Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Cof, cof... O ar está poluído?

 

12/01/2011

Autor e Coautor(es)
Virgínia Cecília da Rocha Louzada Launé
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Celia Brito Teixeira Gama

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Saúde Cuidados do corpo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar os malefícios que o ar poluído pode trazer para a nossa saúde.

Promover ações individuais e coletivas para diminuir a poluição do ar.

Estabelecer a relação de causa/consequência entre algumas doenças e a poluição.

Duração das atividades
150 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Corpo humano: células, tecidos, órgãos e sistemas.

Sistema respiratório

Essa aula é indicada para alunos e alunas a partir do 4º ano do Ensino Fundamental, em função de informações necessárias para desenvolver a atividade.

Estratégias e recursos da aula

Um dos assuntos abordados na aula: "Vamos descobrir como funciona o sistema respiratório? " foi o fato de que os órgãos do sistema respiratório podem ser acometidos de doenças. Uma das principais causas dessas doenças é a poluição do ar.   

Que tal iniciar a aula pedindo às crianças que tragam notícias de jornal relacionadas a poluição?

Você também precisa separar esse material, caso algumas crianças não consigam fazê-lo.

Algumas sugestões de notícias para serem lidas na sala de aula:

Tempo seco associado à poluição do ar aumenta o risco de doenças respiratórias:

http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2010/07/tempo-seco-associado-poluicao-do-ar-aumenta-risco-de-doencas-respiratorias.html 

Excesso de poluição no ar mantém Bruxelas em alerta:

http://www.jornalnh.com.br/site/noticias/geral,canal-8,ed-60,ct-212,cd-242721.htm 

Poluição do ar pode estimular doença autoimune:

http://gazeta-rs.com.br/noticia.php?id=4748 

Há relação direta entre poluição e doenças respiratórias:

 http://oglobo.globo.com/blogs/razaosocial/posts/2010/08/02/ha-relacao-direta-entre-poluicao-doencas-respiratorias-313062.asp   

Organize um mural com essas notícias, aproveitando a oportunidade para discutir os malefícios que o ar poluído pode trazer para o sistema respiratório. Promova um debate sobre o assunto, registrando as respostas das crianças em uma folha de papel pardo:

1) Por que o ar poluído é tão prejudicial à nossa saúde?

2) Que doenças a poluição pode causar?

3) O que podemos fazer para combatê-la?

Coloque os artigos de jornal no mural (os seus e os das crianças), assim como a folha de papel pardo com as informações registradas em sala de aula sobre o assunto. Não deixe de discutir com a turma essas informações.

Peça às crianças que escrevam ou desenhem sobre o assunto (em folhas de papel ofício). Não se esqueça de colocar esse material no mural. Aproveite a oportunidade para ressaltar que as ações humanas são responsáveis pela poluição do ar (a queima de combustíveis fósseis, queimadas, entre outras) e que precisamos agir para combatê-la. Você pode trazer imagens para problematizar a questão:

  

Você pode encontrar as imagens acima nos seguintes endereços eletrônicos:

http://grazikaulitz-mais.blogspot.com/2008_09_01_archive.html 

http://www.vidasustentavel.com/index.php/2010/08/twitteiros-fazem-manifestacao-inedita-contra-queimadas-no-brasil/ 

http://www.ecodebate.com.br/2009/03/25/poluicao-do-ar-mata-cerca-de-dois-milhoes-de-pessoas-todos-os-anos/ 

Pergunte se elas conhecem ações cotidianas que podem minimizar o problema. Provavelmente surgirão respostas como: andar de bicicleta ou a pé, combinar carona para revezar o uso de automóveis, utilizar transporte coletivo e/ou veículos movidos a biocombustíveis  e etc. Faça uma lista dessas ações e também coloque esse material no mural.

Após esse momento, peça às crianças para criarem uma propaganda que conscientize as pessoas para a necessidade diminuir a poluição do ar. Elas poderão fazê-lo em duplas. Ofereça a oportunidade de socializar o resultado do seu trabalho com todos. Posteriormente você também poderá sugerir que elas apresentem a propaganda que criaram para uma outra turma da escola. 

Recursos Complementares

 No site abaixo é possível encontrar um planejamento com sugestões de trabalho pedagógico sobre o assunto. Quem sabe você não pode adaptar algumas atividades para as suas turmas?

http://atividadeescolar.blogspot.com/2009/06/plano-de-aula-ciencias.html 

Esta aula faz parte do grupo de aulas cujo tema é: “Respire melhor”:

Aula 1- Vamos descobrir como funciona o sistema respiratório?  

Avaliação

Pelo menos três momentos precisam ser avaliados:

1° As crianças estavam interessadas pelo assunto e compreenderam a importância do mesmo para termos uma vida saudável?

2º  Elas perceberam a responsabilidade humana em relação à poluição do ar e que é preciso precisamos reverter essa situação? 

 3° Como cada criança compreendeu as particularidades do assunto?

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • vania, vania , Bahia - disse:
    vania.amor.santos@bol.com.br

    21/06/2012

    Cinco estrelas

    as crianças agradecem por ter pessoas como você que esta disposta a luta para melhorar a educação.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.