Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Jogos com Bolas de Aniversário (Bexigas)

 

02/12/2010

Autor e Coautor(es)
Moacyr Barreto da Silva Junior
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinicius Pimentel de Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Recuperar brinquedos infantis atualmente em desuso.

Estimular a capacidade respiratória dos alunos.

Desenvolver e estimular a coordenação óculo manual.

Trabalhar a identificação dos diversos segmentos corporais.

Participar e desenvolver trabalhos com diferentes grupos de alunos.

Duração das atividades
1 aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não serão necessários conhecimentos anteriores.

Estratégias e recursos da aula

Trabalhar com bolas de aniversário ou bexigas de ar nos permite desde início desenvolver uma série de atividades baseadas no cuidado com o material uma vez que em face da fragilidade do material utilizado. Para um melhor desenvolvimento da atividade será importante a opção por aqueles balões que ficam mais redondos.

1ª Atividade –

O (A) Professor(a) ao iniciar a aula distribuirá uma bola de aniversário para cada aluno. Os alunos então serão estimulados para encher a bola, antes do início o professor deverá mostrar aos alunos como é importante o trabalho do sistema respiratório.

Uma das maneiras é durante a execução dessa primeira atividade o(a) professor(a) solicitar que os alunos após inflarem o balão o retirem da boca e mantenham fechada a entrada do ar, nesse momento deverá ser feita uma alusão ao pulmão pós inspiração (cheio de ar), logo após o(a) professor(a) solicitará que cada aluno abra um pouco a entrada de ar permitindo que aos poucos o ar vá saindo do balão, em um determinado momento o(a) professor(a) solicitará que os alunos permitam a saída de todo o ar desinflando a bola. Nesse momento será feita uma comparação com o momento da expiração, quando o pulmão coloca para fora o ar que foi inspirado.

Após esse trabalho o(a) professor(a) pedirá para que os alunos inflem os balões, com cuidado de não estourar a bola. Com os balões de aniversário cheios os alunos passaram às demais atividades.

Figura 1

Figura 2

Dica

Todas as atividades desenvolvidas nessa aula estarão na dependência das condições climáticas. Caso a atividade se desenvolva ao ar livre, o vento prejudicará sensivelmente o trabalho. Sugerimos que no caso de muito vento essa aula não ser aplicada.

2ª Atividade –

Os alunos se deslocarão pela quadra conduzindo sua bola com diferentes partes do corpo seguindo a orientação do(a) professor(a), assim por exemplo:

1 - a bola deverá ser conduzida com a mão direita na ida e com a mão esquerda na volta.

2 – a bola será conduzida com a cabeça e as mãos.

3 – a bola será conduzida com as pernas e os pés, alternando direita e esquerda.

3ª Atividade

Esse trabalho será feito em duplas com os alunos simulando um jogo de voleibol com uma preocupação de não deixar a bola cair no chão.

Uma variação a ser trabalhada é a utilização do futebol como atividade motivadora, assim, os alunos trocarão passes e toques de cabeça.  

Recursos Complementares

A título de conhecer outras atividades consulte a página abaixo

http://emeipeterpan.blogspot.com/2009/05/que-legal-em-duplas-dancamos-com-o.html 

Avaliação

Os alunos serão avaliados tendo como base os acertos de alternar os diferentes segmentos corporais localizando o solicitado pelo(a) professor(a) inclusive com relação a lateralidade.

Será observada ainda a capacidade dos alunos trabalharem em conjunto e o cuidado com o material.

Opinião de quem acessou

Três estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 1/1 - 100%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • TATIANE MICIONEIRO BICUDO, EPG - ANSELMO DUARTE - EPG , São Paulo - disse:
    TATIXMB@GMAIL.COM

    16/05/2012

    Três estrelas

    esses tipos de aulas são muito importantes , pois além de estimular e ser motivadora, a bexiga é um ótimo recurso para explorar diversos assuntos


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.