26/08/2010
NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
A criança na faixa etária de 5 anos de idade poderá aprender com esta aula:
Esta aula não necessita de conhecimentos prévios.
Atividade 1– OS TRANSPORTES QUE CONHEÇO
1º Momento: O professor deverá conversar com as crianças na roda sobre os transportes que elas conhecem a partir de algumas indagações,como:
O professor deverá registrar as falas das crianças e colocar no mural da sala.
cienciasgeografiamagia.blogspot.com
2º Momento: O professor deverá levar para sala de aula alguns materiais como: enciclopédias, gravuras, revistas, livros e páginas da internet, e solicitar que as crianças se agrupem em pequenos grupos para pesquisarem o material e responderem as questões e curiosidades anteriores. Em cada grupo deverá ter uma ou mais crianças que já construíram a linguagem oral e escrita. Nesse momento o professor deverá circular na sala mediando os grupos.
Depois que todos os grupos pesquisaram o material, o/a professor/a deverá pedir que cada grupo compartilhe com os demais a sua pesquisa.
3º Momento: O professor deverá montar com as crianças um mural com as questões respondidas e as gravuras reservadas para cada questão.
Atividade 2 – DESTACANDO SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS ENTRE OS TRANSPORTES.
1º Momento: O/a professor/a deverá levar um “saco surpresa” com vários brinquedos de transportes para a sala de aula, à medida que for tirando o brinquedo do saco pedir que as crianças o identifiquem. Indagando:
psicopedagogiabrasil.com.br
O/a professor/a deverá fazer uma listagem com o nome dos transportes identificados, e anexar no mural.
2º Momento: O/a professor/a deverá entregar a cada grupo dois brinquedos (transportes) e solicitar que as crianças os identifiquem, destacando suas semelhanças e diferenças:
Qualquer pessoa poderá conduzir esses transportes?
Depois o/a professor/a deverá sentar com cada grupo e servir de escriba para registrar as idéias das crianças. Em seguida, o/a professor/a deverá registrar as falas das crianças em uma cartolina, e pedir que as crianças ilustrem o cartaz dos meios de transportes.
3º Momento: Depois, o/a professor/a deverá sentar na roda com as crianças e solicitar a cada grupo que apresente sua pesquisa ao restante dos grupos, se no momento da apresentação surgir outras idéias. O/a professora/a deverá acrescentar no painel as falas dos outros grupos. Obs: os registros devem ser afixados no mural.
Atividade 3 - OFICINA DOS MEIOS DE TRANSPORTES
Obs: O professor deverá pedir às crianças que levem caixas de vários formatos e tamanhos diferentes.
1º Momento: O professor deverá sentar com as crianças na roda e combinar com elas quais os transportes que cada grupo irá construir utilizando vários materiais (caixas, embalagens, botões, tampas de garrafas, garrafas pets, papelão, EVA, lantejola, cordão, tintas, sementes, etc). Depois que ficar estipulado qual o meio de transporte que cada grupo irá representar o/a professor/a deverá organizar os materiais numa mesa e cada grupo deverá escolher o material que irá utilizar. Em seguida cada grupo irá para sua mesa com seus materiais, e à medida que os grupos forem discutindo, elaborando e construindo seu meio de transporte, o/a professor/a deverá circular entre os grupos mediando às produções e levantando algumas questões:
Auxiliando assim as crianças que não estiverem sabendo como proceder para a construção do seu meio de transporte. Depois cada grupo deverá apresentar ao restante da sala as suas produções especificando o seu meio de transporte.
2º Momento: O professor deverá sentar com as crianças na roda e combinar com elas como serão construídas as vias para os transportes que as crianças fizeram no momento anterior. Levar para a roda várias folhas de papel madeira ou o cartolina peso 40. Se necessário colar várias folhas. O/a professor/a deverá solicitar que as crianças desenhem as vias para cada tipo de meio de transporte, conversando com as crianças sobre suas características e deixar que cada grupo no espaço determinado vá desenhando. Depois, de discutido e desenhado as vias, o grupo deverá decidir sobre a pintura e ornamentação do ambiente.
Atividade 4: BRINCANDO COM OS MEIOS DE TRANSPORTES
1º Momento: O professor deverá levar para a roda os transportes que foram construídos, juntamente com as vias que fizeram e promover um momento de brincadeira, no qual as crianças irão identificar o transporte e por onde ele deve percorrer – estrada, trilho, água, céu. Nesse momento, deixar que as crianças explorem todo o espaço construído.
2º Momento: Depois o/a professor/a poderá sugerir que os meios de transporte construídos pelas crianças fiquem numa estante/canto da sala, assim todas as crianças poderão brincar com os transportes, quer seja no momento do parque ou em outros momentos, os brinquedos poderão ser lavados ao tanque de areia da escola, onde poderão construir vias, cavar a areia e colocar água para ser o lago. Depois, cada criança terá a liberdade de conduzir seu transporte num momento lúdico e criativo.
Avaliar se as crianças:
Quatro estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
25/06/2011
Quatro estrelasA AULA É MUITO INTERATIVA E CONTA O TEMPO TODO COM A OPINIÃO E CONTRUÇÃO DO CONHECIMENTO PELAS CRIANÇAS. PARABÉNS
06/10/2010
Quatro estrelasGostei muito...