12/01/2011
RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO
Celia Brito Teixeira Gama
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Saúde | Cuidados do corpo |
Identificar os malefícios que o ar poluído pode trazer para a nossa saúde.
Promover ações individuais e coletivas para diminuir a poluição do ar.
Estabelecer a relação de causa/consequência entre algumas doenças e a poluição.
Corpo humano: células, tecidos, órgãos e sistemas.
Sistema respiratório
Essa aula é indicada para alunos e alunas a partir do 4º ano do Ensino Fundamental, em função de informações necessárias para desenvolver a atividade.
Um dos assuntos abordados na aula: "Vamos descobrir como funciona o sistema respiratório? " foi o fato de que os órgãos do sistema respiratório podem ser acometidos de doenças. Uma das principais causas dessas doenças é a poluição do ar.
Que tal iniciar a aula pedindo às crianças que tragam notícias de jornal relacionadas a poluição?
Você também precisa separar esse material, caso algumas crianças não consigam fazê-lo.
Algumas sugestões de notícias para serem lidas na sala de aula:
Tempo seco associado à poluição do ar aumenta o risco de doenças respiratórias:
Excesso de poluição no ar mantém Bruxelas em alerta:
http://www.jornalnh.com.br/site/noticias/geral,canal-8,ed-60,ct-212,cd-242721.htm
Poluição do ar pode estimular doença autoimune:
http://gazeta-rs.com.br/noticia.php?id=4748
Há relação direta entre poluição e doenças respiratórias:
Organize um mural com essas notícias, aproveitando a oportunidade para discutir os malefícios que o ar poluído pode trazer para o sistema respiratório. Promova um debate sobre o assunto, registrando as respostas das crianças em uma folha de papel pardo:
1) Por que o ar poluído é tão prejudicial à nossa saúde?
2) Que doenças a poluição pode causar?
3) O que podemos fazer para combatê-la?
Coloque os artigos de jornal no mural (os seus e os das crianças), assim como a folha de papel pardo com as informações registradas em sala de aula sobre o assunto. Não deixe de discutir com a turma essas informações.
Peça às crianças que escrevam ou desenhem sobre o assunto (em folhas de papel ofício). Não se esqueça de colocar esse material no mural. Aproveite a oportunidade para ressaltar que as ações humanas são responsáveis pela poluição do ar (a queima de combustíveis fósseis, queimadas, entre outras) e que precisamos agir para combatê-la. Você pode trazer imagens para problematizar a questão:
Você pode encontrar as imagens acima nos seguintes endereços eletrônicos:
http://grazikaulitz-mais.blogspot.com/2008_09_01_archive.html
Pergunte se elas conhecem ações cotidianas que podem minimizar o problema. Provavelmente surgirão respostas como: andar de bicicleta ou a pé, combinar carona para revezar o uso de automóveis, utilizar transporte coletivo e/ou veículos movidos a biocombustíveis e etc. Faça uma lista dessas ações e também coloque esse material no mural.
Após esse momento, peça às crianças para criarem uma propaganda que conscientize as pessoas para a necessidade diminuir a poluição do ar. Elas poderão fazê-lo em duplas. Ofereça a oportunidade de socializar o resultado do seu trabalho com todos. Posteriormente você também poderá sugerir que elas apresentem a propaganda que criaram para uma outra turma da escola.
No site abaixo é possível encontrar um planejamento com sugestões de trabalho pedagógico sobre o assunto. Quem sabe você não pode adaptar algumas atividades para as suas turmas?
http://atividadeescolar.blogspot.com/2009/06/plano-de-aula-ciencias.html
Esta aula faz parte do grupo de aulas cujo tema é: “Respire melhor”:
Aula 1- Vamos descobrir como funciona o sistema respiratório?
Pelo menos três momentos precisam ser avaliados:
1° As crianças estavam interessadas pelo assunto e compreenderam a importância do mesmo para termos uma vida saudável?
2º Elas perceberam a responsabilidade humana em relação à poluição do ar e que é preciso precisamos reverter essa situação?
3° Como cada criança compreendeu as particularidades do assunto?
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
21/06/2012
Cinco estrelasas crianças agradecem por ter pessoas como você que esta disposta a luta para melhorar a educação.