar a função do sistema respiratório para o corpo humano.
Reconhecer os órgãos que o compõem e como estes funcionam.
Conhecer a contribuição do sistema respiratório para o corpo humano.
O corpo humano e suas unidades estruturais e funcionais: células, tecidos, órgãos e sistemas
Essa aula é indicada para alunos e alunas a partir do 4º ano do Ensino Fundamental, em função de informações necessárias para desenvolver a atividade.
Traga para a sala de aula um mapa sobre o funcionamento do sistema respiratório. Deixe que elas explorem o material sem oferecer, nesse momento, informações sobre o assunto. Provavelmente elas lhe farão muitas perguntas e você dirá que no momento oportuno esclarecerá todas as dúvidas e ampliará todas as informações que elas já possuem sobre o assunto.
A seguir, diga-lhes que vocês irão construir juntos um pulmão de sucata. Isso as ajudará a compreender o funcionamento do sistema respiratório.
Você pode encontrar uma boa sugestão de como fazê-lo no site:
http://www.smartkids.com.br/passatempos/sistema-respiratorio-sucata.html
Ao construir esse modelo de sucata, você pode aproveitar a oportunidade para explicar a funcionalidade de cada órgão no sistema respiratório.
Pergunte o que elas sabem sobre o assunto. Divida a turma em grupos e deixe cada um deles responsável em responder as questões abaixo:
1) Por que precisamos respirar?
2) Como isso acontece?
3) A qualidade do ar pode afetar a nossa respiração?
4) Que doenças podemos ter que atrapalham o funcionamento do sistema respiratório?
Peça às crianças para anotarem as conclusões obtidas nas discussões em grupo. A seguir, promova um momento de socialização das informações entre elas.
Para enriquecer a discussão e ampliar os conhecimentos delas, você pode fazer a leitura dos seguintes textos após a esse momento:
O capítulo: Respiração, do livro: Aprendendo Ciências: conteúdos essenciais para o Ensino Fundamental de 1ª a 4ª série”, de César Coll e Ana Teberosky.
Doenças e distúrbios do sistema respiratório:
http://www.webciencia.com/11_30disturbios.htm
Volte ao mapa do sistema respiratório. Agora as crianças possuem mais informações sobre ele. Aproveite para sistematizá-las utilizando o mapa, mostrando cada órgão e a sua utilidade para o funcionamento do sistema.
Uma boa sugestão de material sobre o assunto também pode ser encontrada no site Youtube:
http://www.youtube.com/watch?v=sQU4LVJr7TI
Não deixe de comentar que, embora o sistema respiratório tenha uma função específica, ele trabalha de maneira articulada com os outros sistemas que compõem o corpo humano. Problemas que afetam o seu funcionamento também prejudicarão o corpo como um todo. Por conta disso, precisamos ficar atentos a qualidade de ar que estamos respirando, pois o mesmo pode alterar a nossa qualidade de vida.
No site abaixo é possível encontrar um planejamento com sugestões de trabalho pedagógico sobre o assunto. Quem sabe você não pode adaptar algumas atividades para as suas turmas?
Pelo menos três momentos precisam ser avaliados:
1° As crianças demonstraram interesse pelo assunto e entenderam a sua relevância para a nossa saúde?
2º Elas compreenderam as particularidades do assunto?
3 º Foi possível perceber que o sistema respiratório trabalha de maneira articulada com os demais sistemas que compõem o corpo humano?
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!