25/11/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Clenice Griffo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno:
Segundo estudiosos do campo da leitura e da escrita, a ortografia deve ser objeto de ensino a partir do momento em que os alunos tiverem se apropriado do sistema alfabético de escrita. Nesse sentido, essa sequência de atividades é indicada para crianças capazes de reconhecer que, em linhas gerais, cada letra (grafema) representa um som (fonema). Lembremos, entretanto, que há letras que representam mais de um som e há sons que podem ser representados por mais de uma letra. (o som /r/ na palavra CARRO é representado por RR e, ao mesmo tempo, pronunciamos /pergunta/ para a grafia perguntar).
Atividade 1: Classificação de palavras
Objetivos: Perceber as diferentes possibilidades de uso das letras C e QU. Caro professor, divida a sala em grupos.
Distribua para cada um, fichas de palavras formadas pelas letras C ou QU e uma cartolina dividida em três colunas. Abaixo, algumas sugestões:
Queijo, quiabo, cenoura, jacaré, cinto, macaco, caqui, jaca, correr, copo, pequeno, pouco, brincadeira, pequi, bacia, parque, cinema, quitanda, queimada, cachorro, corrida, ataque, basquete, quinta-feira, coração, cebola, paciência, tecido, receita
|
Peça aos alunos que leiam as palavras e digam as diferenças e semelhanças entre elas. As crianças deverão perceber que todas as palavras usam C ou QU. Você pode orientar a discussão por meio de perguntas, como:
- O que essas palavras têm de comum?
- Em que essas palavras se diferenciam uma das outras?
Em seguida, lance o seguinte desafio: Cada grupo deverá dividir as palavras entre as três colunas da cartolina, de acordo com o som produzido pelas letras C e QU em diferentes contextos, ou seja, quando a letra C está acompanhada das letras A, O e U; quando é seguida pelas letras I e E e quando as letras QU estão juntas com as letras E e I. Durante, a atividade, incentive os aprendizes a perceberem essas questões.
As crianças deverão organizar o quadro tal como se segue:
JACARÉ Macaco Jaca Correr Copo Pouco Brincadeira Cachorro Corrida Coração |
CENOURA Cinto Bacia Cinema Cebola Paciência Tecido Receita |
QUEIJO Quiabo Caqui Pequeno Pequi Quitanda Parque Queimada Ataque Basquete Quinta-feira |
Ao final, peça a um integrante de cada grupo que fixe o cartaz na lousa. Solicite a esse aluno que apresente o cartaz, dizendo os critérios que orientaram a classificação das palavras. Você pode fazer as seguintes perguntas:
- “Por que você dividiu as palavras dessa forma?”
- “Por que a palavra MACACO E CINEMA não ficaram na mesma coluna?”
- “Qual o som da letra C, quando vem acompanhada das letras E ou I?” E quando é acompanhada das letras A, O ou U?
Ao classificar as palavras e discutirem sobre as possibilidades de agrupá-las, os aprendizes deverão fixar a atenção nos valores sonoros que as letras C e QU assumem em diferentes casos. Após essa etapa, peça às crianças que façam o registro das ‘descobertas’ que fizeram em relação ao uso das letras C e QU. Sugerimos que esse registro seja feito coletivamente e que as crianças o escrevam no caderno. Abaixo, um exemplo:
- Quando a letra C é acompanhada das letras E ou I, fica com o som de S.
- A letra Q sempre é usada seguida da letra U.
Atividade 2: Ditado interativo
Objetivos: Refletir sobre a regra ortográfica que rege a notação do som do /k/ nas palavras.
Ler e compreender uma ‘fábula’.
Observar as características estruturais desse gênero textual.
(Caro professor, essa exploração deverá ser breve, uma vez que o foco dessa sequência didática é a ortografia. No entanto, é sempre estimulante explorar as características estruturais do texto lido).
Para esta atividade, sugerimos as seguintes intervenções:
2.1 Selecione um texto que apresente palavras compostas pelas letras C e QU. Sugerimos o texto abaixo, retirado do site: http://www.metaforas.com.br/infantis/o_leao_mosquito.htm
O LEÃO E O MOSQUITO
Um leão se queixou de um mosquito que não parava de zumbir ao redor de sua cabeça, mas o mosquito não deu a mínima.
-Você está achando que vou ficar com medo de você só porque você pensa que é rei? – disse ele altivo, e em seguida voou para o leão e deu uma picada ardida no seu focinho.
Indignado, o leão deu uma patada no mosquito, mas a única coisa que conseguiu foi arranhar-se com as próprias garras. O mosquito continuou em seu ataque e o leão começou a urrar como um louco. No fim, exausto, enfurecido e coberto de feridas provocadas por seus próprios dentes e garras, o leão se rendeu. O mosquito foi embora zumbindo para contar a todo mundo que tinha vencido o leão, mas entrou direto numa teia de aranha. Ali o vencedor do rei dos animais encontrou seu triste fim, comido por uma aranha pequenininha.
Moral: muitas vezes o menor de nossos inimigos é o mais temível. Do livro: Fábulas de Esopo - Companhia das Letrinhas
Distribua o texto e peça aos alunos que digam que “tipo de texto é”. Peça que observem o tamanho do texto, quem são as personagens e a presença da moral. Após essa exploração inicial, apresente, oralmente, uma síntese pautada na definição que se segue.
Segundo Costa (2008), a fábula é uma narrativa, quase sempre breve, de grande simplicidade, e cujos personagens, muitas vezes animais irracionais, agem como seres humanos. Ao seu término, aponta sempre uma conclusão moral. Do livro: Dicionário de Gêneros Textuais - Costa, Sérgio Roberto
Antes de iniciar a leitura do texto, explique aos aprendizes que toda a fábula transmite uma lição de moral. Desafie-os a dizer qual o ensinamento que a fábula “O leão e o mosquito” traz. Leia o título e peça às crianças que levantem hipóteses em relação ao seu conteúdo. Você pode perguntar:
- Qual o título do texto? Sobre o que ele falará?
Após a leitura, peça aos alunos que verifiquem se suas hipóteses se confirmaram. Solicite, também, que digam qual o ensinamento que a fábula pretendeu passar. Durante a discussão, sugerimos que você retome partes do texto para discutir as ideias levantadas pelos aprendizes em relação à moral da fábula. Registre a lição no quadro. Peça, por fim, que desenhem a parte da história que mais gostaram.
2.2 Em outro dia, proponha aos alunos um ditado do texto: “O leão e o mosquito”. Recomendamos que esse tipo de atividade seja realizada somente com textos que a turma já leu e discutiu sobre os seus significados, sua função social etc. Como a fábula já foi trabalhada na atividade 2.1, ela não é tomada aqui apenas como um pretexto para o ensino da ortografia.
Dito isso, nesta atividade, os alunos se voltarão para a grafia de algumas palavras. Explique que você irá fazer o ditado do texto e, a cada palavra que faça o som de CA, CO, CU ou QUI e QUE, todos deverão discutir sobre a regra que orienta a sua escrita. Outro aspecto a ser esclarecido é que o ditado não tem por objetivo verificar se as crianças estão grafando corretamente as palavras. Sua intenção é possibilitar aos alunos O DEBATE sobre as regras ortográficas que regem a sua escrita.
Ao trabalhar a palavra MOSQUITO, por exemplo, você poderá fazer as perguntas:
- “Como escreveremos essa palavra?” - “Nós usaremos CI ou QUI?”
- “Se a gente usar CI, como nós teríamos que ler a palavra?”
Da mesma forma, na palavra LOUCO, sugerimos as perguntas:
- “Como escrevemos essa palavra?”
- “É possível escrever LOUQUO? Por quê?
Atividade 3: Inventando palavras
Objetivos: Refletir sobre as regras que regem o uso do C e do QU, quando se quer produzir o som de /k/.
O trabalho com a invenção de palavras é recomendado quando se focaliza dificuldades ortográficas regidas por regras que, uma vez aprendidas, podem orientar a escrita. Ao inventarem palavras, esperamos que os alunos, ao invés de refletirem sobre seu significado, focalizem sua atenção na reflexão sobre as correspondências letra-som. Sugerimos as seguintes intervenções:
3.1 Produção de palavras inventadas. Escreva no quadro uma palavra inventada que use C ou QU. Você pode escrever, por exemplo: QUITOBA. Explique aos alunos que essa palavra não existe e proponha o desafio de escreverem palavras que não existam e que produzam o som de /k/. Durante a atividade, discuta com a turma sobre o modo de grafar essas palavras e as regras que orientam sua escrita.
3.2 Reescrita do texto “O leão e o mosquito”, com palavras inventadas. Outra possibilidade para o trabalho com a invenção de palavras é propor às crianças a reescrita coletiva do texto “O leão e o mosquito”, substituindo os espaços lacunados por palavras inventadas que produzam o som /k/. Abaixo um exemplo:
O leão e o _LOQUI_
Um _LOQUI_ se queixou de um mosquito que não parava de zumbir ao redor de sua LICA, mas o mosquito não deu a mínima. -Você está achando que vou ficar com medo de você só porque você pensa que é _QUIZÃO_? – disse ele altivo, e em seguida voou para o leão e deu uma ___________ardida no seu focinho. Indignado, o leão deu uma ____________ no mosquito, mas a única coisa que conseguiu foi arranhar-se com as próprias _____________. O mosquito continuou em seu ataque e o leão começou a _________como um louco. No fim, exausto, enfurecido e coberto de ____________ provocadas por seus próprios dentes e garras, o leão se rendeu. O mosquito foi embora _____________ para contar a todo mundo que tinha vencido o leão, mas entrou direto numa teia de ___________. Ali o vencedor do rei dos animais encontrou seu triste fim, comido por uma aranha pequenininha.
Ao final dessas atividades, as crianças deverão ter compreendido que, para grafar o som /ka/, /ko/, e /ku/ , devemos usar a letra C e, para escrever /ki/ e /ke/, usamos as letras QU.
Atividade 4: Releitura de textos: onde estão as palavras que usam C e QU?
Objetivo: Levantar e confirmar hipóteses sobre o texto, considerando seu conteúdo
Refletir sobre os modos de se notar o som /k/ nas palavras
Para esta atividade, sugerimos as seguintes intervenções:
4.1 Leitura da fábula: "O periquito Tagarela", retirada do site: http://www.metaforas.com.br/infantis/periquito.htm
O PERIQUITO TAGARELA
Os periquitos têm fama de tagarelas. Mas Periquitita deixava as outras mudas, com o seu falatório incessante. Era capaz de ficar vinte e quatro horas falando sem parar. Quem tivesse a desgraça de ser escolhido como vítima ouvinte, não escapava dela tão cedo. Ao fim de algum tempo, o pobre infeliz estava zonzo de tanta conversa fiada em seus ouvidos.
- Temos de fazer alguma coisa para nos livrar-nos do tormento que a Periquitita nos causa, propôs a zebra.
- Bah! Isso é muito fácil! Exclamou Lemurito, que por alguma razão era considerado o melhor de sua turma. Vamos oferecer-lhe um espelho. Assim ela poderá falar consigo mesma a toda hora. Ela fica tão empolgada com a conversa, que nem vai perceber que está falando sozinha!
O truque deu resultado. Lá ficou a Periquitita, no meio de uma clareira do bosque, falando... falando... com a sua própria imagem refletida no espelho.
Já estava assim havia três dias. Não há nada que a deixe mais entusiasmada do que um ouvinte que nunca responda nada. Se continuasse assim mais uma semana, correria o risco de ficar esgotada.
Mas, que se há de fazer?
Sugerimos que você leia o título do texto e peça aos alunos que levantem hipóteses sobre o seu assunto.
Peça a um aprendiz que inicie a leitura da história e a interrompa no trecho em que os periquitos decidem o plano para se livrarem da periquita. Nesse momento, os alunos deverão dizer, com base nos elementos da história, se o plano dará certo e o que acontecerá com a Periquita.
Ao final da leitura, poderão verificar se suas hipóteses se confirmaram.
4.2 Em outro dia, proponha às crianças uma releitura do texto "O Periquito Tagarela" para que possam refletir sobre a regra ortográfica trabalhada: o caso do uso das letras C e QU para notar o som /k/. A professora fará a leitura do texto e à medida que aparecer uma palavra que usa a letra C ou QU, os alunos deverão discutir sobre sua grafia e a regra que a orienta. Para essa discussão, sugerimos as seguintes questões:
- Como foi o escrito o som de /ki/ na palavra periquito?
- Por que ele foi escrito com as letras QU e não com a letra C?
- Qual a regrinha que nos ajuda a escrever essa palavra corretamente?
5. Trabalhando com palavras africanas
Objetivos: Conhecer palavras de nossa língua que são de origem africana
Refletir sobre as formas de notação do som /k/ e sistematizar a regra que orienta sua grafia
Outra possibilidade de trabalhar a regra ortográfica referente ao uso das letras C e QU, de forma significativa, é por meio da reflexão sobre palavras de origem africana, que foram incorporadas em nossa língua. Muitas dessas palavras são formadas pelo som /k/ e, portanto, usam as letras C ou QU. Para isso, sugerimos duas estratégias:
5.1 Inicie a aula, explicando que o Brasil foi construído com grandes contribuições da cultura africana. Os negros, quando foram trazidos para cá para serem escravos, trouxeram também seus conhecimentos, sua culinária e suas línguas. Em seguida, sugerimos a apresentação de dois vídeos. A partir deles, você poderá discutir com a turma sobre as palavras de origem africana e o seu significado em nossa cultura. Muitas dessas palavras são conhecidas pelas crianças.
Vídeo 1: http://www.slideshare.net/guest2aaba2/palavras-de-origem-africana.
Vídeo 2: http://www.youtube.com/watch?v=bgJasdGJ_Og
Sugerimos também a consulta ao site abaixo. Ele traz informações sobre as palavras de origem africana: http://www.culturanegra.com.br/africanalinguaportuguesa.htm
5.2 Quebra cabeça de palavras. Em outro momento, distribua aos alunos as sílabas para a formação do seguinte o grupo de palavras:
QUITUTE |
BATUQUE |
CACHIMBO |
MOLEQUE |
PIPOCA |
CAÇULA |
CAFUNÉ |
MOQUECA |
CANJICA |
QUINDIM |
Peça às crianças que organizem todas as sílabas sobre a carteira. Em seguida, dite cada palavra acima para que elas as formem. Nesta atividade, os alunos deverão estar atentos para as regras que orientam a grafia do som /k/.
Ao final, discuta com a turma sobre a regra que orienta o uso das letras C e QU. Volte ao registro produzido na atividade 1 e pergunte aos alunos se desejam acrescentar mais alguma informação. Sugerimos que o registro da regra ortográfica permaneça fixado na sala e, sempre que necessário, o professor chame atenção para essa regra.
Caro professor, para aprofundar os estudos sobre a ortografia, sugerimos a leitura do livro: O aprendizado da Ortografia, de Artur Gomes de Morais.
Para verificar se os aprendizes compreenderam as regras que regem a notação do som /k/, sugerimos que você desenvolva duas estratégias:
Entregue para os alunos uma folha com os desenhos. Os aprendizes deverão escrever, ao lado de cada imagem, o respectivo nome. Com estas atividades, você perceberá se os alunos se apropriaram da regra ortográfica ou se é necessário o desenvolvimento de novas intervenções para que alcancem esse objetivo. Nesse caso, repita as atividades sugeridas aqui, selecionando outros textos e outras palavras.
Quatro estrelas 10 classificações
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11/11/2014
Cinco estrelassequencia excelente. Exatamente o que eu estava procurando para sanar a dificuldade que alguns dos meus alunos tem em compreender o uso de C e QU.
30/06/2014
Cinco estrelasótimo , caiu certinho o que eu precisava para tirar minhas dúvidas. Foi excelente as explicações parabéns pela ajuda. obrigada.
01/09/2013
Cinco estrelasotimas aulas me ajudou na lição do livro
15/07/2013
Quatro estrelasfoi demais amei uma ótima explicação de como devemos fazer,os textos muitos educativos eu fiquei sem palavras!!!!!
28/05/2013
Cinco estrelasAchei excelente a aula era exatamente o que procurava para enriquecer minha aula. Obrigada.
21/04/2013
Cinco estrelasAmei a sugestão como trabalhar as letras c e qu. Obrigada. Núbia
29/08/2012
Cinco estrelasgostei e já " copiei " VALEUUUUUU
23/07/2012
Cinco estrelasotimo
27/10/2011
Cinco estrelasOtimo sempre busco ajuda para as tarefas meus filhos.
27/05/2011
Cinco estrelasOtimo,ajuda a muito as mamães a auxiliarem nas tarefas dos filhotes