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ARTE PLUMÁRIA

 

14/09/2010

Autor e Coautor(es)
Elba Rosa Cavalcante de Vasconcelos
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NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria da Conceição de Oliveira Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os fenômenos da natureza
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer as características da arte plumária.
  • Conhecer a origem dos materiais utilizados em sua confecção.
  •  Compreender a função da arte plumária na cultura indígena.
Duração das atividades
3 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Cultura indígena.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 - O QUE SABEMOS ?    

O professor deverá expor imagens de enfeites confeccionados com plumas/penas por indígenas brasileiros para as crianças apreciarem.

http://www.google.com/images?hl=pt-BR&biw=1263&bih=694&tbs=isch%3A1&sa=1&q=arte+plumaria&btnG=Pesquisar&aq=f&aqi=&aql=&oq=&gs_rfai=  

Em seguida, o professor deverá conversar com as crianças sobre o estudo que irão iniciar, procurando descobrir o que sabem acerca do tema e o que gostariam de saber. Possíveis questões :       

  • Quem sabe o que significa arte plumária ?   
  • Quem já usou algum adereço/enfeite com penas/plumas?
  • Qual o povo que costuma usar plumas para confeccionar enfeites?
  •  Para que esses enfeites são usados pelos povos indígenas?   
  •  Em que ocasiões será que eles utilizam esses enfeites?                                                                                                                                                                                     

O professor deverá mostrar para os seus alunos que a arte indígena mantém sua sigularidade em cada tribo, visto que a criação das peças com plumas representam os costumes específicos de cada tribo.

Atividade 2 - AMPLIANDO SABERES    

O professor deverá levar para sala de aula alguns textos e livros sobre o tema. Em seguida, deverá ler as informações e  apresentar as imagens de adereços (enfeites ) confeccionados com plumas. Conversará com as crianças explicando o processo de confecção, o tipo de material usado e o significado dos objetos confeccionados para os indígenas. Depois dessa conversa, deverá passar um vídeo sobre o tema para que as crianças possam compreender melhor o que foi discutido anteriormente. Em seguida, entregará a cada criança uma tira de cartolina branca para que escrevam a informação que mais chamou sua atenção no vídeo. Ao final dessa atividade o professor organizará um mural informativo colando as tiras de cartolina em outra cartolinas de cores diferentes. Depois deverá expor o mural socializando as informações na turma.

Sugestão de vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=WM8Krvz_Ats 

http://www.youtube.com/watch?v=3YxY5QJAukY 

Mural Informativo

ARTE PLUMÁRIA       

No Brasil, existem pelo menos 30 grupos indígenas que produzem adornos plumários. Alguns deles: Xavante, Waurá, Juruna, Kaiapó, Tukano, Urubus-Kaapor, Asurini, Karajá. A arte plumária indígena possui um caráter ritualístico, em dois níveis:

1 - A confecção das peças (modo de fazer): é feita exclusivamente pelos homens, que obedecem a um ritual de caça, coleta, separação, tingimento, corte, amarração, etc.. da matéria-prima, afim de dar uma forma específica a ela.

2 - Finalidade (simbolismo):

 A arte plumária é uma forma de comunicação, de linguagem. Os grupos indígenas ornamentam o corpo em contraposição aos outros seres vivos (animais e outros grupos indígenas). Contrapondo-se os diferentes grupos indígenas cria-se um diferencial, tanto no aspecto interno da tribo quando no externo a estes grupos.  Extrapolando o conceito de enfeite, a plumária é um símbolo usado em ritos e cerimônias. Pode representar mensagens sobre sexo, idade, filiação (clã), posição social, importância cerimonial, cargo político e grau de prestígio dos seus portadores e possuidores. O uso dos objetos plumários é privativo aos homens principalmente nos cerimoniais onde eles possuem um papel mais destacado que as mulheres.

Matéria Prima

· Penas - são os maiores elementos da plumagem. Provenientes da cauda e das asas das aves.

· Plumas - cobertura das costas e do abdomen das aves. São menores, largas e arredondadas.

· Penugem - pequenas plumas do pescoço, das costas e do abdomen das aves.

Texto disponível no site: http://www.eba.ufmg.br/alunos/kurtnavigator/arteartesanato/plumaria.html

Atividade 3  - PAINEL SURPRESA.  

Incialmente o professor conversará  com as crianças sobre a atividade que irão fazer, explicando todo o processo de organização do painel. Depois distribuirá um quadrado do  mesmo tamanho para cada criança desenhar um índio usando algum adereço com plumas/penas.  As crianças deverão usar todo o espaço do papel para fazer o desenho. Em seguida, as crianças irão pintar com tinta guache o seu desenho e deixará secar. Quando os desenhos secarem, o professor deverá  montar um painel com cartolina no qual organizará  os desenhos e fará uma moldura envolta de todo painel. A moldura pode ser feita com uma cor forte para destacar os desenhos. Depois que o painel estiver pronto, o professor deverá propor uma apreciação do grupo. As crianças irão comentar os seus trabalhos e dos colegas.

Atividade  3 – O ONTEM E O HOJE DO USO DAS PLUMAS    

     O professor deverá conversar com as crianças sobre uso de plumaria, para isso  deverá solicitar uma pesquisa em casa de gravuras de pessoas usando objetos com plumas. No dia seguinte, na roda as crianças irão apresentar as imagens e comentar o que observam nessas imagens. Depois as crianças irão separar as imagens, organizando em  cartolinas diferentes. Em uma cartolina elas irão colar as imagens nas quais aparecem os indígenas usando objetos, adereços de plumas  e na outra cartolina colarão as imagens de adereços com plumas usados por outras pessoas. Por exemplo, com  fantasias, chapéus, colares e  etc. O professor deverá chamar a atenção das crianças ao comparar as Imagem, destacando  a finalidade e uso da plumaria nos dois cartazes.  Depois o professor deverá expor os trabalhos dos alunos e sugerir o seguinte título do mural: o ontem e o hoje da plumaria.

 http://www.google.com/images?hl=pt-BR&biw=1263&bih=694&tbs=isch%3A1&sa=1&q=arte+plumaria&btnG=Pesquisar&aq=f&aqi=&aql=&oq=&gs_rfai=  

Recursos Complementares
Avaliação

Professor procure observar  como acontece a participação dos alunos no momento das atividades, construa um mapa de objetivos para registrar o que eles aprenderam/compreenderam em relação ao tema discutido na aula.

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • VALQUIRIA MATEUS, E.E.PROF.CARLOS DE LAET , São Paulo - disse:
    valquiria.matheus@yahoo.com

    14/10/2011

    Três estrelas

    interessante. pode-se acrescentar a aula 1 etapa em que os alunos confeccionem algo com penas e plumas para que a aprendizagem realmente se efetive.


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