02/12/2010
Bruno Bizzagio, Marcos Vinicius Pimentel de Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
Confeccionar a partir de materiais alternativos e, ou recicláveis três malabares “swing”.
Desenvolver a coordenação óculo manual.
Utilizar os malabares swing em atividades de lazer.
Estimular a coordenação óculo manual.
Utilizar materiais alternativos e recicláveis em atividades de lazer.
Auxiliar os demais colegas no desenvolvimento do trabalho.
Não serão necessários conhecimentos anteriores
Espaço: De preferência ao ar livre ou com pé direito alto, mas qualquer espaço poderá ser utilizado com os devidos cuidados.
Materiais: para a confecção de um par de “swing” para a prática necessita-se de 2 folhas de jornal, 2 pedaços de barbante (medida: do pé até a crista ilíaca do aluno) e tiras de papel crepon (4 cm de largura).
Atividade 1
O(A) Professor(a) inicialmente estimulará que os alunos demonstrem o conhecimento sobre a utilização de malabares. Considerando-se que nossa atividade será desenvolvida com os malabares “swing” o(a) professor(a) deverá ir direcionando as contribuições dos alunos para chegar a esse tipo de implemento.
O(A) professor(a) aproveitará esse momento para contar um pouco da história dos malabares e apresentará as habilidades motoras envolvidas nessas atividades.
Atividade 2
Confecção do material: Cada aluno confeccionará 1 par de malabares “swing”, que será utilizado na próxima atividade.
1º Passo – Solicite que o aluno pegue a primeira folha de jornal por uma ponta e enrole-o como se fosse fazer uma espada de jornal. Quando completamente enrolado, peça que o aluno achate a espada. O objeto terá, aproximadamente, 5cm de largura na forma de tira.
2ºPasso - Peça para o aluno pegar a tira pela ponta e enrolá-la. Ao final diga para achatarem-na.
3º Passo – Para a rabiola do “swing”, peça para o aluno pegar 3 tiras de papel crepon e prende-las na ponta solta da tira enrolada.
4º passo - O aluno deverá agora amarrar o conjunto tira enrolada + tiras de papel crepon firmemente na ponta de um pedaço de barbante, de forma que fique um grande pedaço de barbante sobrando, que será por onde o aluno irá manusear o malabares. Está pronto um dos “swings”.
Amarre o malabares nos dedos médio e anelar da mão como as figuras abaixo.
5º passo - Para a construção do segundo, repita os passos de 1 a 4.
3ª Atividade
O(A) professor(a) analisará os malabares “swing” confeccionados pelos alunos para verificar se estão corretos.
Estimule os alunos para que manipulem os malabares “swing”:
- Deixe que os alunos descubram o brinquedo livremente
Progressivamente
- sugira que eles os alunos usem apenas um dos “swings”em uma das mãos;
- peça que eles troquem o malabares de mão, para que trabalhem igualmente ambos os lados.
Crie novos estímulos, por exemplo:
- Peça que eles tentem manter o swing girando perpendicular ao chão;
- Proponha que eles mantenham o swing girando paralelo ao chão, acima da cabeça;
- Sugira que eles tentem fazer o desenho “8 (oito) deitado” no ar com o swing,
Dicas
Não se esqueça de pedir que os alunos façam os movimentos utilizando não só o braço dominante, ou seja, peça para que alternem os movimentos com o braço direito e esquerdo.
Aumente o grau de dificuldade - introduza o segundo swing na brincadeira, de modo que os alunos fiquem com um em cada mão.
Peça para que os alunos executem os movimentos propostos anteriormente com ambos os malabares, simultaneamente.
Estimule que os alunos trabalhem em duplas, cada um corrigindo a trajetória do swing do amigo.
No final da atividade abra a aula para que os alunos apresentem uma série de movimentos criados pelos por eles próprios.
Como complemento para essa aula poderão ser consultados os seguintes links.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Malabarismo
http://pt.wikipedia.org/wiki/Swing_poi
http://www.mundomulher.com.br/?pg=17&sec=18&sub=87&idtexto=4213&keys=Malabarismo+Anti-stress
Os alunos serão avaliados pela participação nas atividades propostas e qualidade dos materiais preparados.
Abra um momento para que os alunos exponham suas experiências, dificuldades e prazeres com este novo brinquedo.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
05/01/2015
Cinco estrelasÓtima atividade!