02/12/2010
Marcos Vinicius Pimentel de Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Conhecimentos sobre o corpo |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Recuperar brinquedos infantis atualmente em desuso.
Estimular a capacidade respiratória dos alunos.
Desenvolver e estimular a coordenação óculo manual.
Trabalhar a identificação dos diversos segmentos corporais.
Participar e desenvolver trabalhos com diferentes grupos de alunos.
Não serão necessários conhecimentos anteriores.
Trabalhar com bolas de aniversário ou bexigas de ar nos permite desde início desenvolver uma série de atividades baseadas no cuidado com o material uma vez que em face da fragilidade do material utilizado. Para um melhor desenvolvimento da atividade será importante a opção por aqueles balões que ficam mais redondos.
1ª Atividade –
O (A) Professor(a) ao iniciar a aula distribuirá uma bola de aniversário para cada aluno. Os alunos então serão estimulados para encher a bola, antes do início o professor deverá mostrar aos alunos como é importante o trabalho do sistema respiratório.
Uma das maneiras é durante a execução dessa primeira atividade o(a) professor(a) solicitar que os alunos após inflarem o balão o retirem da boca e mantenham fechada a entrada do ar, nesse momento deverá ser feita uma alusão ao pulmão pós inspiração (cheio de ar), logo após o(a) professor(a) solicitará que cada aluno abra um pouco a entrada de ar permitindo que aos poucos o ar vá saindo do balão, em um determinado momento o(a) professor(a) solicitará que os alunos permitam a saída de todo o ar desinflando a bola. Nesse momento será feita uma comparação com o momento da expiração, quando o pulmão coloca para fora o ar que foi inspirado.
Após esse trabalho o(a) professor(a) pedirá para que os alunos inflem os balões, com cuidado de não estourar a bola. Com os balões de aniversário cheios os alunos passaram às demais atividades.
Dica
Todas as atividades desenvolvidas nessa aula estarão na dependência das condições climáticas. Caso a atividade se desenvolva ao ar livre, o vento prejudicará sensivelmente o trabalho. Sugerimos que no caso de muito vento essa aula não ser aplicada.
2ª Atividade –
Os alunos se deslocarão pela quadra conduzindo sua bola com diferentes partes do corpo seguindo a orientação do(a) professor(a), assim por exemplo:
1 - a bola deverá ser conduzida com a mão direita na ida e com a mão esquerda na volta.
2 – a bola será conduzida com a cabeça e as mãos.
3 – a bola será conduzida com as pernas e os pés, alternando direita e esquerda.
3ª Atividade
Esse trabalho será feito em duplas com os alunos simulando um jogo de voleibol com uma preocupação de não deixar a bola cair no chão.
Uma variação a ser trabalhada é a utilização do futebol como atividade motivadora, assim, os alunos trocarão passes e toques de cabeça.
A título de conhecer outras atividades consulte a página abaixo
http://emeipeterpan.blogspot.com/2009/05/que-legal-em-duplas-dancamos-com-o.html
Os alunos serão avaliados tendo como base os acertos de alternar os diferentes segmentos corporais localizando o solicitado pelo(a) professor(a) inclusive com relação a lateralidade.
Será observada ainda a capacidade dos alunos trabalharem em conjunto e o cuidado com o material.
Três estrelas 1 classificações
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16/05/2012
Três estrelasesses tipos de aulas são muito importantes , pois além de estimular e ser motivadora, a bexiga é um ótimo recurso para explorar diversos assuntos