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INTRODUZINDO O CONCEITO DE MORADIA A PARTIR DA LEITURA DO COTIDIANO

 

06/10/2010

Autor e Coautor(es)
DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral
Ensino Fundamental Inicial Geografia Urbano e rural: modos de vida
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial História Localidade
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Reconhecer a moradia como espaço de convivência familiar;
  • Selecionar textos jornalísticos relativos ao tema trabalhado.
  • Identificar os diferentes tipos de moradias a partir de imagens e fatos do cotidiano;
  • Analisar e relacionar as diferentes moradias com as condições de vida das famílias;
  • Perceber o texto jornalístico enquanto leitura da realidade cotidiana;
  • Criar o habito de leitura.
Duração das atividades
Aproximadamente 300 min – 5 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor, para desenvolver este trabalho é importante que os alunos já dominem a leitura e a escrita de pequenos textos, porém se em sua sala tiver alunos que ainda não conseguem escrever de forma autônoma, acompanhe de perto as atividades de leitura e escrita, desafiando-os e utilizando estas atividades para que eles possam avançar em suas hipóteses. Faça uma sondagem para verificar o conceito que eles tem sobre moradia.

Estratégias e recursos da aula

Professor, nossa proposta se baseia em uma abordagem interdisciplinar, ou seja, pressupõe um diálogo entre diferentes áreas do conhecimento. Assim, vamos utilizar a Língua Portuguesa, por meio de alguns textos jornalísticos  para trabalhar com o conceito de moradia dialogando  com a Ciência Geográfica,  a História e contextualizando a partir da leitura e interpretação das imagens e dos textos.

  • Pesquisa de imagens em jornais;
  • Mural de imagens;
  • Pesquisa de noticias sobre moradias;
  • Trabalho de campo;
  • Explorando as imagens;
  • Montando apresentação.

Alguns recursos que serão utilizados nas atividades propostas:

  • Diversos Jornais usados;
  • Pranchetas;
  • Folhas em branco;
  • Lápis, borracha;
  • Máquina fotográfica;
  • Caderno;
  • Sítios da internet;
  • Imagens impressas;
  • Laboratório de Informática;
  • Papel pardo para o mural;
  • Tesoura, cola, pincéis.   

1º momento – uma aula de aproximadamente 60 minutos.

-Professor, no dia anterior solicite que os alunos pesquisem em jornais impressos notícias  e imagens sobre  diferentes tipos de moradias.

-Organize seus alunos em uma roda.

-Converse com eles sobre os tipos de moradias que conhecem.  Faça uma sondagem sobre o tipo de moradia de cada aluno, pois ela tem uma relação direta  com a região que você trabalha e o nível socioeconômico das famílias. Se a escola está localizada em uma região ribeirinha, no norte do país, possivelmente as moradias serão tipo palafitas, se você trabalha em uma favela em grandes centros urbanos as moradias terão outras características, por isso fique atento e procure conduzir a discussão no sentido de não criar situação de constrangimento para os alunos, mas discuta as condições de vida das pessoas que moram em situação de risco ou sem infraestrutura.

-Depois de explorar o tema, solicite que socializem as imagens e textos de jornais, que eles trouxeram de casa.

MONTANDO UM MURAL

-Coloque uma folha grande de papel pardo na lousa e solicite que cada um vá até a frente, mostre a imagem, fale de suas características: se é de alvenaria,  madeira, palafitas, palha, barro ou outras e depois cole-a no mural.

-Lembre-se de colocar o título do mural, de identificar os autores e o objetivo do trabalho. Veja um exemplo:

TIPOS DE MORADIAS

 Alunos: 2º ano C

Objetivo: mostrar os diferentes tipos de moradias.

- Se preferir, cada aluno poderá colar em seu próprio caderno as imagens que trouxe.

-Professor, utilize o mural para discutir sobre as diferentes moradias e as condições de vida das famílias.

Questione-os:

-Será que as pessoas que  moram em casas sem infraestrutura, moram lá porque  querem?

-O que levam as pessoas a morar em barracos e não em casas de alvenaria?  

Pesquise em casa:

1- Onde se localiza a sua moradia?

2- Qual é o tipo de sua  moradia? Qual o material de sua construção?

3- Quantos cômodos ela tem?

4- Quantas pessoas moram nela?

5- Quem cuida de sua moradia?

6- Como as tarefas de cuidar da casa são divididas?

7- Você gosta de morar nela? Por quê?

8- O que você mudaria em sua residência? Por quê?   

2º momento – uma aula de aproximadamente 60 minutos.

TRABALHANDO COM TEXTOS JORNALISTICOS

-Professor, verifique os textos jornalísticos que os alunos trouxeram sobre o tema. Solicite que leiam e expliquem o que entenderam sobre a notícia. Os textos poderão ser: notícias, reportagem, entrevistas, crônicas jornalísticas, editorial.

-Selecione previamente um texto jornalístico e leve para sala, pois se perceber  que os textos que eles trouxeram não permitem uma boa discussão, utilize o que você selecionou. Veja uma  sugestão:

54 milhões vivem em moradia inadequada no Brasil

Com base nos vários itens de monitoramento das condições de moradia presentes na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2007, que levam em conta, por exemplo, o acesso a serviços de saneamento, o material de construção usado e até o número de pessoas que dormem por cômodo, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) concluiu que 54,6 milhões pessoas nas cidades vivem em situação inadequada. Isso equivale a 34,5% da população urbana.

Nesse cenário, a população que mora em favelas no Brasil aumentou 42% nos últimos 15 anos e alcança quase 7 milhões de pessoas. Em 1992, havia 4,914 milhões de pessoas morando em favelas em áreas urbanas (3,2% da população brasileira). Em 2007, esse número passou para 6,979 milhões (3,8% da população).

O problema que atinge o maior número de pessoas é a falta de esgotamento sanitário. São mais de 30 milhões de pessoas nas cidades sem acesso a rede de esgoto.

Fonte: http://aprendiz.uol.com.br/content/wudepejucu.mmp - Acessso em 09/09/2010 

Discuta sobre o conteúdo e depois solicite que registrem no caderno:

-Nome do Jornal  impresso ou endereço do jornal online.

-Titulo da notícia:

-Autor (se tiver):

-Pagina (se tiver):

-Data da notícia e do acesso, caso seja de jornal online:

-O que entendeu sobre  a notícia:   

3º momento – uma aula de aproximadamente 60 minutos.

TRABALHO DE CAMPO: OBSERVANDO AS MORADIAS DOS ARREDORES  DA ESCOLA.

-Professor, esta atividade além de despertar o interesse dos alunos  pelo tema, utiliza uma estratégia fundamental para formar alunos pesquisadores, pois a observação sistemática é uma  metodologia de pesquisa de grande relevância.

-Diga-lhes que vamos fazer uma atividade pelos arredores da escola para observarmos os tipos de moradias que existem, e para isso precisamos fazer um planejamento coletivo sobre o Trabalho de Campo.

-Discuta, questione-os e  registre na lousa este planejamento. Se sua turma for de crianças do Ensino Fundamental Inicial, você poderá utilizar o exemplo a seguir, mas se for uma turma da EJA, será outra abordagem, pois alguns itens são desnecessários, como a autorização dos pais e acompanhantes, portanto faça as adequações necessárias. Porém, mesmo sendo jovens e adultos e morarem nos arredores da escola, faça o Trabalho de Campo, pois eles terão um objetivo específico.

-Onde vamos realizar o Trabalho de Campo?

-Que horas iremos?

-Quem vai nos acompanhar?

-Quais alunos irão?

-O que vamos fazer no decorrer do Trabalho de Campo, no entorno da escola?

-O que vamos levar?

-Faça uma solicitação formal para os pais, pois em toda atividade que os alunos vão sair do espaço escolar a família precisa ser comunicada e autorizar. Veja a sugestão a seguir, mas para as turmas da EJA  basta apenas um lembrete.

-Se for possível, leve uma máquina fotográfica para  você registrar algumas imagens e depois utilizá-las na sequência das atividades.

4º momento – uma aula de aproximadamente 60 minutos.

RELATÓRIO DO TRABALHO DE CAMPO 

-Professor, esta é uma importante etapa do Trabalho de Campo, pois  é nesta atividade que os alunos vão resgatar o que observaram e sistematizar.

-Se preferir faça um relatório coletivo, mas se perceber que já são capazes de produzir o relatório sozinhos apenas oriente-os.

-O relatório deve conter as principais informações coletadas, tais como:

  1. Onde fomos;
  2. O objetivo do trabalho;
  3. O que observamos;
  4. O que me chamou a atenção;
  5. O que eu aprendi.   

5º momento – uma aula de aproximadamente 60 minutos.

Professor, aproveite as fotos que tirou no decorrer do Trabalho de Campo e monte uma apresentação com elas e com imagens de  moradias que não tem nas redondezas. Entre no sítio a seguir e selecione algumas imagens para você acrescentar e enriquecer a sua apresentação. Veja algumas sugestões:

Fnte das imagens: http://www.google.com.br/images?um=1&hl=pt-BR&biw=1259&bih=627&tbs=isch%3A1&sa=1&q=difernetes+tipos+de+moradias&btnG=Pesquisar&aq=f&aqi=&aql=&oq=&gs_rfai=  

Discuta com seus alunos:

-A casa é apenas  um  lugar ou ela é também um espaço de convivência onde  moram pessoas, famílias?

- Por que é importante termos um lugar para morar?

-Será que as casas sempre foram como as que hoje nós vemos?

-Qual a diferença entre as moradias  indígenas e aquelas que existem nas cidades?

Aproveite o tema e faça um resgate histórico, solicite que pesquisem com seus pais ou avós como eram as casas que eles moravam quando crianças:

1. -Como eram?

2. -Qual material? Tijolos, barro, madeira?

3. -As casas eram grandes? Por quê?

4. -Quantas pessoas moravam nela?

5. -Eram seguras? 

Recursos Complementares

Gênero Textual

São os textos encontrados em nosso cotidiano. Ex: bilhete, anotações, Resenhas, E-mail, Orkut, Reunião de condomínio, debate, Entrevista, Lista de compras, Cardápio, instruções de uso, telefonema, etc. Para se interpretar um texto, é preciso conhecê-lo, Por isso, quanto mais você ler e de preferência diferentes gêneros, mais fácil será entender e interpretar um novo escrito. Assim, você enriquece seu vocabulário e seu conhecimento aumenta.

Texto Jornalístico

Jornalismo é a atividade profissional que consiste em lidar com notícias, dados factuais e divulgação de informações. Os produtos da atividade jornalística recebem diferentes nomes:

Notícia

Relato de fatos ou acontecimentos atuais, geralmente de importância e interesse para a comunidade, sem comentários pessoais, opiniões ou interpretações por parte de quem escreve. Os títulos são chamativos (manchetes) para atrair a atenção de quem lê.

 Reportagem

Relato de fatos de interesse do público, com acréscimo de entrevistas e comentários para que se possa ter uma visão mais ampla do assunto tratado.

Entrevista 

Objetiva registrar um depoimento de uma pessoa pública ou que este esteja relacionada a algum acontecimento atual. É utilizada para dar veracidade a uma reportagem ou para saciar a curiosidade dos leitores sobre aspectos da vida profissional ou pessoal do entrevistado. Para tanto, é organizada na forma de perguntas e respostas.

Editorial

Texto de caráter opinativo, escrito de maneira impessoal e publicado sem assinatura. Possui estrutura semelhante à de um texto dissertativo, de intenção persuasiva. Nele os editores do veículo expressam, formalmente, sua opinião acerca dos mais diversos assuntos, principalmente, os mais polêmicos e atuais. Assim como o editorial também é um texto de caráter opinativo. Porém, ao invés de representar a opinião do veículo em que está sendo divulgado, tem caráter pessoal. Logo, deve vir assinado pelo autor, que se responsabiliza pelo conteúdo, ou seja, pelas opiniões apresentadas.

Crônica jornalística 

Aborda assuntos e acontecimentos do dia-a-dia, apreendidos pela sensibilidade do cronista e desenvolvidos de forma pessoal por ele. Geralmente, contém ironia e humor, já que seu objetivo principal é fazer uma crítica social ou política. João Ubaldo Ribeiro é um exemplo atual desse tipo de texto.

Fonte: http://artigos.netsaber.com.br/resumo_artigo_24442/artigo_sobre_genero_textual_e_texto_jornalistico - Acesso em 09/09/2010

No sítio a seguir você encontra uma discussão sobre a diferença entre gênero jornalístico e gênero textual. - http://www.generosjornalisticos.com/2007/08/zoom-no-siget_8457.html  : http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20106  nesta aula você encontrará outras possibilidades.     

Avaliação

-Professor, observe o envolvimento dos alunos no decorrer das atividades. Verifique se perceberam a importância da leitura dos textos jornalísticos enquanto leitura da realidade. Ao buscar notícias e imagens em jornais que abordam questões do nosso dia a dia eles perceberão que o jornal é um portador de texto que está ligado diretamente com as questões do cotidiano. 

-Observe se eles perceberam que a moradia existe em função de um contexto familiar, pois é a forma de abrigar as pessoas, de dar segurança, mas que nem sempre as famílias conseguem as mínimas condições necessárias.

-Ao montar o mural, observe se eles foram capazes de caracterizar e explicar as diferentes moradias.

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • denise, Colégio Marista , Distrito Federal - disse:
    deniseborges_80@yahoo.com.br

    19/08/2011

    Cinco estrelas

    Amei. muito bom, pois os alunos conseguem se envolver com o conteúdo. prática


Sem classificação.
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