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Brincadeiras com Bola de Meia

 

02/12/2010

Autor e Coautor(es)
Moacyr Barreto da Silva Junior
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RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinicius Pimentel de Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Recuperar brinquedos infantis atualmente em desuso.

Desenvolver e estimular a coordenação motora.

Estimular a cooperação entre os diversos alunos.

Trabalhar com materiais recicláveis.

Duração das atividades
1aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não serão necessários conhecimentos anteriores

Estratégias e recursos da aula

Nessa aula os alunos irão aprender a confeccionar uma bola de meia utilizando jornais velhos e meias que apresentem algum problema (podem estar sem elasticidade, desfiadas ou até mesmo sem par.

1ª Atividade – Confeccionando a Bola de Meia

O (A) professor(a) entregará a cada aluno algumas folhas de jornal e um pé de meia. Inicialmente o(a) professor(a) solicitará que os alunos façam uma bola de jornal amassando bem e sobrepondo cada uma das folhas de jornal que lhes foram entregues, de modo a fazer uma grande bola de jornal.

Quando o aluno concluir sua bola de jornal ele deverá colocá-la na meia de modo que a bola de jornal chegue até o local onde se posicionam os dedos dos pés, quando calçamos a meia. Caso seja necessário o aluno poderá segurar a parte mais larga com uma das mãos e com a outra mão ele poderá fazer com que a bola de jornal se posicione no local correto.

Uma vez posicionada a bola de jornal o aluno deverá pegar o local acima da bola de jornal e fechar torcendo a meia naquele ponto. Após torcer a meia o aluno fará o movimento de revestir a bola com a parte superior da meia e novamente torcerá a meia e a revestirá com a parte do cano que ainda estiver sobrando, até que toda meia faça parte da bola. Para fechar a bola serão dados pelo(a) professor(a) alguns pontos com linha e agulha.

Figura 1

Figura 2

Dicas

1 - Cada aluno deverá receber no máximo 4 folhas duplas de jornal.

2 - Não podem ser utilizadas aquelas meias que apenas cobrem o pé chamada de meia invisível.

3 - A meia, obrigatoriamente, deverá ser de cano, ou aquelas meias finas.

Atividade 2

De posse da Bola de Meia confeccionada por ele próprio cada aluno será estimulado a fazer alguns movimentos com sua bola de meia.

O primeiro movimento será de lançar a bola para cima e agarrar sem deixar cair, tanto o lançamento quanto o agarre serão feitos com as duas mãos. O (A) professor(a) deverá determinar se a bola será lançada alta, baixa ou média.

Dica

1 - Objetivando criar novos desafios e motivar os alunos o (a) professor (a) deverá solicitar que após lançar a bola para cima o aluno bata uma palma antes de agarrá-la, quando a maioria da turma estiver dominando bem esse exercício poderá ser, sucessivamente, aumentado o número de palmas. Para conseguir executar corretamente essa atividade os alunos deverão coordenar a altura do lançamento com a necessidade do número de palmas a serem executadas.

2 – O (A) Professor(a) poderá variar ainda mais essa atividade solicitando que o lançamento da bola de meia para cima seja feito com pé e a bola seja agarrada com as mãos.

Atividade 3  

Utilizando uma das traves (baliza) da quadra o (a) professor(a) pendurará em diferentes alturas garrafas pet numeradas, assim com colocará algumas garrafas, também numeradas, ocupando a linha de gol.

Os alunos serão posicionados a uma distancia de aproximadamente 4 metros, desse ponto os alunos arremessarão suas bolas em direção ao gol e computarão tantos pontos quanto estejam escritos na garrafa.

O segundo exercício dessa atividade será feito com os pés em um chute o aluno deverá acertar uma das garrafas e também serão computados os pontos conquistados.

Nesse exercício o(a) professor(a) poderá começar solicitando que apenas as garrafas que estão sobre a linha de gol sejam atingidas e depois liberando para que cada aluno tente livremente atingir uma das garrafas, inclusive as penduradas.

Recursos Complementares
Avaliação

Cada aluno será avaliado na capacidade de confeccionar sua bola de meia. A coordenação motora de cada aluno será avaliada com base no desempenho nas atividades propostas.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66.67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33.33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

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Opiniões

  • alan, Unip , São Paulo - disse:
    alan.soaresdasilva@hotmail.com

    15/04/2013

    Cinco estrelas

    Bom dia! gostei bastante da aula estava com uma imensa duvida sobre movimentos manipulativos esta aula me ajudou muito Desde já agradeço!!!


  • Elenir Barbosa, Escola Municipal , Mato Grosso do Sul - disse:
    hellen2florzinha@yahoo.com.br

    22/03/2012

    Cinco estrelas

    Trabalho com crianças de 4 e 5 anos, eles amaram construir as bolinhas, obrigada pela dica!


  • Priscila, Tempo de Despertar , Santa Catarina - disse:
    priscilaelzas@gmail.com

    14/09/2011

    Quatro estrelas

    Muito intressante a aula


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