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O grande economizador de água

 

17/06/2008

Autor e Coautor(es)
Roberto Ternes Arrial
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BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Maria das Graças Machado de Souza

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Identificar uso e desperdício de água no cotidiano; • Justificar a importância da economia e tratamento de água sob os pontos de vista econômico e ambiental; • Adotar novos hábitos de consumo de água a partir da reflexão dos conceitos aprendidos; • Convencer outras pessoas a adotarem hábitos mais corretos.
Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Saberes sócio-culturais sobre uso de água e poluição.
Estratégias e recursos da aula

Dica: Professor, todas as atividades da aula 1 e 2 devem ser feitas e respondidas de preferência individualmente. A aula 1 possui muito conteúdo e pode não ser possível terminá-la em uma aula; nesse caso, o professor pode continuar essa aula no início da aula 2, que é mais breve e pode ser executada em menos de 50 minutos.

Aula 1 - Despertando o senso de economia de água (50 min.)

No laboratório de informática (20 min.)

Professor, inicie a aula perguntando aos alunos em quais atividades do cotidiano eles utilizam água. Escreva as respostas no quadro-negro. Eis alguns exemplos: tomar banho, escovar os dentes, regar plantas, etc.
Em seguida, peça que eles escrevam em folhas avulsas (que serão recolhidas após a atividade) esses itens e, em seguida, respondam detalhadamente como é esse uso: se escovam os dentes com a torneira ligada, quanto tempo demoram no banho, etc., até terem respondido todos os tópicos, e para as atividades que nem todos executam (por exemplo: sua família não lava carro porque não possui automóvel), eles podem deixar em branco. A descrição pode ser do uso que ele próprio faz ou do uso de sua família. As respostas devem ser à caneta para não serem apagadas.

Desafie os alunos com as seguintes questões adicionais, que devem ser respondidas com suas próprias palavras nesse mesmo relatório:
• Qual o problema em desperdiçar água?
• Para onde vai a água que nós consumimos?
• Devemos jogar todo tipo de líquido pelo ralo?


Após esta atividade, peça aos alunos que entrem na animação disponível em: http://imagem.camara.gov.br/internet/midias/plen/swf/jogos/jogodaagua/Jogo_da_Agua.swf. Essa animação ilustra os usos da água, e os alunos devem clicar e selecionar o uso que proporciona a maior economia de água possível dentre as três opções que são mostradas. A seguir, uma figura que ilustra essa animação:


Os alunos devem ir completando a atividade, e a cada resposta que escolhem, devem comparar com as respostas que deram para a mesma atividade no início da aula , avaliando eles mesmos se sua atitude é certa ou errada (e por que), e escrevendo o que eles precisam mudar para ter uma atitude correta de economia de &aacu te;gua.
Para a resposta ideal eles recebem 20 pontos, para uma atitude correta (mas não ideal) recebem 10 pontos e para as erradas, -10 pontos. A pontuação é mostrada em uma placa de trânsito no centro da animação. Ao final da atividade, solicite os alunos que anotem a pontuação que obtiveram.

Discuta com seus alunos para onde está indo essa água que é usada (e desperdiçada). Explique-lhes sobre encanamentos e tubulações que conduzem esgoto, e para onde desemboca esse volume de água contaminada. Mencione também que água é uma mercadoria, e pagamos para usá-la, por isso desperdiçar água é como desperdiçar dinheiro.

 

Aula 2 – Despertando o senso de preservação ambiental (50 min.)

Professor, peça aos alunos que entrem na seguinte animação: 

Preciso de oxigênio

Para essa aula nos interessa apenas a atividade do botão 2 (vermelho), por isso oriente seus alunos a clicar nesse botão e manterem-se nessa atividade.

DICA: Professor, essa animação originalmente é usada para o conteúdo de microrganismos. Portanto, leia antes o conteúdo que fica na parte esquerda da animação para ver se ele se adéqua a seus objetivos e a seu público-alvo. Uma outra sugestão é ler para os alunos em voz alta, pulando as partes que envolvem conceitos e termos indesejados.

 

 

Solicite aos alunos que descrevam o que estão vendo nesse quadro inicial: a quantidade e variedade de seres vivos, e as características do lago (está limpo ou sujo? Com que coloração?). A seguir, peça que eles elevem a alavanca. O que está saindo do cano à direita? Como ele está interferindo no lago? O que mudou com relação a todos os fatores listados acima? Algum novo organismo surgiu? Algum desapareceu?
Os alunos devem responder a essas perguntas a cada vez que a alavanca é deslocada.

Professor, mencione os seguintes eventos que ocorrem durante a animação e peça aos alunos que observem isso acontecendo:
• Diminuição de quantidade e eventual desaparecimento de sapos, peixes e algas;
• Definhamento da árvore e da mata que cresce à s margens do lago;
• Surgimento de algas microscópicas em um primeiro momento (pontos verdes na superfície do lago), e de organismos decompositores em um segundo momento (pontos amarelos no fundo do lago);
• Liberação de gases pelos pontos amarelos, com apodrecimento dos animais mortos.

Ao final da animação, chame a atenção dos alunos para a questão de que todos os animais e plantas do lago morreram, restando apenas essas bactérias, e que o fator que iniciou tudo isso foi o derramamento de esgoto no lago. Esgoto esse, que é alimentado por aquela água que usamos no cotidiano, que escorre pelos ralos, e que foi vista na animação da primeira aula. Daí a importância não só da economia da ág ua, mas no tratamento de nossos resíduos.

DICA: Os alunos não devem ainda conhecer os conceitos de “bactéria” e “decompositores”, então o professor pode substituir por algum termo equivalente do qual eles estão mais familiarizados, como “microrganismos” ou “germes”. Esclareça que esses seres são os mesmos que contaminam a comida quando ela cai no chão e os mesmos responsáveis pelo apodrecimento das coisas.

Professor, peça agora que os alunos corrijam as respostas que deram às duas últimas questões, abordando o conhecimento que desenvolveram nessa aula.

 

Atividades complementares

1. Estime o quanto cada aluno se conscientizou e mobilizou com a aula utilizando a seguinte animação: http://www.sabesp.com.br/CalandraWeb/animacoes/index.html. Seu objetivo é determinar o consumo mensal de água por cada pessoa. Uma atividade a ser feita, por exemplo, é essa animação ser passada antes da aula para que os alunos façam uma estimativa individual de seu consumo. A mesma atividade pode ser passada depois das aulas, e as quantidades podem ser comparadas. Pode ser criado um blog, por exemplo, para que os alunos publiquem seus valores, comparem seus valores com os de seus colegas, discutam e sugiram formas dos colegas reduzirem seu consumo.

2. Solicite aos alunos que discutam em casa e com colegas de rua os conceitos aprendidos na escola. Diga para eles tentarem convencer por argumentação as pessoas a mudarem seus hábitos, sempre que verem alguém fazendo uma ação ecologicamente incorreta. Isso pode ser trabalhado na comunidade e também na escola como um todo. O professor pode ainda organizar uma aula só de re latos dos alunos, motivando-os a seguirem com sua “fiscalização” e aconselhamento.
 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Preciso de oxigênio Animação/simulação
Avaliação
Os alunos podem ser avaliados pelo ganho conceitual que apresentaram quando comparadas suas respostas no relatório nos momentos de antes da aula e depois da 2ª. aula. O professor pode levar em conta ainda a participação dos alunos na sala de aula (1ª. atividade), e seu interesse e empenho nas atividades em computador.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 5 classificações

  • Cinco estrelas 2/5 - 40%
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Opiniões

  • andrea, sedf , Distrito Federal - disse:
    andrea7.3@bol.com.br

    28/03/2013

    Cinco estrelas

    Muito bom os recursos educacionais!


  • andrea, sedf , Distrito Federal - disse:
    andrea7.3@bol.com.br

    28/03/2013

    Cinco estrelas

    Muito bom os recursos educacionais!


  • Edivania Figuerêdo Rodrigues, NTE - CAJAZEIRAS , Paraíba - disse:
    dirfigueredo@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    PARABÉNS!!! O trabalho com a utilização da água é de relevante importância, por ser um recurso natural e indispensável à sobrevivência dos seres vivos, sua escassez compromete a qualidade de vida dos habitantes do planeta Terra. É necessário que todos compreendam seu ciclo e a forma de como preservá-la. Os recursos propostos, a linguagem utilizada, bem como o direcionamento da sua aula, tornou-a atrativa e de fácil compreensão. PARABÉNS!!! Edivania


  • sabrina mendes oliveira carvalho, Cederj/ Três Rios , Rio de Janeiro - disse:
    sabrinamcarvalho@gmail.com

    24/03/2010

    Três estrelas

    Muito interessante essa metodologia aplicada,foi a fundo mostrar os alunos a real importancia da agua.Muitos a usam,mas,não sabem o seu devido valor.Já que a maior parte dos seres vivos é composta pela agua,ela é fundamental para a nossa existencia e sobrevivência.Sem ela nós não somos nada.Parabéns!


  • Marilene Neuhaus Alves, EEB PEDRO AMERICO , Santa Catarina - disse:
    marileneneuhausalves28@gmail.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Valeu! Trabalhar o tema água é fundamental pois esta é a essência da vida. Marilene


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