14/09/2010
Maria da Conceição de Oliveira Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os fenômenos da natureza |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Cultura indígena.
O professor deverá expor imagens de enfeites confeccionados com plumas/penas por indígenas brasileiros para as crianças apreciarem.
Em seguida, o professor deverá conversar com as crianças sobre o estudo que irão iniciar, procurando descobrir o que sabem acerca do tema e o que gostariam de saber. Possíveis questões :
O professor deverá mostrar para os seus alunos que a arte indígena mantém sua sigularidade em cada tribo, visto que a criação das peças com plumas representam os costumes específicos de cada tribo.
O professor deverá levar para sala de aula alguns textos e livros sobre o tema. Em seguida, deverá ler as informações e apresentar as imagens de adereços (enfeites ) confeccionados com plumas. Conversará com as crianças explicando o processo de confecção, o tipo de material usado e o significado dos objetos confeccionados para os indígenas. Depois dessa conversa, deverá passar um vídeo sobre o tema para que as crianças possam compreender melhor o que foi discutido anteriormente. Em seguida, entregará a cada criança uma tira de cartolina branca para que escrevam a informação que mais chamou sua atenção no vídeo. Ao final dessa atividade o professor organizará um mural informativo colando as tiras de cartolina em outra cartolinas de cores diferentes. Depois deverá expor o mural socializando as informações na turma.
http://www.youtube.com/watch?v=WM8Krvz_Ats
http://www.youtube.com/watch?v=3YxY5QJAukY
Mural Informativo
ARTE PLUMÁRIA
No Brasil, existem pelo menos 30 grupos indígenas que produzem adornos plumários. Alguns deles: Xavante, Waurá, Juruna, Kaiapó, Tukano, Urubus-Kaapor, Asurini, Karajá. A arte plumária indígena possui um caráter ritualístico, em dois níveis:
1 - A confecção das peças (modo de fazer): é feita exclusivamente pelos homens, que obedecem a um ritual de caça, coleta, separação, tingimento, corte, amarração, etc.. da matéria-prima, afim de dar uma forma específica a ela.
2 - Finalidade (simbolismo):
A arte plumária é uma forma de comunicação, de linguagem. Os grupos indígenas ornamentam o corpo em contraposição aos outros seres vivos (animais e outros grupos indígenas). Contrapondo-se os diferentes grupos indígenas cria-se um diferencial, tanto no aspecto interno da tribo quando no externo a estes grupos. Extrapolando o conceito de enfeite, a plumária é um símbolo usado em ritos e cerimônias. Pode representar mensagens sobre sexo, idade, filiação (clã), posição social, importância cerimonial, cargo político e grau de prestígio dos seus portadores e possuidores. O uso dos objetos plumários é privativo aos homens principalmente nos cerimoniais onde eles possuem um papel mais destacado que as mulheres.
Matéria Prima
· Penas - são os maiores elementos da plumagem. Provenientes da cauda e das asas das aves.
· Plumas - cobertura das costas e do abdomen das aves. São menores, largas e arredondadas.
· Penugem - pequenas plumas do pescoço, das costas e do abdomen das aves.
Texto disponível no site: http://www.eba.ufmg.br/alunos/kurtnavigator/arteartesanato/plumaria.html
Incialmente o professor conversará com as crianças sobre a atividade que irão fazer, explicando todo o processo de organização do painel. Depois distribuirá um quadrado do mesmo tamanho para cada criança desenhar um índio usando algum adereço com plumas/penas. As crianças deverão usar todo o espaço do papel para fazer o desenho. Em seguida, as crianças irão pintar com tinta guache o seu desenho e deixará secar. Quando os desenhos secarem, o professor deverá montar um painel com cartolina no qual organizará os desenhos e fará uma moldura envolta de todo painel. A moldura pode ser feita com uma cor forte para destacar os desenhos. Depois que o painel estiver pronto, o professor deverá propor uma apreciação do grupo. As crianças irão comentar os seus trabalhos e dos colegas.
O professor deverá conversar com as crianças sobre uso de plumaria, para isso deverá solicitar uma pesquisa em casa de gravuras de pessoas usando objetos com plumas. No dia seguinte, na roda as crianças irão apresentar as imagens e comentar o que observam nessas imagens. Depois as crianças irão separar as imagens, organizando em cartolinas diferentes. Em uma cartolina elas irão colar as imagens nas quais aparecem os indígenas usando objetos, adereços de plumas e na outra cartolina colarão as imagens de adereços com plumas usados por outras pessoas. Por exemplo, com fantasias, chapéus, colares e etc. O professor deverá chamar a atenção das crianças ao comparar as Imagem, destacando a finalidade e uso da plumaria nos dois cartazes. Depois o professor deverá expor os trabalhos dos alunos e sugerir o seguinte título do mural: o ontem e o hoje da plumaria.
Livro: A Plumária Indígena Brasileira.
Cultura Indígena
Professor procure observar como acontece a participação dos alunos no momento das atividades, construa um mapa de objetivos para registrar o que eles aprenderam/compreenderam em relação ao tema discutido na aula.
Três estrelas 1 classificações
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14/10/2011
Três estrelasinteressante. pode-se acrescentar a aula 1 etapa em que os alunos confeccionem algo com penas e plumas para que a aprendizagem realmente se efetive.