30/08/2010
Ruth Regina Melo de Lima e Maria da Conceição de Oliveira Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os lugares e suas paisagens |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os fenômenos da natureza |
Origem dos vulcões.
Professor para fazer o levantamento prévio do que os alunos sabem acerca dos vulcões sugerimos iniciar uma conversa apresentando algumas reportagens de jornais ou revistas com notícias, imagens sobre vulcão.
Na roda da conversa, mostre as imagens e leia as informações para as crianças. As questões sobre o tema podem nortear e propiciar a organização e sistematização dos conteúdos a serem trabalhados. Sugerimos as seguintes perguntas:
- O que é vulcão?
-Todos os vulcões são iguais ?
-Porque soltam lavas?
-De que são formado as lavas ?
-Quais os danos que causam ao meio ambiente ?
Após a discussão anote as perguntas das crianças em cartolina e solicite o desenho de como imaginam um vulcão em ação.
http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/1069803
http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,vulcoes-no-congo-mostram-sinais-de-erupcao,347214,0.htm http://www.terra.com.br/criancas/ciencias/o_vulcao.htm
http://www1.folha.uol.com.br/folha/turismo/noticias/ult338u543372.shtml
Professor organize uma pesquisa na biblioteca de sua escola ou em outra localização. Nessa visita as crianças irão selecionar livros sobre o assunto. Para facilitar a pesquisa indique algumas temáticas, por exeplo: a origem dos vulcões, estrutura interna e externa, lugares que tem vulcões, tipos de vulcões, o que fazer quando o vulcão está em errupção, etc. Outra forma de ampliar os conhecimentos dos alunos é a apreciação de vídeos sobre o tema. Após o término da leitura ou da apreciação do filme, organize uma conversa para que as crianças socializem as informações que adquiriram. Para sistematizar a aprendizagem de novos conhecimentos, proponha a elaboração de um pequeno texto no caderno sobre o que aprenderam.
Professor leve para sala texto (informaçõesos sobre os tipos e lugares onde ocorre vulcões) com nome de lugares que tenham vulcão em seu relevo. Leia o nome desses lugares e liste. Em seguida, mostre o mapa Mundi e proponha ao grupo uma caça a vulcões, ou seja, observar e localizar no mapa alguns países em que há vulcão em atividade. Professor use um mapa ou globo terrestre ou faça uma pesquisa no Google Eart.
Professor combine com as crianças aconstrução de uma maquete de um vulcão. Conforme os alunos decidirem o que constará na maquete faça uma lista dos materiais que irão utilizar. Solicite-os das crianças.Sugestão de materiais:
Material necessário:
Como fazer o vulcão
Para realizar a experiência provocando a explosão de um vulcão do tipo efusvio, a professora deve colocar no copo descartável que está na boca do vulcão os seguintes materiais: meio copo de vinagre, tinta guache vermelha e amarela, água oxigenada, por último duas colheres de sopa cheia de fermento de pão.
SUGESTÃO: Convidar uma turma da escola para assistir a experiência quando terminar solicitar que as crianças desenhem e registrem no caderno a experiência .
Observar se as crianças são capazes de
Compreender o que é um vulcão.
Localizar países em que há vulcões extintos e em atividades.
Pesquisar informações em jornais e internet.
Conhecer as causa dos vulcões.
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
28/08/2013
Cinco estrelasmuito bom para o aprendizado das criancas
12/03/2011
Cinco estrelasQue aula maravilhosa! Só faltou o gelo seco para a fumaça... Parabéns! Vc é realmente uma grande professora.