Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Jogos e Brinquedos Cantados

 

06/12/2010

Autor e Coautor(es)
Moacyr Barreto da Silva Junior
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinicius Pimentel de Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Integrar os conteúdos das disciplinas de Música, Ciências e Língua Portuguesa com Educação Física.

Desenvolver de forma lúdica a subjetividade e imaginação dos alunos.

Trabalhar o controle dos movimentos, estimulando a Coordenação Motora Geral e a diferenciação dos segmentos corporais.

Desenvolver nos alunos a noção da necessidade do estabelecimento de parcerias com os demais alunos.

Duração das atividades
1 aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não serão necessários conhecimentos anteriores.

Estratégias e recursos da aula

O trabalho com Jogos e Brinquedos Cantados nas séries iniciais do Ensino Fundamental permite que a brincadeira exerça um relevante papel na formação e no desenvolvimento das crianças.  

Fonte:  http://blog.educacional.com.br/vivaamusica/files/2010/02/ciranda.jpg 

Atividade 1 –

Essa atividade é desenvolvida a partir de uma música conhecida coma “Se Você Está Contente”, que permite ao professor trabalhar com seus alunos de forma lúdica noções de diferenciação de segmentos corporais. Os alunos serão dispostos em círculo e o(a) professor(a) apresentará a música de maneira a permitir que os alunos acompanhem os movimentos.

Letra da Música

Se você está contente bata palma (Bis)

Se você está contente e quer mostrar a toda gente,

Se você está contente bata palma.

Se você está contente bata o pé (Bis)

Se você está contente e quer mostrar a toda gente,

Se você está contente bata o pé.

Se você está contente dê risada há, há, há (Bis)

Se você está contente e quer mostrar a toda gente,

Se você está contente dê risada há, há, há.   

Se você está contente grite “viva”. Viva! (Bis)

Se você está contente e quer mostrar a toda gente,

Se você está contente grite “viva”. Viva! (Bis).

Dica

Enquanto a música é cantada e interpretada pelos alunos o(a) professor(a) pedirá  para que a música seja executada em diferentes ritmos, inicialmente de forma mais lenta até que se acelere os movimentos.

Atividade 2 –

Essa atividade é conhecida como Toca do Coelho o(a) professor(a) escolherá um aluno que será o coelho os demais alunos serão divididos em trios, sendo que dois darão as mãos formando uma toca que será ocupada pelo terceiro aluno.

Os alunos serão dispostos de forma a manterem uma distância entre as “tocas”. Ao sinal do(a) professor(a) os alunos que estão dentro da toca deverão trocar de casa e o aluno que ficou sem toca deverá tentar ocupar uma das casas. Após todas as trocas haverá um novo “Coelho sem Toca”.   

Dica

O(A) Professor(a) deverá prestar atenção para que as funções sejam trocadas, ou seja, os alunos que estão formando a toca deverão ser coelhos e vice versa.

Fonte: http://redescola.com.br/kids/images/stories/saibamais/brinquedos/saidatoca.jpg 

Atividade 3 –

A atividade de “Estátua” agrada muito os pequenos e permite que controlem seus movimentos para seu desenvolvimento o(a) professor(a) poderá optar por trabalhar com alguma música ou caso não disponha de aparelhagem ele próprio ditará o ritmo com palmas, um atabaque, apito, ou qualquer outro meio que lhe permita variar a intensidade.

Para facilitar a compreensão vamos trabalhar esse exemplo com a utilização de aparelho de som.

O(A)  Professor(a) colocará uma música e solicitará aos alunos que façam movimentos de acordo com ritmo de execução da música.

Durante a execução da música e sem aviso prévio o (a) professor(a) parará a música e nesse momento todos os alunos devem ficar imóveis, como se tivessem se transformado em uma estatua, após a interrupção da música o professor circulará entre as “estatuas” para verificar se realmente são estatuas ouse estão se mexendo.

A seguir a música voltará a ser executada até nova interrupção.

Fonte: http://bebe.abril.com.br/canais/dican/imagens/brincadeira-estatua.jpg 

Recursos Complementares
Avaliação

O envolvimento dos alunos nas atividades e o desempenho serão à maneira de avaliação da turma.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • silna, Olavo Bilac , Distrito Federal - disse:
    sazrimone@hotmail.com

    20/05/2012

    Quatro estrelas

    fiquei satisfeita com o que encontrei aqui.Obrigada


  • marciana tome ribeiro, Escola Mul Maria Mirtes da Silva Araújo , Rio Grande do Norte - disse:
    maciana76@live.com

    06/02/2012

    Cinco estrelas

    Este projeto foi bem elaborado,pensando no desempenho dos alunos,parabéns aos autores.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.