Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


MEIOS DE TRANSPORTES

 

26/08/2010

Autor e Coautor(es)
KEILA BARRETO DE ARAÚJO
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

A criança na faixa etária de 5 anos de idade poderá aprender com esta aula:   

  • Conhecer vários tipos de meios de transportes.
  • Perceber as diferenças e semelhanças entre os transportes.
  • Representar esses transportes tridimensionalmente  
Duração das atividades
Cada atividade será desenvolvida em diferentes momentos com duração aproximada de 45 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta aula não necessita de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1– OS TRANSPORTES QUE CONHEÇO

1º Momento: O professor deverá conversar com as crianças na roda sobre os transportes que elas conhecem a partir de algumas indagações,como:       

  •  O que é um transporte?        
  •  Quais os transportes que vocês conhecem?      
  •    Como eles se locomovem?        
  •  Qual o transporte que você utiliza para chegar à escola?

 O professor deverá registrar as falas das crianças e colocar no mural da sala.   

cienciasgeografiamagia.blogspot.com  

 

        anjinhosdepijama.blogspot.com      

2º Momento: O professor deverá levar para sala de aula alguns materiais como: enciclopédias, gravuras, revistas, livros e páginas da internet, e solicitar que as crianças se  agrupem em pequenos grupos para pesquisarem o material e responderem as questões e curiosidades anteriores. Em cada grupo deverá ter uma ou mais crianças que já construíram a linguagem oral e escrita. Nesse momento o professor deverá circular na sala mediando os grupos.

 Depois que todos os grupos pesquisaram o material, o/a professor/a deverá pedir que cada grupo compartilhe com os demais a sua pesquisa.

3º Momento: O professor deverá montar com as crianças um mural com as questões respondidas e as gravuras reservadas para cada questão.

Atividade 2 – DESTACANDO SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS ENTRE OS TRANSPORTES. 

1º  Momento: O/a professor/a deverá levar um “saco surpresa” com vários brinquedos de transportes para a sala de aula, à medida que for tirando o brinquedo do saco pedir que as crianças o identifiquem. Indagando:

  •  Que transporte é este?
  • Como ele se locomove?
  • O que ele transporta?
  • O que ele necessita para se locomover?
  • Quem pode ser o condutor deste transporte?

              

psicopedagogiabrasil.com.br

 O/a professor/a deverá fazer uma listagem com o nome dos transportes identificados, e anexar no mural.   

2º  Momento: O/a professor/a deverá entregar a cada grupo dois brinquedos (transportes) e solicitar que as crianças os identifiquem, destacando suas semelhanças e diferenças:

  • O que eles têm de parecido?  
  • O que os diferencia?
  • Como cada um se locomove?
  • Quem pode ser o condutor?

        Qualquer pessoa poderá conduzir esses transportes?

  • Navio x barco
  • Jangada x prancha
  •  Ônibus x alternativos
  • Trem x metro
  • Carro x carroça
  •  Bicicleta x moto

              

  Depois o/a professor/a deverá sentar com cada grupo e servir de escriba para registrar as idéias das crianças. Em seguida, o/a professor/a deverá registrar as falas das crianças em uma cartolina, e pedir que as crianças ilustrem o cartaz dos meios de transportes.

3º  Momento: Depois, o/a professor/a deverá sentar na roda com as crianças e solicitar a cada grupo que apresente sua pesquisa ao restante dos grupos, se no momento da apresentação surgir outras idéias. O/a professora/a deverá acrescentar no painel as falas dos outros grupos. Obs: os registros devem ser afixados no mural.

Atividade 3 - OFICINA DOS MEIOS DE TRANSPORTES

Obs: O professor deverá pedir às crianças que levem caixas de vários formatos e tamanhos diferentes.

1º Momento: O professor deverá sentar com as crianças na roda e combinar com elas quais os transportes que cada grupo irá construir utilizando vários materiais (caixas, embalagens, botões, tampas de garrafas, garrafas pets, papelão, EVA, lantejola, cordão, tintas, sementes, etc). Depois que ficar estipulado qual o meio de transporte que cada grupo irá representar o/a professor/a deverá organizar os materiais numa mesa e cada grupo deverá escolher o material que irá utilizar. Em seguida cada grupo irá para sua mesa com seus materiais, e à medida que os grupos forem discutindo, elaborando e construindo seu meio de transporte, o/a professor/a deverá circular entre os grupos mediando às produções e levantando algumas questões:

  • Qual é a forma do meio de transporte que vocês estão construindo?
  •  Lembrem-se da proporção do tamanho das rodas, todas devem ser iguais?
  •  Pode a janela ser maior que a porta?
  •  As velas do barco ficam em que posição?
  • Como vocês podem resolver o problema?
  •  Qual solução o grupo apresenta?   

 Auxiliando assim as crianças que não estiverem sabendo como proceder para a construção do seu meio de transporte. Depois cada grupo deverá apresentar ao restante da sala as suas produções especificando o seu meio de transporte.  

 2º Momento: O professor deverá sentar com as crianças na roda e combinar com elas como serão construídas as vias para os transportes que as crianças fizeram no momento anterior. Levar para a roda várias folhas de papel madeira ou o cartolina peso 40. Se necessário colar várias folhas. O/a professor/a deverá solicitar que as crianças desenhem as vias para cada tipo de meio de transporte, conversando com as crianças sobre suas características e deixar que cada grupo no espaço determinado vá desenhando. Depois, de discutido e desenhado as vias, o grupo deverá decidir sobre a pintura e ornamentação do ambiente.    

Atividade 4: BRINCANDO COM OS MEIOS DE TRANSPORTES

1º Momento: O professor deverá levar para a roda os transportes que foram construídos, juntamente com as vias que fizeram e promover um momento de brincadeira, no qual as crianças irão identificar o transporte e por onde ele deve percorrer – estrada, trilho, água, céu. Nesse momento, deixar que as crianças explorem todo o espaço construído.  

2º Momento: Depois o/a professor/a poderá sugerir que os meios de transporte construídos pelas crianças fiquem numa estante/canto da sala, assim todas as crianças poderão brincar com os transportes, quer seja  no momento do parque ou em outros momentos, os brinquedos poderão ser lavados ao  tanque de areia da escola, onde poderão construir vias, cavar a areia e colocar água para ser o lago. Depois, cada criança terá a liberdade de conduzir seu transporte num momento lúdico e criativo.  

Recursos Complementares
Avaliação

Avaliar se as crianças:

  • Identificaram vários tipos de meios de transportes.
  • Perceberam as diferenças e semelhanças entre os transportes.
  •  Representaram esses transportes tridimensionalmente através da construção dos transportes.
  • Identificaram os transportes e as vias por onde devem percorrer.
  • Trabalharam em equipe com os colegas esperando a vez e respeitando a obra de cada um.
  • Brincaram com os meios de transportes.  
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 0/2 - 0%
  • Quatro estrelas 2/2 - 100%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • MICHELE YABUKI, CEMEI JOSÉ DE BRITO CASTRO , São Paulo - disse:
    MICHELE_YABUKI@YAHOO.COM.BR

    25/06/2011

    Quatro estrelas

    A AULA É MUITO INTERATIVA E CONTA O TEMPO TODO COM A OPINIÃO E CONTRUÇÃO DO CONHECIMENTO PELAS CRIANÇAS. PARABÉNS


  • keila, Escola municipal Guia Lopes , Minas Gerais - disse:
    keilasrminas@hotmail.com

    06/10/2010

    Quatro estrelas

    Gostei muito...


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.