02/12/2010
Marcos Vinicius Pimentel de Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
Recuperar brinquedos infantis atualmente em desuso.
Desenvolver e estimular a coordenação motora.
Estimular a cooperação entre os diversos alunos.
Trabalhar com materiais recicláveis.
Não serão necessários conhecimentos anteriores
Nessa aula os alunos irão aprender a confeccionar uma bola de meia utilizando jornais velhos e meias que apresentem algum problema (podem estar sem elasticidade, desfiadas ou até mesmo sem par.
1ª Atividade – Confeccionando a Bola de Meia
O (A) professor(a) entregará a cada aluno algumas folhas de jornal e um pé de meia. Inicialmente o(a) professor(a) solicitará que os alunos façam uma bola de jornal amassando bem e sobrepondo cada uma das folhas de jornal que lhes foram entregues, de modo a fazer uma grande bola de jornal.
Quando o aluno concluir sua bola de jornal ele deverá colocá-la na meia de modo que a bola de jornal chegue até o local onde se posicionam os dedos dos pés, quando calçamos a meia. Caso seja necessário o aluno poderá segurar a parte mais larga com uma das mãos e com a outra mão ele poderá fazer com que a bola de jornal se posicione no local correto.
Uma vez posicionada a bola de jornal o aluno deverá pegar o local acima da bola de jornal e fechar torcendo a meia naquele ponto. Após torcer a meia o aluno fará o movimento de revestir a bola com a parte superior da meia e novamente torcerá a meia e a revestirá com a parte do cano que ainda estiver sobrando, até que toda meia faça parte da bola. Para fechar a bola serão dados pelo(a) professor(a) alguns pontos com linha e agulha.
Dicas
1 - Cada aluno deverá receber no máximo 4 folhas duplas de jornal.
2 - Não podem ser utilizadas aquelas meias que apenas cobrem o pé chamada de meia invisível.
3 - A meia, obrigatoriamente, deverá ser de cano, ou aquelas meias finas.
Atividade 2
De posse da Bola de Meia confeccionada por ele próprio cada aluno será estimulado a fazer alguns movimentos com sua bola de meia.
O primeiro movimento será de lançar a bola para cima e agarrar sem deixar cair, tanto o lançamento quanto o agarre serão feitos com as duas mãos. O (A) professor(a) deverá determinar se a bola será lançada alta, baixa ou média.
Dica
1 - Objetivando criar novos desafios e motivar os alunos o (a) professor (a) deverá solicitar que após lançar a bola para cima o aluno bata uma palma antes de agarrá-la, quando a maioria da turma estiver dominando bem esse exercício poderá ser, sucessivamente, aumentado o número de palmas. Para conseguir executar corretamente essa atividade os alunos deverão coordenar a altura do lançamento com a necessidade do número de palmas a serem executadas.
2 – O (A) Professor(a) poderá variar ainda mais essa atividade solicitando que o lançamento da bola de meia para cima seja feito com pé e a bola seja agarrada com as mãos.
Atividade 3
Utilizando uma das traves (baliza) da quadra o (a) professor(a) pendurará em diferentes alturas garrafas pet numeradas, assim com colocará algumas garrafas, também numeradas, ocupando a linha de gol.
Os alunos serão posicionados a uma distancia de aproximadamente 4 metros, desse ponto os alunos arremessarão suas bolas em direção ao gol e computarão tantos pontos quanto estejam escritos na garrafa.
O segundo exercício dessa atividade será feito com os pés em um chute o aluno deverá acertar uma das garrafas e também serão computados os pontos conquistados.
Nesse exercício o(a) professor(a) poderá começar solicitando que apenas as garrafas que estão sobre a linha de gol sejam atingidas e depois liberando para que cada aluno tente livremente atingir uma das garrafas, inclusive as penduradas.
As páginas abaixo poderão ser consultadas.
http://letras.terra.com.br/milton-nascimento/102443/
http://www.culturagaucha.com.br/brinquedos.htm
http://brinquedos-artesanais.blogspot.com/2008/11/bola-de-meia.html
Cada aluno será avaliado na capacidade de confeccionar sua bola de meia. A coordenação motora de cada aluno será avaliada com base no desempenho nas atividades propostas.
Quatro estrelas 4 classificações
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25/05/2015
Quatro estrelasMuito boa a aula ..alunos adoraram..
15/04/2013
Cinco estrelasBom dia! gostei bastante da aula estava com uma imensa duvida sobre movimentos manipulativos esta aula me ajudou muito Desde já agradeço!!!
22/03/2012
Cinco estrelasTrabalho com crianças de 4 e 5 anos, eles amaram construir as bolinhas, obrigada pela dica!
14/09/2011
Quatro estrelasMuito intressante a aula